Amigo: análise ao serviço de TV
A chegada do novo operador Digi, no ano passado, e a introdução dos serviços de TV nas ofertas das marcas low-cost da MEO, NOS e Vodafone vieram dinamizar o mercado das telecomunicações. A DECO PROteste analisa um destes serviços: a marca Amigo, da Vodafone. Conheça as condições e compare com as restantes ofertas.

A chegada da Digi, em novembro do ano passado, veio dinamizar o mercado das telecomunicações nacional. Até então, o setor era marcado por preços e tipologias de ofertas bastante alinhadas entre os principais operadores, MEO, NOS e Vodafone, o que limitava a escolha do consumidor. A esta limitação juntavam-se os longos períodos de fidelização aplicados e os elevados custos em caso de rescisão antecipada.
Na altura da apresentação dos pacotes da Digi e respetivos preços, subscrever a internet fixa e o serviço de televisão deste operador, assim como a rede móvel, implicava pagar menos de metade do disponibilizado pelos três principais operadores nacionais. Além disso, surgiram prazos de fidelização bastante mais curtos, limitados a um máximo de três meses, e a possibilidade de construção modular dos pacotes.
Ofertas low-cost da MEO, NOS e Vodafone
Perante este cenário, MEO, NOS e Vodafone responderam através das ofertas das suas marcas low-cost (UZO, Woo e Amigo, respetivamente), com melhorias de oferta e reduções evidentes de preços, já que as ofertas das marcas principais pouco ou nada alteraram.
A principal alteração nas marcas low-cost começou logo no facto de terem passado a integrar, tal como a Digi, um serviço de televisão, mesmo que com uma oferta de canais mais limitada em relação à das marcas principais. Os preços e tipologias destes serviços low-cost são muito semelhantes às ofertas da Digi.
A DECO PROteste analisou o serviço da Amigo, marca pertencente à Vodafone. Uma das diferenças para os serviços de TV clássicos começa logo na caixa descodificadora.
A marca Amigo, da Vodafone, foi analisada pela DECO PROteste.
Na grande maioria dos casos, nos serviços de televisão pagos é necessária uma caixa descodificadora para aceder ao pacote dos canais subscritos. Por norma, esta é disponibilizada pelo operador quando subscreve o serviço.
No caso dos serviços de televisão das marcas UZO, Woo e Amigo, tal como já sucedia na LigaT, existe a hipótese de utilizar o serviço sem caixa descodificadora. Basta, para tal, instalar a app do serviço num aparelho compatível. Por exemplo, numa smart TV ou num leitor multimédia, desde que estes corram o sistema operativo Android/Google TV (v. 8.0 ou superior).
Faltam canais na grelha
A Digi lançou, em novembro, um serviço de televisão que pode ser contratado em conjunto com o de internet fixa e conta com um caixa descodificadora básica. No entanto, o operador romeno tem na sua grelha de 75 canais uma das suas atuais fraquezas. Neste momento, um dos canais generalistas de maior audiência, a SIC, não está incluído na grelha. Estão ainda em falta outros canais relevantes, como SIC Notícias, CMTV ou NOW. Além disso, de momento, não existe a possibilidade de subscrição de canais premium, como os de desporto. A falta de alguns canais poderá ter peso na escolha dos consumidores.
Aquando do seu arranque, também os serviços de televisão das marcas low-cost dos três principais operadores, incluindo a Amigo TV, não tinham na sua grelha os canais da SIC, CMTV e Now. Atualmente, a Woo (pertencente à NOS), já conta com os diversos canais da SIC na sua grelha (SIC, SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Caras, SIC Radical e SIC K), uma vantagem com algum peso relativamente às propostas das restantes marcas low-cost.
Na altura em que realizou esta análise, a DECO PROteste encontrou o canal SIC, apesar de o site do operador continuar sem referência à presença deste canal de televisão.
No site da Amigo ainda não aparece a referência ao canal SIC.
A grelha de canais do Amigo TV é bastante semelhante à disponibilizada pelo serviço da UZO. O mesmo se aplica à da Woo, pese embora esta última já conte com os canais da SIC. Na lista de canais da Amigo TV também faltam canais relevantes, como a SIC Notícias, CMTV ou NOW. Além disso, não existe a possibilidade de subscrição de canais premium, como os de desporto.
Em relação à marca principal, a Vodafone, a diferença na quantidade de canais disponibilizados ainda é significativa. No entanto, existem 61 canais disponíveis, que abrangem uma boa diversidade de temáticas e de gostos pessoais. Para muitos utilizadores, esta poderá ser uma oferta suficiente de canais, mas tudo depende dos gostos pessoais e dos canais de eleição de cada utilizador.
