última atualização: 05/05/2021

Troca de caldeira a gas natural por esquentador, ajuda.

Boa tarde,

Estou neste momento decidido a substituir a caldeira mural a gas natural (Roca 20/20T) por um esquentador, devido á caldeira estar com muitos problemas e a sua reparação não é viavel financeiramente.

Assim sendo e morando num apartamento T2 em Lisboa com 2 WCs onde vivem 3 pessoas, gostaria de compreender qual a melhor solução de esquentadores de forma a utilizar em simultaneo em 2 pontos (ex. cozinha + duche na WC) , porque não consegui perceber qual o numero de Litros por minuto que é aconselhável? E se poderem recomendar uma marca e modelo especifico melhor.

Equacionei trocar a caldeira por um esquentador, porque embora tenha aquecimento central + A/C apenas uso o aquecimento central 2 a 3 vezes por ano e sendo o custo da caldeira + instalação pelo menos 3x mais caro não acho compreensivel ter um custo 3x superior para um retorno a muito longo prazo.

Muito obrigado pela ajuda,

Paulo R.

 

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

1 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
05/05/2021

Boa tarde,
Em primeiro lugar verifique qual o consumo (litros/minuto) no chuveiro, para que tenha uma noção da quantidade de água consumida por minuto. Pode faze-lo utilizando um reservatório e contabilizando 1 minuto. O normal são 12l/min.
Se o valor for superior, sugerimos a aquisição de um chuveiro de alta eficiência hídrica (ver na ANQIP: anqip.pt/.../catalogo-produtos-certificados-2020.pdf), podendo também Instalar redutores de caudal nas torneiras existentes.
O normal é a instalação de um esquentador de 14l/min, mas existem marcas que dispõem de esquentadores de 17/min e desta forma fica com um caudal superior.
Aconselho a leitura dos seguintes documentos:
www.deco.proteste.pt/.../novos-esquentadores-garantem-agua-quente-sem-poluir
www.deco.proteste.pt/.../como-escolher-esquentador
Se tiver alguma dúvida adicional, disponha
Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis