última atualização: 28/09/2021

Aquecimento de água

Boa noite.

Em maio deste ano fiquei proprietária de uma moradia com rês-do-chão e primeiro andar, com uma casa de banho no res-do-chão e outra no primeiro andar. A casa comporta entre 6 a 8 pessoas.

Para aquecimento das águas sanitárias existe um esquentador a gás numa dispensa no rês-do-chão. O gás é de garrafa.

Penso colocar a moradia em Alojamento Local e tenho dúvidas sobre se devo manter o esquentador a gás (eventualmente trocando o esquentador para um aparelho mais moderno e seguro pois aquele terá cerca de 15 anos), alterar para um termoacumulador híbrido ou bomba de calor. Pondero ainda colocar painéis solares fotovoltaicos.Muito obrigado desde já por alguma opinião.

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
27/09/2021

Bom dia,

Em primeiro lugar sugerimos que consulte o site https://eportugal.gov.pt/fichas-de-enquadramento/alojamento-local, onde pode verificar as condições para a abertura de um alojamento local. Verifique se é possível a utilização do gás, ou se tem que utilizar a eletricidade como fronte de energia para o aquecimento das águas quentes sanitárias (AQS).

Visto que tem duas casas de banho e para garantir um caudal suficiente das AQS deve optar por uma solução de acumulação, em vez de uma solução de produção instantânea de AQS, como por exemplo um esquentador.

Verifique qual a Potência Máxima Admissível (PMA) da sua instalação elétrica, pois este fator é determinante na solução a adotar para aquecimento das AQS. Acima de uma potência de 10,35KVA implica a elaboração de projeto e certificação da instalação elétrica.

Se possível opte pela colocação de coletores solares térmicos e como apoio uma bomba de calor (BC) ou resistência elétrica. Tenha em conta que  uma bomba de calor, tem um melhor rendimento, mas demora mais tempo a reaquecer a água do depósito e desta forma terá de contar com um volume de acumulação superior.

Solicite dois ou três orçamentos e posteriormente entre em contacto, para que a possamos ajudar na sua escolha.

Cumprimentos,

Equipa das energias renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.