última atualização: 22/02/2021

Energia renovável para aquecimento e água.

Somos uma família de 4 e vivemos numa moradia (de 2003) de duas frentes, virada a nascente/ponte, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, a 300m da praia. Tem 4 pisos, com cerca de 220 metros quadrados (se não incluir a garagem).Tem uma caldeira Baxi Platinum Max Plus que trata da água quente e do aquecimento (radiadores em todos os quartos). Tem lareira na sala+sala de jantar.Uma vez que a moradia tem exposição solar frequente ao longo do ano, gostaria de saber se valerá a pena investir em energias renováveis de forma a poupar na conta de electricidade e gás.Estive a ver opções na internet de kit solar térmico com bomba de calor + kit de painéis fotovoltaicos para autoconsumo.Não sei se isto é o ideal e também gostaria de ter uma ideia se valerá a pena tendo em conta as obras que terão de ser realizadas.

Obrigado.

João Correia

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer o ar e climatizar da comunidade Energias Renováveis

3 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
11/01/2021

Bom dia Sr. João Correia,

Tendo em consideração a situação que descreve e por forma a poder reduzir custos ao nível do consumo de gás natural e eletricidade, propomos o seguinte:

  • Produção das águas quentes sanitárias (AQS)

Alteração do equipamento existente por uma caldeira de condensação, mantendo o funcionamento para o aquecimento da casa (por radiadores) e produção das AQS de forma instantânea.

Notas:

-Esta caldeira deve permitir receber água proveniente de um sistema solar térmico (funcionamento por termossifão);

- A exaustão dos gases deve ser feita preferencialmente para o exterior da casa e não pela chaminé existente.

A utilização do um sistema solar térmico interligado com a caldeira irá permitir uma redução no consumo de gás na ordem dos 75%. Tendo em conta que mantêm a utilização da caldeira terá sempre água quente, à temperatura desejada.

O sistema solar térmico deverá ser colocado numa orientação a Sul e isso implicará a colocação de uma estrutura metálica no telhado e a passagem de tubagem (água fria e quente) até à zona da caldeira. Se possível opte por equipamentos da mesma marca e pela instalação da mesma empresa para no caso de existir algum problema seja mais fácil de resolver. 

  • Aquecimento Ambiente

Com a colocação de uma nova caldeira poderá haver a necessidade de trocar o termóstato ambiente e se possível opte por um equipamento que lhe permita uma interligação à internet, conseguindo assim controlar o mesmo por intermédio de uma aplicação móvel.

Nas divisões onde seja necessário a climatização no Verão, então pode optar pela colocação de equipamentos de ar condicionado. Veja os teste efetuados em: https://www.deco.proteste.pt/eletrodomesticos/ar-condicionado/testes/ar-condicionado

Para além de um bom equipamento de climatização é importante que a casa esteja bem isolada e caso seja necessário melhore o isolamento da mesma, assim com as janelas.

  • Produção de energia em regime de Autoconsumo

Tendo em conta o seu consumo elétrico e com base nas características técnicas da sua instalação elétrica e área disponível no telhado, opte pela colocação de painéis fotovoltaicos com um inversor hibrido que no futuro irá permitir-lhe o “upgrade” para a colocação de baterias de Lítio, conseguindo assim uma maior independência energética. Tenha em conta que para esta situação deverá ser colocado um medidor de consumos no seu quadro elétrico geral.

Em primeiro lugar peça a uma empresa certificada para lhe efetuar um estudo dos seus consumos elétricos, com base em faturas de eletricidade ou na colocação de um equipamento de monitorização de consumos no seu quadro geral. A segunda opção é a melhor, pois desta forma consegue perceber qual o seu perfil de consumo ao longo do dia. Veja mais informação em: https://www.deco.proteste.pt/casa-energia/eletricidade-gas/noticias/autoconsumo-seis-dicas-para-saber-se-este-e-o-sistema-indicado-para-si

Em caso de alguma dúvida adicional, disponha.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
14/02/2021
, Respondeu:

Obrigado pela orientação, Pedro. Há empresas únicas que tratem de tudo o que sugeriu ou prevê que tenha que recorrer a mais que uma?

Faça login para aceder a este conteúdo. 
22/02/2021
, Respondeu:

Bom dia Sr. João Correia,
Existem empresas que podem fazer as diversas áreas, mas aconselho que contrate uma que faça a parte da produção de energia e outra a parte da produção de AQS e Climatização.
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.