Guia de compras

Termoacumuladores: guia de compras

27 maio 2016
Guia de compras para ajudar a escolher um termoacumulador.

27 maio 2016
Capacidade do depósito, etiqueta energética e potência da resistência elétrica. Saiba o que deve ter em conta e o que procurar antes de comprar um termoacumulador.
Os termoacumuladores são vendidos em diferentes capacidades: dos 15 aos 300 litros. Para escolher a mais indicada, é preciso considerar o consumo de 40 litros de água quente por dia, por cada elemento da família.

Quanto mais potente for a resistência elétrica, mais rápido é o aquecimento da água até atingir a temperatura selecionada. Mas convém considerar a potência disponível no quadro elétrico. Pode ser necessário contratar uma potência mais elevada, o que aumenta a fatura mensal. Quem opta por usar um termoacumulador para aquecer a água em casa também pode ter interesse em contratar a tarifa bi-horária, para que a água seja aquecida nas horas de vazio, quando a tarifa é mais baixa.

No momento de escolher, é importante optar por um aparelho com etiqueta energética. Esta não só permite comparar equipamentos, como define patamares mínimos de eficiência que devem ser respeitados. Aparelhos mais eficientes fazem baixar a fatura de energia e a pegada ambiental.

Imprimir Enviar por e-mail