última atualização: 10/07/2020

Portugueses podem cortar 29% da fatura energética residencial

Se todas as famílias aplicarem os nossos conselhos, poderão ser poupados 5,5 TWh de energia produzida correspondente a 29% do consumo residencial de energia de Portugal. Veja como poupar em três áreas críticas: consumo de eletricidade, águas quentes sanitárias e aquecimento ambiente.

Siga as mais de 300 recomendações para cada perfil energético:  

- Sem aquecimento ambiente (apenas esquentador ou termoacumulador)
- Aquecem o ar com aparelhos portáteis elétricos
- Lareira aberta
- Aquecimento central
- Lareira com recuperador de calor
- Ar condicionado
- Fotovoltaico ou solar térmico
- Fotovoltaico e automóvel elétrico
- Fotovoltaico, acumulação com baterias e carro elétrico

Saiba mais sobre como pode poupar na fatura energética, partilhe as mudanças que vai implementar ou coloque as suas dúvidas sobre estas recomendações.

Equipa DECO PROTESTE

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

35 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
09/07/2020

Há dias deparei-me com um anúncio da "Perfecta energia" para colocar painéis solares em residências com consumo médio anual até aos 1.000 euros em condições vantajosas para o cliente.
Alguém conhece a empresa?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
31/05/2020

Boa tarde, queria fazer uma pergunta. Devido a situação que estamos cancelei o meu casamento as empresas que contratei teriam de me devolver o sinal que dei?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/06/2020
, Respondeu:

Olá Inês, 

Neste caso concreto, o ideal seria reagendar a cerimónia. De outro modo, tratando-se de um acontecimento de força maior (pandemia), deverá ser reembolsada quanto aos montantes pagos. 

Obrigado, 

Equipa DECO PROTESTE

Faça login para aceder a este conteúdo. 
30/05/2020

socio nº5746053-64
tuo que tenho lido gosto

Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/05/2020

Boa noite, gostaria saber se é possível resgatar um ppr (já com 10 anos, um único movimento - aquando da sua constituição) para beneficiação da habitacao própria permanente, mais precisamente para instalação de ar condicionado?
Caso positivo, o que é necessário fazer?
Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
16/06/2020
, Respondeu:

Olá Bruno, 

Em termos gerais, a lei prevê a possibilidade de resgate sem penalizações, em caso de reforma por velhice do titular e no caso de o mesmo atingir os 60 anos, em situação de desemprego de longa duração, incapacidade permanente para o trabalho, doença grave ou para efeitos de frequência/ingresso no ensino profissional ou superior (titular ou outro membro do agregado familiar).

Também é possível, se o produto do resgate se destinar ao pagamento de prestações de crédito à habitação. Em algumas destas situações, como é o caso da última, é necessário que a primeira entrega tenha ocorrido há, pelo menos, 5 anos e que o valor das entregas na primeira metade da vigência do contrato corresponda a um mínimo de 35% da totalidade das mesmas.

Além destas situações foi recentemente criado um regime de exceção para a conjuntura Covid-19, que vigora até 30 de setembro de 2020 (mais informações em https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/comprar-vender-casa/noticias/como-resgatar-ppr-sem-penalizacoes).

Estando fora das situações referidas, o resgate para o efeito que refere só é possível com as inerentes penalizações.

Esperamos ter esclarecido. 

Obrigado, 

Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
23/05/2020

Olá. Comprei uma casa que tenho de remodelar. Seremos 4 pessoas. Qual o melhor solução a instalar? Termosifão ou bomba de calor? A casa já tem um termosifão mas quer o painel quer o cilindro estão danificados.
Li muita coisa mas não consigo chegar a uma conclusão. Obrigada pela ajuda.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/05/2020
, Respondeu:

Bons dias Sara.

Em primeiro lugar, alertamos para o facto de recomendarmos a execução de Projeto e o acompanhamento em obra pelo Projetista em obras de renovação quando estas são de dimensão considerável - algo que, não percebemos se é o caso. Ou seja, é de extrema importância o correto projeto, dimensionamento e alinhamento técnico das soluções adotadas na renovação de uma habitação - não só para garantir o cumprimento dos regulamentos em vigor mas também para otimizar as soluções escolhidas e promover superiores níveis de conforto de utilização e de eficiência energética.  

No seu caso, recomendamos que mantenha um sistema solar térmico como elemento principal de produção de AQS - ou seja, deverá substituir o atual sistema que está danificado por um novo. Não indica qual o atual sistema de apoio e recomendamos um esquentador a gás natural termostático ou um termoacumulador como soluções interessantes. Não recomendamos as resistências elétricas como elemento de apoio nos sistemas solares termossifão. 

Se procura a solução com os menores custos energéticos possíveis, recomendamos a integração de uma bomba de calor como elemento de apoio ao solar térmico. No mercado há já soluções que permitem, num sistema integrado, ter um sistema solar térmico (pressurizado ou drain-back) totalmete integrado com uma bomba de calor como elemento de apoio. São soluções mais caras na aquisição mas que apresentam custos energéticos muito baixos.

A Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
10/05/2020

Alguém me sabe dizer se compensa instalar um sistema de climatização passivo do tipo "poço-canadiano", com o ar a passar por tubagem enterrada no solo?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/05/2020
, Respondeu:

Bons dias Marco.

O "poço canadiano" ou o "poço provençal" é uma solução passiva que permite utilizar a temperatura do solo para pré-climatizar o ar que entra numa habitação.

A ideia é que o solo, ao apresentar uma muito elevada inércia térmica, irá apresentar uma temperatura estável ao longo do ano (e relativamente amena). Por exemplo, se o ar exterior estiver a -5ºC, o solo estará a uns 18ºC. No verão, se o ar estiver a uns 35ºC, o solo estará nos 22ºC. Para se aproveitar esta "temperatura do solo", um tubo (ou tubos ou um túnel) é enterrado no solo (quanto mais profundo e longo, mais estável será a temperatura) e uma terminação fica conectada ao ar (fará a captação do ar exterior) e a outra terminação liga à habitação.

O ar quente/frio é captado na terminação ligada ao ar, circula pelo tudo arrefecendo/aquecendo e entra na casa a uma temperatura próxima da verificada no interior do tubo. O sistema pode funcionar de forma passiva (por efeito de natural de convexão) ou, por exemplo, emparelhado com um sistema de ventilação (por exemplo, com uma VMC cruzada, com reaproveitamento de calor).

É algo que, do ponto de vista construtivo, apresenta alguma complexidade e certos requisitos - por exemplo, é preciso que exista terreno livre à volta da casa e que o mesmo seja compatível com a instalação do sistema. Certas situações (lençóis freáticos ou tipos de terreno) não permitem a instalação desta solução. Da mesma forma, este sistema funciona melhor quando se verificam gradientes térmicos significativos entre a temperatura do ar e a do terreno - em climas amenos (ou nos meses mais amenos) o efeito é mais reduzido.

Não deve ser visto como "a" solução para a climatização dos espaços mas sim como "uma" solução a considerar. Por exemplo, num contexto de Casa Passiva (elevado isolamento e estanquidade ao ar) é uma solução que, conjugada com uma VMC cruzada, pode ser capaz de fornecer uma parte muito significativa das necessidades energéticas de climatização deste tipo de habitação.

A Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/05/2020

bom dia a todos, tenho um problema com o simulador de imi, os donos do imóvel somos eu e minha esposa como usufrutuários e nossa filha como proprietária. somente a opção de proprietário único é indicada na simulação. o resultado obtido (118,77 €) é completamente diferente do comunicado pela AT (319,66 € x 2). pode me ajudar na simulação enviando uma cópia da caderneta predial urbana. Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/05/2020
, Respondeu:

Olá Giovanni, 

Agradecemos o seu contacto. Para qualquer questão relacionada com o nosso simulador de IMI, deve contactar diretamente a linha 218 418 743 (todas as redes), das 9 às 18 horas.

Obrigado, 
Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/05/2020

Olá qual é o preço para aulas de comdução?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
05/05/2020
, Respondeu:

Olá Maldine. As conversas nesta comunidade são dedicadas ao tema das energias renováveis. Como a sua dúvida não se enquadra nesse assunto, sugerimos que consulte o artigo da DECO PROTESTE Escolas e carta de condução: o que deve saber, para mais informações. 

Obrigado,
Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/05/2020

Boa tarde.
Possuo recuperador de calor somente para aquecimento de radiadores. Não tenho acesso a gás canalizado, aqueço a água com gás de botija.
Nesta situação, qual a melhor opção para aquecimento de água (inverno e verão) de forma a conseguir eliminar a opção de gás, e a poupar na factura mensal?
Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
07/05/2020
, Respondeu:

Caro Jorge,

pelo que percebemos, terá uma caldeira a gás propano engarrafado (ou a granel), correto? Para reduzir custos de utilização (o preço do kWh do gás propano é penalizador) poderá pensar em trocar a cadeira a gás por uma caldeira a pellets ou por uma bomba de calor de alta temperatura. Assim, irá apenas alterar o equipamento que produz a água quente para o aquecimento da habitação (e também para AQS), mantendo, em teoria, todo o circuito de aquecimento que tem instalado na habitação (radiadores, tubos, válvulas...).

Pode também pensar em integrar um sistema solar térmico para ajudar a reduzir a capacidade do equipamento (na vertente de produção de água quente sanitária, obviamente).

Obrigado,

Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
18/04/2020

Como poupar na conta da eletricidade?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
22/04/2020
, Respondeu:

Caro Higinio,

Os links com os conselhos estão na resposta anterior. Se quer conselhos mais personalizados, tem de dar informação mais detalhada: como e onde é a sua habitação, onde acha que tem os maiores gastos de eletricidade (climatização, produção de AQS, eletrodomésticos), uma descrição dos seus eletrodomésticos e sistemas de climatização e produção de AQS e uma breve descrição de como usa a eletricidade.

Obrigado,

Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/04/2020

Antes de mais o meu muito obrigado pela Vossa atenção, a minha factura da luz que embora esteja em nome da Esposa, tem sempre um preço exagerado para as nossas posses, posso saber exactamente como reduzir? Se necessário enviarei a factura electrónica para melhor identificar o que estou a falar! Obrigado

Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/04/2020
, Respondeu:

Olá António, 

Agradecemos a sua participação na nossa comunidade. Devido à atual situação de crise, temos reforçado a publicação de  artigos sobre como poupar energia e água, atendendo às necessidades de quem nos contacta. 

Entre eles: 

Poupar energia: como cortar 29% da fatura energética
Na secção As melhores dicas para poupar propomos dezenas de medidas para cada perfi energético. Sugerimos que veja as condições que se aplicam a si e à sua casa (Sem aquecimento, Com aquecimento, Lareira, etc) e comece a aplicá-las.

Controle a energia gasta na tarifa bi-horária
Se tem tarifa bi-horária, alertamos neste artigo que, em períodos de maior permanência em casa, esta deixa de compensar. 

Como poupar nos consumos de água e energia
Neste artigo, reunimos várias dicas para poupar nos consumos de água e energia. Veja as 23 medidas que propomos para baixar o consumo de eletricidade, mantendo a casa confortável e arejada. 

Mudança nos preços da eletricidade pesa na fatura 
Se quer saber mais sobre as mudanças nos preços da eletricidade e o impacto que podem ter na sua fatura mensal leia este artigo. 

Tarifa social de luz e de gás
Por fim, saiba mais sobre a tarifa social de luz e de gás, e em que condições pode beneficiar dela. 

Esperamos ter ajudado.
Caso tenha alguma questão adicional, disponha. 


Obrigada, 

Equipa Energias Renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/04/2020

Boa tarde ainda não recebi o tablet

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/04/2020
, Respondeu:

Olá Madalena, 

Agradecemos o seu contacto.

Contudo, não fazemos gestão de assinaturas nesta comunidade. Por favor contacte com um dos nossos assistentes através do telefone: 218410858. Obrigada. 

Faça login para aceder a este conteúdo. 
31/03/2020

Queria,reclamar duma,empresa,que não me pagou e,queria que eles tivessem vergonha como fazer

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/04/2020
, Respondeu:

Olá Filipe, 

Agradecemos o seu contacto e lamentamos a situação em que se encontra, a qual deve denunciar para fazer valer os seus direitos.

Uma vez que não se trata de um conflito de consumo, mas sim de um conflito laboral, deve dirigir a sua reclamação à Autoridade para as Condições do Trabalho, através do site http://www.act.gov.pt/ ou do telefone 300 069 300. 

Obrigado. 

Faça login para aceder a este conteúdo. 
27/03/2020

Boa tarde
Gostaria de saber quais as empresas de crédito que por
lei devem adiar os pagamentos dos créditos por 6 meses ?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
31/03/2020
, Respondeu:

Olá Maria João, 

Caso tenha interesse, pode consultar uma notícia que acabámos de publicar no site da DECO PROTESTE sobre as medidas de alívio dos bancos e as moratórias ao crédito em https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/comprar-vender-casa/noticias/medidas-da-banca-para-aliviar-consumidores-sao-insuficientes

Obrigada. 

