última atualização: 24-01-2019

Bomba de Calor ou Paineis Solares no Funchal- Qual o mais eficiente e económico

Bom dia, já li muita, muita coisa acerca deste tópico, inclusivé, neste forum. E já vi que depende de muitos factores, no entanto gostaria que me aconselhassem muito rapidamente a escolher entre ambos...

Estou a remodelar uma moradia e estou a ponderar colocar uma bomba de calor, mas numa empresa que me orçamentou "a coisa" diz que o mais aconselhado são os paineis solares...mas desconfio os custos de manutenção anuais dos paineis solares (75€) servem melhor os propositos do instalador...além de que os custos de instalação são superiores.

Somos um agregado de 2 adultos e 2 crianças de 7 e 2 anos e residimos no Funchal, onde geralmente está sol, mas tenho claro que ter uma fonte de aquecimento alternativa, caso recorra aos paineis...qual a mais acertada?

Precisava mesmo que me indicassem sem olhar aos custos de compra e instalação  quais os mais eficientes em termos energéticos de modo claro a pagar menor electricidade no final do mês...

A bomba de calor seria para ficar no topo da casa, bem perto do telhado, no andar de cima do quarto dos miudos, pelo que também pergunto se o seu funcionamento fará algum barulho que seja incomodativo? 

Agradeço todas as respostas desde já...

Junte-se a nós

Esta informação foi útil e ajudou-o? Para apoiar a nossa comunidade, registe-se no site. É gratuito, demora menos de um minuto.

  • Pode perguntar e pedir conselhos
  • ler as contribuições dos nossos membros
  • dar o seu contributo 
  • receber o feedback de um especialista.

Registe-se em DECO PROTESTE para participar.
Entrar ou Registar

Comentários

Melhor resposta
User name Moderator
Bruno Miguel | Moderador
24-01-2019
Melhor resposta

Olá Sérgio,

 Olhando apenas para os custos de utilização energéticos, a energia produzida por um sistema solar térmico é gratuita 70% da energia necessária, mas deve tomar em consideração o sistema de apoio que vai adotar para que não lhe falte energia térmica nos restantes 30% do ano mais desfavoráveis.

Sem olhar a custos de instalação, paineis solares térmicos agregados a um acumulador de bomba de calor AQS é o sistema com custos de utilização muito competitivos.

Sendo esta a solução energéticamente mais eficiente, a mesma pode não ter o retorno esperado face ao alto investimento. Mas pensando em termos de investimento, valerá a pena investir valores tão elevados numa BC para 30% de necessidade anual?

 A exemplo, se tem fornecimento de gás natural, este poderá ser uma boa solução com investimento mais reduzido para as épocas de inverno onde o sistema solar não conseguirá produzir a energia necessária. O gás natural continua a ser uma solução bem competitiva na atualidade.

Sobre a manutenção do solar termico pode encontrar alguma informação sobre o assunto aquiaqui e aqui.

Convidamos os membros desta comunidade a partilhar sugestões e experiências sobre este tópico. As vossas informações podem ser úteis para outros consumidores!

Cumprimentos

Equipa Energias Renováveis

eu disclaimer

O projeto que deu origem a esta comunidade recebeu financiamento através do programa de investigação e desenvolvimento “Horizon 2020”, sob o contrato de subvenção nº749402. Nem a EASME nem a Comissão Europeia são responsáveis pela informação veiculada nem pela utilização das informações contidas na mesma.