Notícias

Mais de 1300 condutores avaliam estradas

Início

O estado do piso é o aspeto que mais influencia a satisfação dos condutores com as vias onde circulam.

08 março 2022 Exclusivo
Casal dentro de um carro numa estrada

iStock

Perguntámos a opinião dos portugueses sobre as autoestradas e sobre as vias que cruzam as localidades. Constatámos que as últimas desiludem muitos portugueses, sobretudo no que toca às condições do piso, aspeto com um índice de satisfação de 4,6 em 10 pontos.

As autoestradas são mais do agrado dos condutores, mas nem todas. Das 14 para as quais obtivemos resultados suficientes, a A17 (entre Marinha Grande e Aveiro) e a A6 (da Marateca a Elvas) são as que mais agradam. As concessionárias das autoestradas, responsáveis pela exploração e pela manutenção das mesmas, devem fazer tudo para garantir a máxima segurança.

Como fizemos o estudo

Quisemos conhecer os hábitos de condução, os acidentes, as opiniões e a satisfação dos portugueses com as estradas e autoestradas nacionais. Para tal, enviámos, em junho e julho de 2021, um questionário a uma amostra da população portuguesa, com idades entre os 18 e os 79 anos. Recebemos 1373 respostas válidas de pessoas com carta de condução.

Os dados foram ponderados para se ajustarem às características demográficas dos condutores nacionais no que respeita a género, idade, região e nível educacional. Os resultados refletem a experiência e a opinião dos inquiridos.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.