Notícias

Amigo: análise ao serviço de TV

A chegada do novo operador Digi, no ano passado, e a introdução dos serviços de TV nas ofertas das marcas low-cost da MEO, NOS e Vodafone vieram dinamizar o mercado das telecomunicações. A DECO PROteste analisa um destes serviços: a marca Amigo, da Vodafone. Conheça as condições e compare com as restantes ofertas.

Especialista:
Editor:
14 fevereiro 2025
Casal a ver tv

iStock

A chegada da Digi, em novembro do ano passado, veio dinamizar o mercado das telecomunicações nacional. Até então, o setor era marcado por preços e tipologias de ofertas bastante alinhadas entre os principais operadores, MEO, NOS e Vodafone, o que limitava a escolha do consumidor. A esta limitação juntavam-se os longos períodos de fidelização aplicados e os elevados custos em caso de rescisão antecipada.

Na altura da apresentação dos pacotes da Digi e respetivos preços, subscrever a internet fixa e o serviço de televisão deste operador, assim como a rede móvel, implicava pagar menos de metade do disponibilizado pelos três principais operadores nacionais. Além disso, surgiram prazos de fidelização bastante mais curtos, limitados a um máximo de três meses, e a possibilidade de construção modular dos pacotes. 

Ofertas low-cost da MEO, NOS e Vodafone

Perante este cenário, MEO, NOS e Vodafone responderam através das ofertas das suas marcas low-cost (UZO, Woo e Amigo, respetivamente), com melhorias de oferta e reduções evidentes de preços, já que as ofertas das marcas principais pouco ou nada alteraram. 

A principal alteração nas marcas low-cost começou logo no facto de terem passado a integrar, tal como a Digi, um serviço de televisão, mesmo que com uma oferta de canais mais limitada em relação à das marcas principais. Os preços e tipologias destes serviços low-cost são muito semelhantes às ofertas da Digi. 

A DECO PROteste analisou o serviço da Amigo, marca pertencente à Vodafone. Uma das diferenças para os serviços de TV clássicos começa logo na caixa descodificadora.

Logótipo amigo tv
A marca Amigo, da Vodafone, foi analisada pela DECO PROteste.

Na grande maioria dos casos, nos serviços de televisão pagos é necessária uma caixa descodificadora para aceder ao pacote dos canais subscritos. Por norma, esta é disponibilizada pelo operador quando subscreve o serviço. 

No caso dos serviços de televisão das marcas UZO, Woo e Amigo, tal como já sucedia na LigaT, existe a hipótese de utilizar o serviço sem caixa descodificadora. Basta, para tal, instalar a app do serviço num aparelho compatível. Por exemplo, numa smart TV ou num leitor multimédia, desde que estes corram o sistema operativo Android/Google TV (v. 8.0 ou superior).  

Faltam canais na grelha

A Digi lançou, em novembro, um serviço de televisão que pode ser contratado em conjunto com o de internet fixa e conta com um caixa descodificadora básica. No entanto, o operador romeno tem na sua grelha de 75 canais uma das suas atuais fraquezas. Neste momento, um dos canais generalistas de maior audiência, a SIC, não está incluído na grelha. Estão ainda em falta outros canais relevantes, como SIC Notícias, CMTV ou NOW. Além disso, de momento, não existe a possibilidade de subscrição de canais premium, como os de desporto. A falta de alguns canais poderá ter peso na escolha dos consumidores.

Aquando do seu arranque, também os serviços de televisão das marcas low-cost dos três principais operadores, incluindo a Amigo TV, não tinham na sua grelha os canais da SIC, CMTV e Now. Atualmente, a Woo (pertencente à NOS), já conta com os diversos canais da SIC na sua grelha (SIC, SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Caras, SIC Radical e SIC K), uma vantagem com algum peso relativamente às propostas das restantes marcas low-cost.

Na altura em que realizou esta análise, a DECO PROteste encontrou o canal SIC, apesar de o site do operador continuar sem referência à presença deste canal de televisão.

foto interior

 No site da Amigo ainda não aparece a referência ao canal SIC.

A grelha de canais do Amigo TV é bastante semelhante à disponibilizada pelo serviço da UZO. O mesmo se aplica à da Woo, pese embora esta última já conte com os canais da SIC. Na lista de canais da Amigo TV também faltam canais relevantes, como a SIC Notícias, CMTV ou NOW. Além disso, não existe a possibilidade de subscrição de canais premium, como os de desporto.

Em relação à marca principal, a Vodafone, a diferença na quantidade de canais disponibilizados ainda é significativa. No entanto, existem 61 canais disponíveis, que abrangem uma boa diversidade de temáticas e de gostos pessoais. Para muitos utilizadores, esta poderá ser uma oferta suficiente de canais, mas tudo depende dos gostos pessoais e dos canais de eleição de cada utilizador.

Caso esteja interessado neste ou noutro serviço low-cost, é sempre aconselhável consultar a grelha de canais, disponível nos sites dos respetivos operadores.

Acesso exclusivo a subscritores!

Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar