User name
Paulo Ribeiro
08/06/2017

Válvula Misturadora Termostatica

Boa Tarde ,

Atualmente no meu sistema termosifão nao tenho a válvula misturadora termostatica, na altura quem me instalou disse-me que não tendo crianças, não fazia sentido instalar ! Não tendo esta válvula não ira desgastar e estragar a tubagem que vai para dentro de casa (tenho tubos multicamada PE-AL-PEX) ? Se quiser colocar novamente , qual é a temperatura que ela devera ter configurada ?

Obrigado

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista em energias renováveis.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

User name
João Silva
27/05/2017

Boa noite Paulo Ribeiro

A misturadora termostática deverá ser sempre colocada em sistemas termossifão. Neste tipo de sistemas não existe qualquer controlo sobre a temperatura que está no depósito. Se num fim de semana no verão estiver fora de casa e não houver consumo, quando regressar a casa, a água no depósito poderá estar a temperaturas superiores a 80ºC.

Tenha crianças ou não, esta válvula misturadora deverá sempre existir, seja para segurança contra queimaduras dos utilizadores, seja para garantir a longevidade da instalação hidráulica.

Cumprimentos

User name
Antonio Monteiro
08/06/2017

Caro Paulo.

Apenas para complementar a resposta anterior;
Com efeito existem 2 grandes objectivos na instalação aconselhada destas válvulas desde logo a segurança de pessoas e da própria instalação e a segunda a optimização energética da energia acumulada (sob a forma de água quente).

A questão que colocou quanto à temperatura:
deve ser ajustada idealmente em função da necessidade do utilizador mais exigente ou seja aquele que ao tomar banho e no ponto mais distante da instalação, gosta da água a maior temperatura.
Como ajustar:
regular até ao ponto da necessidade de mistura de água fria ser diminuta para este utilizador mais exigente.

Espero ter ajudado.
António Monteiro

User name
Luís Veiga
11/07/2018

Boa tarde, gostaria de saber se relativamente a esta questão é ou não obrigatório a instalação desta válvula misturadora, tal como foi dito, se estivermos uns dias sem ir a casa ou se tiver crianças em casa além de danificar a canalização.
Já me informaram que é obrigatório por lei instalar essa válvula misturadora, mas não me souberam dizer com que base é essa obrigação.
Comprei apartamento em 2016 e referiram que era obrigatório.
Alguém me pode ajudar nesta questão?

User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador ,Respondeu:
20/07/2018

Olá Luis,

Pode encontrar mais informação referente ao assunto aqui

Cumprimentos

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.