Notícias

Qual o motor, bateria e painel de controlo de bicicleta elétrica com menos problemas?

O painel de controlo e a bateria estão mais sujeitos a avarias, mas a maioria dos sistemas usados nas bicicletas elétricas são fiáveis. Conheça os que mais agradam.

  • Dossiê técnico
  • Bruno Carvalho
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
01 julho 2020
  • Dossiê técnico
  • Bruno Carvalho
  • Texto
  • Isabel Vasconcelos
Homem a pedalar uma bicicleta elétrica numa rua junto a prédios

iStock

As bicicletas elétricas exigem menos esforço a pedalar e são uma ajuda preciosa nas subidas mais íngremes. Procurámos conhecer a opinião dos consumidores que já optaram por uma bicicleta elétrica para as suas deslocações diárias para saber quanto gastaram, se estão satisfeitos e quais as avarias que registaram.

Comprar uma bicicleta elétrica com desconto

Quase 3500 consumidores responderam ao nosso inquérito

Ainda poucos inquiridos optaram pela bicicleta elétrica, mas quem a tem usa-a com frequência.

bicicleta_1

bicicleta_2

Dos diferentes sistemas disponíveis (constituídos por motor, bateria e painel de controlo), o Panasonic X0 e o Bosch Performance Line CX são bastante fiáveis, ou seja, sofrem poucas avarias, e têm um elevado índice de satisfação. Em ambos, foi apreciada a ausência de problemas ou avarias, a potência da assistência ao pedalar e a autonomia da bateria, sempre com nota próxima de nove valores, num máximo de dez. O sistema da Bosch é o que apresenta menor prevalência de problemas, face à média, sobretudo na bateria, no carregador, no motor e no controlo de velocidade. No quadro em baixo, embora o número de estrelas possa ser igual, a ordenação é feita a partir do valor absoluto do índice de fiabilidade, que pode variar ligeiramente entre produtos.

bicicleta_3_novo

Em setembro e outubro de 2019, enviámos um questionário em papel e outro online a uma amostra da população adulta, entre os 18 e os 64 anos. Também enviámos o questionário online a uma amostra dos subscritores das nossas revistas. No total, recebemos 3469 respostas válidas, que refletem a opinião dos inquiridos. Procedimento idêntico foi seguido pelas organizações de consumidores nossas congéneres de Espanha, Itália e Bélgica, o que permitiu contar com maior quantidade de experiências para determinar a satisfação e a fiabilidade com o sistema (motor, bateria e painel de controlo) usado pelas bicicletas elétricas.

Após conhecer a experiência de quem já usa, caso pretenda investir numa bicicleta elétrica, consulte o desconto que negociámos.

Antes de se fazer à estrada, não se esqueça do capacete: além de aumentar a segurança, segundo o Código da Estrada, é obrigatório nos veículos com motor. Quem não respeitar arrisca uma coima de 60 a 300 euros.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.