Como reparar uma torneira que pinga
Uma torneira que pinga não só incomoda, como pode pesar na fatura da água. Muitas vezes, a fuga deve-se ao desgaste da peça que garante a estanquidade. Descubra o que fazer.
Reparar uma torneira passo a passo
Antes de qualquer intervenção que envolva água, feche primeiro a torneira de segurança da divisão onde vai trabalhar. Se não houver torneira, corte a água no contador.
Consoante o tipo de torneira com castelo tradicional, há algumas diferenças na forma de desmontar. Abra completamente a torneira e espere que a água deixe de correr. Se possível, recolha a água num recipiente e reutilize.
Desenrosque a porca do veio. Retire o manípulo da torneira e desenrosque o castelo da torneira para aceder ao vedante. Substitua o vedante e, se necessário, a anilha de estanquidade, por outras peças de igual dimensão.
Volte a montar os diversos elementos, e abra a água.
Tem uma porca enferrujada?
- Use petróleo. Este penetra na rosca e dissolve a ferrugem. Também pode usar óleo antiferrugem em aerossol;
- Aqueça a rosca com uma pistola de ar quente ou maçarico e tire-a com uma chave de bocas;
- Parta-a com um martelo e um formão, que se coloca de través sobre a porca. Se esta resistir, faça entalhes com uma serra de metal para a partir com mais facilidade.
Dúvidas? Veja o passo a passo em formato de vídeo. Precisa de ajuda profissional? Pesquise e encontre opções de confiança validadas pela DECO PROTESTE SELECT.
Costuma fazer pequenas reparações domésticas? Partilhe a sua experiência.
Equipa Energias Renováveis