última atualização: 25-07-2019

Remodelação Andar Moradia Melhor Sistema de Climatizar Quente e Frio

Boa tarde, 

Conforme tenho andado a ler, o factor climatização é uma duvida geral.

Nesse sentido, segue a minha duvida. Estou a fazer uma remodelação de um andar moradia com sotão, o que acontece é que ainda não sei que sistema de climatização hei-de instalar.

Opção 1 - Ar condicionado por condutotas ( não pode ser porque baixa demasiado ao pé direito)

Opcao 2 - Caldeira a lenha com aquecimento de radiadores (Para além da sujidade da lenha, ter que transportar todos os dias lenha para o primeiro andar tambem nao me parece uma boa solução)

Opcao 3 - Ar condicionado convencional (não gosto muito de ver aqueles aperellhos a soprar)

A solução que foi pensada seria uma boma de calor que faria aquecimento sanitário e aquecimento de ventiloconvetores, sendo que é possivel programar diaria ou semanalmente.Sendo que a casa irá ser habitada por 3 pessoas que trabalham das 09 às 19.

A minha duvida é quanto ao custo mensal se será muito elevado e se realmente a sensação de calor é identica ao dos radiadores ditos normais.

Agradecia a vossa ajuda 

Obrigado

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name
Filipe Pires
24-07-2019

Olá,

Filipe, Não gosta dos aparelhos de A/C porque insufla ar como uma ventoinha. Sabe que é o equipamento mais eficiente e proporciona uma grande qualidade do ar?

Verifico uma contradição da sua parte! Não pretende "aparelhos de soprar" e depois pretende instalar ventiloconvetores que agem de maneira idêntica?

Se pretende usar a climatização apenas ao final do dia e só esporadicamente, investir num sistema Bomba de Calor que tem um altíssimo investimento não me parece ser a escolha mais correta.

É apenas uma opinião.

User name
Filipe Ramalho
24-07-2019

Pois, se calhar não me fiz entender da melhor forma.
O meu problema e não ter um bom pé direito motivo esse para achar que os AC convencionais não fiquem muito bem esteticamente.
A minha preferência pelos ventiloconvetores e pelo facto de funcionarem a água, daí achar mais "saudável" do que o AC, corrija-me se estiver errado.
A climatização na parte do final do dia pode ser uma questão de tempo, pois na verdade ninguém sabe o dia de amanha.
Mas ainda assim obrigado pela opinião, vou considerar.

Obrigado

User name
Filipe Pires
24-07-2019

O A/C não proporciona nenhum ambiente que não seja saudável. Por ser um gás refrigerante em circuito fechado, proporciona um ciclo termodinâmico que apenas fas uma troca de calor/frio com o ar da habitação. O Ar é o mesmo! sem qualquer alteração e se quiser arrefecer a eficiência é muito mais elevado no A/C (gás) que ventiloconvetor (água). O ventiloconvetor só lhe proporciona um "cheirinho" de frio.

Não tenha medo em instalar um A/C convencional, no meu entender e para o seu perfil é a melhor escolha.

User name
Filipe Ramalho
24-07-2019

Eu a bomba de calor terei de adquirir de qualquer modo no entanto se optar pelos AC apenas preciso de uma bomba para AQS.

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
25-07-2019

Olá aos membros,

O A/C é a melhor opção para refrescar uma divisão, quando as temperaturas estão elevadas no exterior. Tem a vantagem de também ser útil no inverno, por ser a solução mais eficiente para aquecer a casa.

Sobre a questão da qualidade do ar proporcionada pelo equipamento, pode verificar aqui que o assunto apresenta discussão e pode esclarecer algumas das suas dúvidas.

A instalação e uso de uma bomba de calor para climatização não compensa se o seu uso for esporádico e se a casa não é frequentada durante grande parte do dia.

A bomba de Calor para AQS é um equipamento bem mais distinto que uma bomba de calor para AQS + Climatização (Radiadores ou ventiloconvetores ou piso radiante). O investimento é muito mais elevado

Cumprimentos Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.