última atualização: 07/06/2021

Novos esquentadores garantem água quente sem poluir

Testámos oito esquentadores (ventilados e atmosféricos): seis com potência até 20 kW e dois entre 20 e 24 kW. Analisámos o desempenho e a segurança, para ajudar os consumidores a escolher o melhor, sem prejudicar o planeta. Verificámos que são rápidos a aquecer a água, seguros e mais amigos do ambiente.

Todos os modelos testados revelaram um bom desempenho e apresentam níveis de eficiência na produção de água quente correspondente à classe energética A. Quanto ao ambiente, verificámos que os níveis de emissões de óxido de azoto reduziram significativamente.

O valor médio dos modelos testados rondou os 23 mg/kWh enquanto nos equipamentos antigos, a média rondava os 100 mg/kWh. Também as emissões de monóxido de carbono (CO) se mantiveram em valores baixos. Sem dúvida que a nova diretiva contribuiu para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa.

Realizámos vários testes para avaliar o conforto de utilização. O aparelho ideal deve atingir a temperatura desejada rapidamente e mantê-la, não só quando o caudal varia (ao abrir outras torneiras), como quando se mantém inalterado. Deve ainda ser rápido a reagir, apresentar um caudal mínimo de água quente elevado e permitir que a temperatura varie pouco quando o aparelho se liga e se desliga sucessivamente.

Consulte o nosso teste a esquentadores para descobrir o melhor aparelho para a sua casa.


Tem dúvidas sobre como escolher um esquentador ou precisa de aconselhamento? Coloque todas as suas questões ou partilhe experiências nos comentários. 


Equipa DECO PROTESTE

User name

Junte-se a esta conversa

Participe nesta conversa, deixando o seu comentário ou questão em Aquecer água da comunidade Energias Renováveis

4 Comentários

Filtrar por :
Faça login para aceder a este conteúdo. 
07/06/2021

Bom dia tenciono substituir o meu esquentador qual a marca e potência que me aconselham

Faça login para aceder a este conteúdo. 
01/05/2021

Bom dia,
Tenciono alterar esquentador.
Ao testarem verificaram que quando exaustor ligado existe retorno CO para a cozinha.
Segundo técnico o atual modelo Vulcano não permite trabalhar com certas medidas do tubo essenciais para resolver problemas de CO. Sugere Ariston.
Recomendam?
Muito obrigada

Faça login para aceder a este conteúdo. 
06/05/2021
, Respondeu:

Bom dia,
O técnico que lhe está a dar essa informação é certificado?
Possui a carteira profissional de instalador de aparelhos de gás?
Qual o esquentador que lhe estão a recomendar?
Sugiro que antes de tomar alguma decisão contacte a primeira marca que refere e solicite uma visita técnica de um instalador certificado. Após essa visita, verifique o que é necessário ser feito para que não existam valores de CO acima do limite recomendado. Pode por exemplo aplicar um esquentador ventilado ou estanque em vez de um esquentador de exaustão natural.
Depois informe qual foi a sua decisão.

Cumprimentos,
Equipa das energias renováveis

Faça login para aceder a este conteúdo. 
09/05/2021
, Respondeu:

Agradeço mensagem e informação.
O técnico veio pela parte do Leroy Merlin, que refere estar certificado. Recomendou Ariston Next Evo x oft 12.
Refere que Vulcano não permitia colocar redução no tubo que conecta orifício de saida. Orifício de saida da cozinha será comum ao do exaustor e por isso recomenda Ariston ventilado para evitar retorno para exaustor.
Tive que confiar no técnico que instalou.
Aparentemente tem funcionado de forma semelhante ao Vulcano que tinha, só faz mais ruído (ventoinha).
Muito obrigada
Melhores cumprimentos

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.