Como escolher uma bomba de calor
É fundamental escolher um aparelho que permita fornecer água quente de forma confortável e eficiente à casa. Um aparelho com uma capacidade inferior às necessidades da família, embora possa ser mais barato, vai afetar o conforto; um que seja sobredimensionado será mais caro, maior e afetará a eficiência e os custos de utilização. Para encontrar a bomba de calor que melhor se adequa às suas necessidades, peça ajuda a um técnico especializado.
A compra de uma bomba de calor, com instalação, bem como a manutenção (assistência programada) e reparação destes equipamentos beneficiam de IVA a 6%. A taxa reduzida de IVA aplica-se também às componentes, peças e acessórios vendidos simultaneamente com a aquisição do aparelho, e ainda a peças e acessórios utilizados na sua instalação, manutenção ou reparação.
Como calcular a capacidade do aparelho
O primeiro passo na escolha da bomba de calor é determinar a capacidade do equipamento (o chamado perfil de carga). Para encontrar a adequada, considere um consumo diário de 40 litros de água quente sanitária por cada membro do agregado familiar. Encontrado o valor, há que verificar a que letra do perfil corresponde. Existem diferentes perfis de carga, sendo que, para edifícios de habitação, os mais comuns são entre M e XL.
Se tiver dúvidas, o melhor é pedir ajuda a um técnico especializado. Este tem as ferramentas para efetuar um correto diagnóstico das necessidades do agregado familiar e propor uma solução. Deverá também visitar o local de instalação para verificar as condições existentes e eventuais limitações técnicas e/ou arquitetónicas.
Onde instalar a bomba de calor
Em relação ao local de instalação, caso não exista ligação ao exterior através de condutas, como estes aparelhos retiram calor ao ar para aquecer a água, a divisão onde se encontram poderá ficar mais fria. Daí aconselharmos a sua instalação em zonas técnicas, como arrecadações, garagens ou lavandarias.
Há ainda que considerar as dimensões destes equipamentos: quanto maior a capacidade, maior a dimensão. Os modelos com um perfil M servem um agregado até três pessoas e têm entre 1,23 m e 1,40 m de altura e cerca de meio metro de largura e de profundidade. Como tal, cabem em muitos espaços reservados a esquentadores ou a termoacumuladores e podem ser fixadas na parede. Por outro lado, os equipamentos com perfil L devem ficar assentes no chão por serem mais pesados.
Não são necessários grandes cuidados com a potência elétrica contratada pois, por norma, as bombas de calor apresentam potências inferiores às de um termoacumulador elétrico.
Após a instalação, o técnico deverá demonstrar como funciona o aparelho, bem como explicar de forma sucinta todas as funções e particularidades do mesmo. Deverá deixar o manual de instruções e a documentação da garantia.
Para manter o bom funcionamento do equipamento, convém seguir o plano de manutenção previsto pelo fabricante. Se esta informação não constar no manual de instruções, certifique-se, pelo menos, de que a cada dois anos é feita uma manutenção (poderá recorrer ao instalador).
Selecione o aparelho mais adequado às suas necessidades com o comparador da DECO PROteste.
![]() |
||
![]() |
![]() |
O projeto Clear-HP é financiado pelo programa LIFE da União Europeia, sob o acordo de subsídio no.101119923. O conteúdo desta publicação não representa necessariamente a opinião da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia do Clima, das Infrasestruturas e do Ambiente (CINEA). Nenhuma destas entidades é responsável pela informação e utilização das informações publicadas. |
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |



