Alterações climáticas: o que pensam os portugueses?
A maioria dos portugueses já sente o impacto das alterações climáticas, revela inquérito da DECO PROteste.

Nove em cada dez portugueses afirmam já terem sentido o efeito das alterações climáticas: mais de metade notaram-nas em locais importantes para si e 44% garantiram que já foram afetados por elas, ainda que indiretamente. É o que revela um inquérito conduzido pela DECO PROteste, em conjunto com as suas congéneres de Espanha, Itália e Bélgica.
E de que mais padecem os portugueses inquiridos? O impacto regional das alterações climáticas também é revelado pelas respostas: os residentes no Algarve, por exemplo, queixam-se do aumento do consumo de energia e da chuva cada vez menos intensa no inverno, levando à falta de água, que já é crónica por aquelas paragens. Os participantes no inquérito que residem no Norte, por sua vez, lamentam uma diminuição na disponibilidade de alimentos.
Muitos portugueses sentem-se afetados
Acesso exclusivo a subscritores!
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.
Como foi feito o estudo
O inquérito foi conduzido em papel e online, entre setembro e novembro de 2024, e foram recolhidas 4205 respostas válidas em quatro países – Bélgica, Espanha, Itália e Portugal –, 1511 das quais de participantes portugueses. Os dados publicados referem-se ao nosso país. A amostra foi tratada de modo a refletir a distribuição de portugueses entre os 18 e os 74 anos em termos de género, região e nível educacional, podendo ser consideradas tendências representativas da população nacional. As respostas traduzem as opiniões e as experiências dos inquiridos.
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .