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Covid-19: oferta de 10 GB é útil, mas é possível fazer mais

MEO, NOS e Vodafone oferecem 10 GB de net móvel e não cobram a mensalidade dos canais SportTV, BenficaTV e Eleven Sports. É uma boa iniciativa, mas é possível fazer melhor.

  • Dossiê técnico
  • Sofia Costa
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
17 março 2020
  • Dossiê técnico
  • Sofia Costa
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
ofertas operadores

iStock

Entre 17 e 31 de março, será possível subscrever, através da app de cliente ou do site, uma oferta de 10 GB de dados nos operadores MEO, NOS e Vodafone. Aquela será válida por 30 dias, a partir da data de subscrição. Em simultâneo, os três operadores não irão cobrar, a novos e atuais clientes, a mensalidade dos canais SportTV, BenficaTV e Eleven Sports, durante o período de suspensão da maioria das competições desportivas. Mas estes canais não ficam em sinal aberto: trata-se apenas de uma suspensão do pagamento da mensalidade. Contactámos os operadores e explicamos tudo o que precisa de saber sobre estas ofertas.

Mais dados no telemóvel

Se, nos próximos dias, vai estar em casa e tem wi-fi, é provável que não tenha muita necessidade de mais dados móveis no smartphone. Por esta razão, pondere ativar a oferta no final do prazo, para que lhe seja útil durante o mês de abril, caso a mobilidade comece a ter menos restrições. Já se não tem wi-fi em casa, ou outra situação que lhe cause restrições no acesso à internet, este oferta é interessante.

O que acontece no fim do período de 30 dias? O apoio ao cliente da NOS e da Vodafone informou-nos de que a oferta termina automaticamente no fim do período referido e que serão retirados os dados que não forem usados. O pacote extra de dados não se manterá ativo e não haverá cobrança de mensalidade, após o período da oferta. Se aderir e lhe acontecer o contrário, envie-nos a sua reclamação.

Canais de desporto gratuitos

Se não é cliente Sport TV, BenficaTV e/ou Eleven Sports e pondera aderir à oferta, saiba que o comunicado emitido refere apenas que foi decidido não cobrar a mensalidade neste período de suspensão. Não é dito durante quanto tempo, nem o que acontece depois.

O apoio ao cliente dos operadores indicou-nos que o período mínimo de subscrição destes canais é de 30 dias e tal não mudou. Da NOS, informaram ainda que "após o período de suspensão da faturação, deixará de ser aplicado o desconto no ciclo de faturação seguinte. A fatura passará a apresentar o valor a cobrar anterior à suspensão." Tal significa que a oferta não é mais do que a ausência de pagamento durante um período de duração desconhecida. Assim que esse período terminar, o serviço continuará ativo e será cobrado junto com a mensalidade. O consumidor terá de cancelá-lo e, mesmo assim, pode ter de pagar os dias que decorrerem entre o momento em que termina a suspensão (que não se sabe quando é) e o momento em que acaba o ciclo de 30 dias de ativação do canal. Pedimos uma clarificação adicional sobre este aspeto aos operadores e estamos a aguardar.

Contudo, como todos os dias estão a ser cancelados jogos e outras competições, verifique a que conteúdos terá acesso e se compensam a adesão.

A nossa opinião

Para ajudar os consumidores neste período de isolamento, faria mais sentido a oferta de filmes no videoclube, como alguns operadores fizeram na época natalícia, ou a oferta de uma mensalidade dos canais de filmes e séries, canais de infantis, ou até a oferta de uma mensalidade da Netflix, HBO, NOS Play, MEO Filmes e Series ou Amazon Prime Vídeo. O reforço da velocidade ou do alcance da internet em casa seria outra opção interessante ou de outros serviços mais orientados para quem tem de estar confinado ao lar, muitas vezes com crianças.

Se não tem wi-fi em casa e quiser aproveitar a oferta dos 10 GB de dados móveis, pode ativá-los na app de cliente de cada operador.

Não aconselhamos a adesão aos canais SportTV, BenficaTV e Eleven Sports só para aproveitar a suspensão da mensalidade. Este medida é sobretudo benéfica para quem já é cliente, dado que não tem de pagar por um serviço sem os conteúdos habituais.

Esclareça dúvidas sobre a ativação dos 10 GB

Caso tenha interesse em usar a oferta de 10 GB de Net móvel mas não saiba como ativar, explicamos como o fazer em cada operador. Antes de avançar, esclarecermos que, segundo as respostas que obtivemos dos serviços de apoio ao cliente dos três operadores, a oferta não aumenta ou inicia um período de fidelização. Também termina no final dos 30 dias, sem que ocorra uma renovação. Se acontecer o contrário, envie-nos a sua reclamação.

Ativar a oferta de 10 GB na MEO

  • Cliente MEO envia um SMS para 12388 com o texto “Oferta”.
  • Cliente MOCHE envia um SMS para 1618 com o texto “OFERTA”.
  • Cliente Altice Empresas envia um SMS para 16206 com texto “Oferta".

A ativação da campanha será confirmada por SMS. Após receber a confirmação (que poderá demorar alguns minutos), basta ligar e desligar o telemóvel, para que a oferta fique ativa. A partir desse momento, é possível consultar o plafond de dados disponível ligando para o *#123#.

Ativar a oferta de 10 GB na NOS

Esta oferta pode ser ativada em vários números de telemóvel. Para tal, é preciso:

  • Aceder à App NOS e selecionar a oferta de 10GB de dados móveis.
  • Escolher o número de telemóvel pretendido e carregar em “Ativar”.
  • Confirmar e finalizar. Nos pacotes com mais do que um número de telemóvel é necessário que cada um instale e se registe na APP NOS e associe o número de telemóvel na opção Serviços > Associar Serviços.

Ativar a oferta de 10 GB na Vodafone

Deve ativar através da app My Vodafone:

  • Entrar em “Tarifários e Serviços” e, de seguida, “Ofertas para Si”.
  • Selecionar “Oferta de 10 GB” e ativar.

 

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