Faça login para aceder a este conteúdo. 
30/03/2020
, Respondeu:

Olá Maria João, 

Agradecemos o seu contacto. Para já, o Governo aprovou uma moratória de 6 meses ao crédito bancário, embora alguns bancos o estendam também ao crédito pessoal. 

Caso tenha alguma dúvida ou questão adicional, disponha. 


Obrigada, 

Equipa Energias Renováveis. 

Faça login para aceder a este conteúdo. 
27/03/2020

Boa tarde
Gostaria de saber quais as empresas de crédito que por lei devem adiar os pagamentos dos créditos por 6 meses ?

Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
04/03/2020
Melhor resposta

Boa noite.
Reparando com certa atenção, vemos que metade do montante da factura são impostos e taxas.
Exemplificando: a minha ultima factura de consumo de electricidade foi de 60,79 euros e 35,80 de imposto e taxas.(96,59 no total.
Não sei se nos devemos queixar mais do custo da electricidade ou dos respectivos encargos associados, é claro que ambos são demasiado caros com o nosso nivel de rendimentos.
Cumprimentos a todos

Faça login para aceder a este conteúdo. 
04/03/2020

Agora vai estar disponível em Portugal o que há de melhor, e é usado há muitos anos nos países nórdicos, vão a XXXX e saibam tudo sobre aquecimento de chão, com pavimento flutuante ou mosaico.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/03/2020

boa tarde, vou iniciar obras num apartamento e ainda não sei como deverei fazer o aquecimento/arrefecimento da casa e aquecimento de água. Não me importo de fazer algum investimento mas também não me posso aventurar muito.
O que é neste momento o mais eficiente? Recuperador a pallets? Paineis solares? Bomba de calor? Ar-condicionado? O conjunto de vários?

As escolhas são tantas que preciso de orientação.

Obrigada.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/02/2020

boa tarde, preciso de uma informação, tenho aquecimento a gasóleo, mas gostava de mudar, para a bomba de calor de alto rendimento, pois tenho a instalação com radiadores, ou ar condicionado, o que me aconselham, e qual é o mais económico?
fico a aguardar resposta, obrigada.
Ana Maria Pinto

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/02/2020
, Respondeu:

Olá Maria,

Agradecemos as suas questões. 

A substituição da caldeira a gasóleo por uma tecnologia de bomba de calor ou ar condicionado possibilita uma grande economia financeira no aquecimento ambiente.

Frisamos que a tecnologia utilizada para o ar condicionado (Ar-Ar) é idêntica à bomba de calor (Ar-Água) podendo a última potenciar um sistema integrado de aquecimento ambiente e águas quentes sanitárias a um preço muito competitivo.

O ar condicionado proporciona apenas aquecimento ambiente, sendo aconselhado, por exemplo, a instalação de um sistema solar térmico como complemento (caso seja possível a sua instalação e exista boa exposição solar). Ambas as soluçãos são interessantes, mas dependentes do seu perfil de consumo de energia e orçamento disponível.

Caso tenha alguma dúvida sobre as tecnologias apresentadas, estamos disponíveis para a esclarecer.

Obrigada, 
Equipa Energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/02/2020

Há pessoas que se esforçam para manter a factura de electricidade dentro dos limites, mas é muito proibitivo o preço da electricidade para manter os níveis de conforto adequados, para o que deveria ser o mínimo de conforto e que promove a saúde dos idosos. Noto que há situações que nem se está assim nem assim, isto é, nem a capacidade económica dá para melhorar o isolamento, nem dá para pagar a factura da electricidade de maneira a manter os mínimos aceitáveis de conforto térmico.Agrava ainda o facto do IVA ser a 23% e que se agrava no inverno. O governo nem sequer tenta baixar o IVA para agregados com tarifa social, nem tampouco o apoio da tarifa social é significativo como para criar um alivio. Ou seja, há injustiças que não tem sido dribladas, é preciso fazer mais.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/02/2020
, Respondeu:

Olá Paulo, 

Agradecemos a sua participação na comunidade.

De facto, Portugal é o quinto país europeu onde os consumidores têm mais dificuldades para aquecer a casa (dados do Eurostat). Isto significa que um quinto dos portugueses (19%) têm dificuldades financeiras para manter a habitação com temperaturas adequadas no inverno. Esta  percentagem desceu nos últimos anos, mas o cenário nacional continua inquietante. 

Obrigada, 

Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.