última atualização: 16/12/2022

aquecimento piso radiante

Boa noite, tenho uma casa com aquecimanto central a pellets, com paneis Photovoltaicos e termicos, para o rez de chao(aquecimento piso radiante ca. 80m2) estava a pensar instalar tambem uma bomba a calor Air/agua, para poupar pellets e utilizar a energia que estao a produzer durante o dia e que vas para a rede, uma bomba tipo Ariston Nuos evo 110 l pode ser suficiente?

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecimento e Climatização do Ar da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
16/12/2022

Bom dia,

 

É uma solução interessante, mas antes de fazer esse investimento verifique os seguintes pontos:

 

  • Em princípio deve ter um depósito de acumulação que está interligado com os coletores térmicos e a caldeira de pellets. Se o sistema solar estiver a funcionar corretamente na primavera e verão não necessita de um aquecimento complementar. Pode por exemplo colocar uma resistência elétrica a meio do depósito com regulação por relógio programador e desta forma desligar a caldeira a pellets. A maioria dos depósitos com dupla serpentina têm esta opção.

 

  • Se mesmo assim decidir colocar a bomba de calor, pode colocar em série com o depósito atual que está interligado ao sistema solar térmico. Tenha em conta que a BC é um equipamento que tem uma resposta mais lenta do que uma caldeira a pellets.

 

  • Caso tenha bomba de recirculação das AQS, verifique se a mesma está sempre ligada, porque se for o caso está sempre a perder energia do depósito das AQS.

 

  • Relativamente ao sistema de produção de energia e no caso de existir excedente pode fazer a sua venda, mas em primeiro lugar é necessário perceber o seu consumo versus a produção, que é feito na aplicação do telemóvel ou computador. Qual a potência instalada e o tipo de inversor que está instalado?

 

Ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional,

 

Com os melhores cumprimentos,

Equipa das energias renováveis