Dossiês

Escolas e carta de condução: o que deve saber

26 dezembro 2017
escolas de condução: o que deve fazer

26 dezembro 2017
Se vai tirar a carta de condução, tenha atenção na escolha da escola. Além do preço, confirme o número de aulas e os horários disponíveis. Veja ainda as mudanças na habilitação legal para conduzir.

Início

É importante escolher uma escola de condução que lhe ofereça o melhor ensino para que se torne num condutor seguro. Além de confirmar que a escola está coberta com seguro, esteja atento aos seguintes aspetos:

  • preços praticados;
  • número mínimo de aulas;
  • horários disponíveis;
  • flexibilidade na alteração de datas e eventuais consequências;
  • critérios para passar no exame de condução.

Regras para tirar carta mudaram

Há mudanças no regulamento da habilitação legal para conduzir e no Código da Estrada. Deixa de existir a Licença Especial e Condução de Ciclomotores, que é substituída pela carta de condução da categoria AM.

Agora, quem tem entre 14 e 16 anos pode tirar a carta de condução da categoria AM - ciclomotores e motociclos - desde que conduza ciclomotores de duas rodas com cilindrada até 50 cm3 (ou potência até 4 Kw, se o motor for elétrico) e velocidade máxima até 45 km por hora.  Ao completar os 16 anos de idade, já poderá conduzir todos os veículos da categoria AM, ou seja:

  • veículos a motor de duas ou três rodas e quadriciclos ligeiros, com cilindrada até 50 cm3 ((ou potência até 4 Kw, se o motor for elétrico) e velocidade máxima até 45 km por hora;
  • veículos agrícolas da categoria I, isto é, motocultivadores com reboque ou atrelado e tratocarros (trator com caixa de carga) desde o peso bruto não exceda 2500 quilos.

Condições físicas e mentais com alterações

A lista de condições físicas e mentais que um condutor deve reunir para estar habilitado a conduzir um veículo a motor também sofre alterações a partir de 1 de janeiro de 2018. Por exemplo, são alteradas as regras sobre doenças cardíacas e diabetes para tirar ou renovar a carta.

Condução de veículos agrícolas

Ficam obrigados a frequentar formação os condutores com carta de condução de ligeiros (categoria B) que pretendam conduzir veículos agrícolas da categoria II (tratores agrícolas ou florestais desde que o seu peso não exceda 3500 kg ou tratores agrícolas ou florestais com reboque ou máquina rebocada, desde que não excedam 6 mil kg).  

Estão igualmente obrigados a frequentar uma formação os condutores com carta de condução da categoria C ou D e que pretendam conduzir veículos agrícolas da categoria II e III (a categoria III corresponde aos tratores agrícolas ou florestais com ou sem reboque e a máquinas agrícolas ou florestais pesadas, ou seja, que pesem mais de 3500 kg).


Imprimir Enviar por e-mail