última atualização: 09/06/2020

O Piso radiante eléctrico pode ser uma boa opção de aquecimento?

Boa tarde,

Estou a construir uma casa, tenho ponderado várias opções de aquecimento (o arrefecimento será menos problemático, por que a casa estará bem isolada) estou a chegar à conclusão que o mais eficiente e eficaz é o piso radiante. O que acham?

Cumprts.

Filipe Mota

Moderado pelo administrador

Veja a diferênças do piso radiante elétrico vs hidráulico aqui:

https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/energias-renovaveis/dicas/pavimento-radiante-eletrico-ou-hidraulico-qual-a-melhor-opcao

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

11 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
05/06/2020

Olá
Tenho uma questão semelhante; vamos reconstruir uma moradia subindo um piso e precisamos de prever soluções sustentáveis e conómicas de aquecimento de água e climatização. Prefiria energia solar pois é numa zona bem ensolarada. Parece muito interessante a ideia do piso aquecido hidráulico + bomba de calor + eventualmente painel solar.
(área da zona a aquecer nos 2 pisos =140 m2; 3 pessoas)
-instalando esta no exterior para evitar ruido, tem de existir um depósito de água no interior da habitação para a AQS?
-será possível obter equipamento -bomba de calor (para AQS e aquecimento de piso) até 2000 €?
-qual seráo custo aproximado de todo este sistema (paineis solares+bomba de calor+piso hidráulico radiante)?

Obrigado pelo esclarecimento
Helena

Faça login para aceder a este conteúdo. 
09/06/2020
, Respondeu:

Boas tardes Helena.

Partimos do pressuposto que o processo de reabilitação da sua moradia será acompanhada de Projeto, correto? Assim, sendo, estas questões deverão ser sempre abordadas com o Projetista e deverão fazer parte do Projeto de Térmica da habitação.

Um processo de renovação de uma habitação implica, na esmagadora maioria das vezes, a instalação obrigatória de um sistema solar térmico para a produção de água quente sanitária (AQS). Este pode, no entanto, ser substituído por um sistema baseado em energias renováveis, desde que este disponibilize a mesma quantidade (ou mais) de energia que o sistema solar térmico. Por isso, aqui, a resposta é fácil: sim para o sistema solar térmico para a produção de AQS! Para 3 pessoas equivale a uma utilização teórica de 120 litros de AQS por dia. Um sistema de 150 a 200 litros será suficiente.

Há alguma confusão entre sistemas de produção de AQS e climatização... Um sistema solar térmico é, primordialmente, um sistema para produção de AQS. Pode ser utilizado para o aquecimento de espaços (ou para outros fins que recorram à utilização de água quente) mas, aqui, a rentabilidade da utilização de sistemas solares térmicos para o aquecimento tende a ser baixa (obriga a grandes áreas de colectores e a um grande armazenamento de água quente, onerando a solução em demasia e fazendo com que seja pouco competitiva face a outras soluções de aquecimento).

Como fala em piso radiante - uma excelente opção -, recomendamos a integração de uma bomba de calor no sistema de produção de AQS/climatização. A bomba de calor irá não só funcionar como apoio ao sistema solar térmico (este fornece cerca de 70% das necessidades anuais de AQS e o apoio fornecerá o resto) como irá aquecer/arrefecer a água a ser utilizada pelo piso radiante (lembramos que o piso pode aquecer no inverno e arrefecer no verão).

Recomendamos que este tipo de soluções seja totalmente integrada. Ou seja, que todo o sistema de produção de AQS (solar térmico), de climatização (piso radiante, bomba de calor) e elementos de distribuição e controlo sejam integrados num só sistema e que operem todos em consonância. Com isto, não só reduzirá a complexidade do sistema (não tem "n" sistemas a funcionar em separado) como potencia a eficiência global da solução - por exemplo, no inverno, o sistema solar pode até ter uma contribuição mais importante no aquecimento do espaço em dias mais ensolarados.

Há várias marcas com várias soluções no mercado - mas para este tipo de soluções, quase de certeza que passará por uma bomba de calor split (uma unidade exterior ligada a uma unidade interior). Recomendamos a utilização de sistemas solares drain-back em zonas com a possibilidade de temperaturas muito negativas no inverno (ou muito elevadas no verão) ou caso apresentem períodos alargados fora da habitação. Quanto a preços, recomendamos que peça vários orçamentos, a vários instaladores de várias marcas - é bom contactar as principais marcas e pedir que indiquem os instaladores recomendados para a zona de residência. Não se esqueça de incluir um plano de manutenção regular.