Caso esteja interessado neste ou noutro serviço low-cost, é sempre aconselhável consultar a grelha de canais, disponível nos sites dos respetivos operadores.
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Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .Quando subscreve o serviço da Amigo TV, as únicas opções para visualizá-lo são um leitor multimédia ou Smart TV Android/Google TV (v 8.0 ou superior). Ao ativar o serviço, são-lhe atribuídas as credenciais de acesso (username e password). Depois, terá de instalar a app “Amigo TV” no aparelho compatível, que lhe é oferecido na altura da instalação do serviço. Pode usar mais leitores ou televisores compatíveis para usar o serviço em mais do que um televisor em casa (é possível ter quatro reproduções simultâneas).
O leitor multimédia fornecido atualmente é o Xiaomi Mi Box S, um dispositivo já analisado no passado pela DECO PROteste e que apresentou um bom desempenho geral nos testes.
O serviço Amigo TV vem com um leitor multimédia Xiaomi Mi Box S, com comando.
Caso necessite de adquirir mais leitores multimédia para servir mais televisores, outra opção interessante é o Chromecast com Google TV 4K/HD (o novo Chromecast é excelente, mas caro).
Canais por cabo de antena
Quanto aos televisores, a plataforma Android/Google TV encontra-se em vários fabricantes, como Sony, Panasonic, Philips, TCL e Xiaomi. E aqui surge uma das principais diferenças do serviço (e dos restantes serviços das low-cost): não existe a possibilidade de aceder a um conjunto de canais por cabo de antena nos restantes televisores da casa.
Nos serviços de fibra ótica das marcas principais (MEO, NOS e Vodafone) é sempre possível distribuir um conjunto de canais digitais na rede doméstica coaxial, ficando assim disponíveis em todas as tomadas de antena ligadas. Desta forma, pode, nesses serviços, usar a caixa descodificadora no televisor “principal” e aceder por cabo de antena aos restantes, sem necessidade de usar aparelhos adicionais.
Com esta condicionante, na prática, este serviço de TV da Amigo não está realmente acessível a todo o tipo de consumidores. Está, nitidamente, mais vocacionado para um público mais jovem ou com algum à-vontade com este tipo de soluções.
A DECO PROteste defende esta solução, em que o acesso ao serviço de TV não esteja dependente da caixa descodificadora do operador. Como se comprova, a caixa descodificadora não é realmente necessária para se aceder ao serviço de TV e às suas funcionalidades, como, por exemplo, recuar na emissão sete dias, agendar gravações por guia eletrónico de programas, pause live TV, entre outras. Neste serviço, ficou só a faltar a disponibilização da app nas plataformas de Smart TV da Samsung (Tizen) e da LG (WebOS).
A distribuição dos canais através do cabo de antena (cabo RF) apenas é possível nos serviços de TV das marcas principais.
Outro aspeto diferenciador em relação aos serviços das marcas principais é a impossibilidade de aceder através de um dispositivo móvel Android ou Apple (telemóvel ou tablet Android e Apple iPhone). Na Amigo TV, não consegue instalar a app no seu telemovel/tablet Android ou iOS. Desta forma, não pode aceder ao seu serviço de TV em qualquer local.
Funcionalidades do serviço
Não existe qualquer tipo de configuração inicial a fazer na app, seja no telemóvel ou no leitor multimédia/Android TV. Logo após instalar a app, basta iniciá-la. A estrutura de menus deste serviço não difere, de forma muito significativa, da vista no serviço da marca principal (Vodafone).
No entanto, na app, a Amigo TV está desprovida de algumas das funcionalidades, apresentando-se mais simples. Mesmo assim, inclui a maioria das funcionalidades mais relevantes e valorizadas pelos consumidores. Nesse sentido, o serviço é equilibrado.
Quanto à lista de canais, não é possível definir uma lista de canais favoritos. Apenas consegue ocultar alguns canais da listagem. E, mesmo assim, só consegue fazê-lo através das opções de controlo parental. Não é possível destacar os canais favoritos no menu.

O serviço Amigo TV não lhe permite criar uma lista de canais favoritos, mas pode ocultar canais.
No serviço Amigo TV pode definir uma lista de programas favoritos. No Guia de TV tem a possibilidade de escolher a opção "Adicionar à minha lista". Depois, os canais passam a estar disponíveis em "A minha TV" – "A minha lista". As opções de consulta e acesso à listagem de canais são satisfatórias.
Pontos fortes
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Pontos fracos
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Guia de programas e gravações
O acesso às gravações automáticas e Guia Eletrónico de Programas é feito no mesmo menu, o que acaba por simplificar. O layout está bem conseguido graficamente, com um aspeto e navegação semelhantes aos da marca Vodafone.
O intervalo temporal do Guia Eletrónico de Programas é igual ao que está disponível nos principais quatro serviços (MEO, NOS, Vodafone e NOWO), sendo possível recuar na programação num total de sete dias e consultar a programação dos próximos sete dias.
Se apanhar um programa a meio, consegue facilmente ir até ao início deste. A pesquisa de conteúdos por texto é prejudicada pelo péssimo layout do teclado virtual. Inclui as várias variantes de um carácter com as possíveis pontuações. Pior ainda, obriga a fazer scroll para aceder à totalidade do teclado. De resto, funciona bem, com a pesquisa por programas rápida (com um mínimo de inserção de três letras).
Pontos fortes
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Pontos fracos
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Agendamento e gestão das gravações
Pontos fortes
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Pontos fracos
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Pause Live TV
Esta é uma funcionalidade, normalmente, muito simples, apesar de a DECO PROteste ter encontrado pontos de melhoria no caso da Amigo TV.
Quando visualizar uma emissão em direto, ao pressionar o botão para o lado direito ou esquerdo, a reprodução pausa imediatamente (seria mais óbvio usar o botão central).
Para retomar, deve depois usar o botão central. Isto, no caso de recorrer ao comando remoto do leitor multimédia fornecido na altura da instalação. A situação poderá ser mais simples ao usar um comando que tenha teclas específicas para a pausa e avanço rápido.
Zapping de canais
Este serviço não foi concebido para permitir a utilização de um zapping de canais convencional, com alternância sequencial de canais – pelo menos, com o comando remoto do leitor multimédia fornecido na altura da instalação.
De qualquer forma, na generalidade dos serviços, o zapping convencional (ou seja, alternar o canal e esperar pela imagem e som) é um processo normalmente lento. Uma forma de minimizar esse inconveniente – e a única opção na Amigo TV – passa por navegar usando as teclas cursoras, por exemplo, onde continua a ver o canal atual em fundo, mas vai alternando no ecrã pelos ícones e nomes dos programas em exibição nos vários canais.
Tarifários e fidelização
Antes de escolher o seu serviço de TV, compare os tarifários dos vários operadores.
A Digi apresenta um custo ainda um pouco mais reduzido; no entanto, tem a desvantagem de ainda não possibilitar o acesso às gravações automáticas. Seguem-se as ofertas das marcas low-cost dos principais operadores, onde se inclui este serviço da Amigo, juntamente com Woo e UZO. Por mais dois euros mensais, há a NOWO (entretanto adquirida pela Digi), que conta com uma melhor oferta de canais, incluindo os da SIC e CMTV. No entanto, e mais importante, é a velocidade de download do seu serviço de net, limitada aos 250 Mbps, o que torna o pacote menos apetecível. Já o período de fidelização, após a fusão com a Digi, passou igualmente para três meses.
Os pacotes das marcas principais dos operadores são significativamente mais dispendiosos e implicam um período de fidelização de 24 meses.
Cobertura da Amigo TV é a da Vodafone?
Ao contrário do que seria expectável, o facto de um local ter cobertura de fibra ótica da Vodafone não lhe dá garantias de que também tenha acesso ao serviço da Amigo TV.
A mesma situação sucede com os serviços das marcas low-cost da NOS e MEO, e deverá estar relacionada com decisões comerciais desses operadores, que utilizam estas marcas low-cost para responder à concorrência que adveio da chegada da Digi.
Pode verificar se tem cobertura, por exemplo, no site do serviço, onde, após selecionar “aderir” numa das ofertas, pode fazer o teste de cobertura.
No site dos operadores encontra o simulador para fazer o teste de cobertura do serviço.
Prós e contras da Amigo TV
Como referido, o serviço de televisão da Amigo é um add-on que pode ser adicionado ao serviço-base (o de internet por fibra ótica). Um aspeto que diferencia, desde logo, este serviço de televisão do das marcas principais é a possibilidade de utilização sem caixa descodificadora.
A experiência de utilização, no geral, é bastante positiva, semelhante à utilização do serviço da Vodafone. O que difere deste é, sobretudo, a ausência de algumas funcionalidades e de vários canais da respetiva grelha.
A estrutura de menus deste serviço também é semelhante à da Vodafone. Embora mais simples, o serviço da Amigo TV inclui a maioria das funcionalidades mais relevantes e mais valorizadas pelos consumidores.
Prós
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Contras
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