Notícias

Seguro para bicicletas: garanta cobertura em caso de acidente

Apesar de não ser obrigatório ter seguro, caso se desloque de bicicleta, assegure as coberturas de responsabilidade civil e acidentes pessoais. Desta forma, garante a sua proteção e a dos outros.

  • Dossiê técnico
  • Mónica Dias
  • Texto
  • Sílvia Nogal Dias e Alda Mota
05 abril 2021
  • Dossiê técnico
  • Mónica Dias
  • Texto
  • Sílvia Nogal Dias e Alda Mota
Ciclista a andar na estrada

iStock

O seguro para bicicletas continua a não ser obrigatório, mas o maior número de utilizadores e, consequentemente, de acidentes tem levado cada vez mais adeptos destes velocípedes como nova forma de mobilidade a contratarem um seguro, sobretudo se se deslocam na estrada.

O mercado tem acompanhado esta evolução e aumentou a oferta nos últimos anos.

CONHEÇA O PORTAL MAIS MOBILIDADE

Garanta, pelo menos, danos a terceiros

Na eventualidade de se ver envolvido num acidente com a bicicleta, deve ter garantidas, no mínimo, as indemnizações por danos a terceiros. Ao contratar um seguro, certifique-se de que este prevê a cobertura de responsabilidade civil, pois é aquela que terá de acionar nestes casos. Poderá também incluir indemnização em caso de morte ou invalidez do ciclista, pagamento de despesas de tratamento e assistência em viagem (integrados no pacote de base ou subscritos facultativamente).

Danos na bicicleta durante a sua utilização e durante o transporte são raramente incluídos.  

Apólices já contratadas podem ser alternativa

Alguns riscos podem estar previstos em seguros já contratados, como é o caso do multirriscos-habitação, que pode incluir acidentes pessoais ocorridos no âmbito da vida privada, bem como o furto ou roubo da bicicleta guardada em casa. Consulte as apólices para confirmar. 

Ainda assim, ter um seguro específico para bicicletas é uma solução mais completa, não sendo necessariamente cara.

Se é sócio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta ou da Federação Portuguesa de Ciclismo, a inscrição inclui seguro de responsabilidade civil e de acidentes pessoais.

Seguro escolar já inclui trajetos de bicicleta

Caso tenha filhos que se desloquem de bicicleta para a escola, o seguro escolar passou a abranger os acidentes ocorridos nos trajetos entre casa e o estabelecimento de ensino, algo que há muito exigíamos.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.