A Equipa Energias Renováveis.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/01/2020

Olá Vanessa! Agora sou eu que lhe digo que a sua pergunta já foi colocada há quase um ano mas incluí todas as dúvidas que eu também tenho. Se ainda andar por aqui diga-me, por favor, qual a opção que fez e se está satisfeita. Obrigada.

Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/06/2019

Boas, quem me pode dar contactos de empresas credíveis para montagem de piso radianta obra para começar em breve. Agradeço

Faça login para aceder a este conteúdo. 
02/07/2019
, Respondeu:

Boas tardes.

Comece por uma pesquisa a fornecedores de sistemas de piso radiante na internet. Depois de identificadas as marcas de soluções e sistemas de piso radiante, contacte-as para que lhes indiquem quais os instaladores recomendados para a sua zona de residência. Outro truque passa pelo contacto a empresas de climatização - existem muitas e boas empresas de climatização no país e que estão aptas a prestar um bom serviço na área que pretende.

Obrigado, Ricardo Pereira

Faça login para aceder a este conteúdo. 
16/02/2018

Boa tarde Filipe, vejo que o seu post já tem mais de 2 anos, mas se ainda andar por aqui aproveito para lhe perguntar: sempre optou pela piso radiante hidráulico com recurso a bomba de calor? Está satisfeito? Em termos do piso das divisões, optou por algum tipo de pavimento em particular para optimizar o aquecimento? E já agora, usa mais alguma forma de aquecimento nas alturas mais frias ou basta-lhe o piso? Obrigada!
Vanessa Branco

Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
28/10/2015
Melhor resposta

Boa noite,
Tenho piso radiante e estou muito satisfeito. É um calor homgeneo por toda a casa. Sou estou arrependido de não ter posto mosaico nos quartos, são as divisões que demoram mais aquecer por causa do chão flutuante. Depois é só manter a temperatura. Eu apostava numa caldeira de pellets ou na bomba de calor com paineis solares. Tens de fazer contas. Atenção á casa bem isolada, se o calor "entrar" demora mais tempo a dispersar.

Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/10/2015
, Respondeu:
Melhor resposta

Bom dia, caro Nelson Teixeira,

Obrigado por partilhar a sua experiência com a comunidade.

Qual a fonte de energia que utiliza para o pavimento radiante?

É um pavimento radiante elétrico, como sugere o Filipe Mota, ou optou por outra fonte energética?


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
29/10/2015
, Respondeu:
Melhor resposta

Boa noite,

Neste momento caldeira a gasóleo. O que aconselhava é chão radiante a água. Vou entretanto optar por outra fonte energética, a consumir pellets.

Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
30/10/2015
, Respondeu:
Melhor resposta

Bom dia, caro Nelson Teixeira,

Parece-me uma boa opção.

Além de optar por uma fonte energética mais sustentável, irá certamente poupar nos custos energéticos com o aquecimento.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal

Melhor resposta
Faça login para aceder a este conteúdo. 
26/10/2015
Melhor resposta

Bom dia,caro Filipe Mota,

O aquecimento radiante é uma boa opção ao nível do conforto ao permitir trabalhar com temperaturas mais baixas e ao ter uma superfície quente radiante tão grande e dispersa como é o pavimento da casa.

Um piso radiante elétrico pode ser mais económico na fase da instalação, mas não deixa de ser uma resistência elétrica embutida no pavimento.

Já pensou solicitar proposta para piso radiante hidráulico, com a água aquecida por uma bomba de calor ar-água? Existem no mercado já muitas soluções com excelentes rendimentos que lhe poderão garantir poupanças no médio-longo prazo.

Não se esqueça que um pavimento radiante tem bastante inércia e não é um sistema para ligar e desligar com frequência, mas sim um sistema que deverá permanecer ligado durante toda a época de aquecimento.

Uma bomba de calor bem regulada já lhe permite controlar a temperatura da água que circula no pavimento em função da temperatura exterior (que varia mais rapidamente que a interior), permitindo antecipar as horas em que o aquecimento é mais necessário e conseguindo otimizar o rendimento da bomba de calor.


Com os melhores cumprimentos da equipa do CLEAR Portugal