A/C desconfortável para as vias-respiratórias. Como aquecer e arrefecer uma Moradia Isolada?

Faça login para aceder a este conteúdo. 

Boa noite,

Acabei de adquiri uma moradia nova (Cave, R/C, 1º Andar e Sótão) que tem recuperador de calor na Sala e pré-instalação de AC (Sala, 4Quartos e Sótão).

Na minha actual habitação tenho AC mas durante a noite principalmente no inverno o aquecimento por AC é bastante desconfortável (seca as vias respiratórias) acabando por não usar para fins de aquecimento.

Nesta nova moradia posso aplicar ventiloconvectores de mural na pré-instalação de AC existente? é possível com bomba de calor?

Também quero instalar sistema de Aquecimento de AQS, o meu esquentador está preparado para trabalhar com este sistema não tenho é tubagem pré-instalada, terei que passar tubagem pelo exterior da moradia? será viável?

Para completar também quero instalar painéis fotovoltaico para diminuir o consumo de energia da rede.

O que é que me aconselham?

Com os melhores cumprimentos,

Nuno Lucas

Partilhar
img

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecimento e Climatização do Ar da comunidade Energias Renováveis

2 Comentários

Filtrar por :

Nuno,

A bomba de calor ar/agua pode proporcionar para além do uso dos ventiloconvectores e/ou radiadores, aquecimento de águas quentes sanitárias. Alerto apenas que o retorno do alto investimento é tanto maior quanto maior for as necessidades de potência, tal como uma utilização intensiva do sistema ao longo do ano. Tendo já um esquentador com controlo termostático, este poderá ser o apoio para que não lhe falte água quente para banhos. Deve ser dimensionamento o volume correto do acumulador de água para o seu perfil, sendo aconselhado o contacto com um instalador acreditado na sua zona de residência, com referências de obras, para validação técnica da instalação.

Sobre o sistema solar fotovoltaico, pode expor melhor as suas dúvidas? Encontra nesta comunidade muita informação sobre o tema.

Cumprimentos

Equipa CLEAR Portugal

Boa tarde Nuno,

A sua partilha sobre as consequências do uso do A/C, merece alguns apontamentos importantes para melhor informar a comunidade e alertar para o uso adequado do ar-condicionado.

Apesar de todas as vantagens técnicas no aquecimento e arrefecimento da habitação através do ar-condicionado, é usual existir queixas entre os doentes com alergias, como asma e rinite, que pior reagem à refrigeração artificial na agressão das vias respiratórias atribuindo a causa à tecnologia.

Estas situações ocorridas e não pondo em causa a sua veracidade, não significam que a tecnologia A/C seja problemática para a saúde na maioria dos casos, pelo que deve-se ter em atenção alguns aspectos na sua utilização.

Estas reacções aumentam se a exposição ao ar condicionado for prolongada e directa. Nunca devemos estar mesmo debaixo da fonte de ar. O uso excessivo e referência à falta de manutenção é também demasiada e inexplicavelmente frequente.

É muito importante referir que para qualquer sistema de aquecimento ambiente (e não só A/C), por exemplo, a passagem, em minutos, de temperaturas superiores de 35ºC para menos de 20ºC agride as vias aéreas sendo algumas vezes relatado que o ar muito frio congestiona os tecidos ou sensação de vias respiratórias secas muito devido à falta de controlo da humidade interior.

As temperaturas de conforto aconselhadas no inverno são entre os 21-22ºC e no verão de 25-26ºC para uma utilização que diminua o risco de agressões.

No que respeita à sua questão, é possível a instalação de ventiloconvectores mas refiro que a tecnologia é idêntica ao ar-condicionado proporcionando aquecimento por circulação do ar forçado diferindo apenas o tipo de fluído térmico para transmissão de calor. Se a utilização que se dá não for o mais apropriado, as consequências do uso do A/C ou ventiloconvectores poderam ser iguais.

Caso não pretenda circulação forçada do ar, a solução poderá ir ao encontro de um aquecimento central por radiação, com a desvantagem técnica de não possibilitar arrefecimento do ar.

Responder a
Faça login para aceder a este conteúdo.