Dicas

Respondemos às 6 dúvidas mais comuns dos ciclistas

Tenho de ter seguro? Que documentos tenho de trazer sempre comigo? Respondemos a estas e a outras dúvidas de quem anda de bicicleta, no campo ou na estrada. 

17 abril 2018
Homem a andar de bicicleta na ciclovia

iStock

Confira as respostas às dúvidas mais comuns. 

O seguro para bicicleta é obrigatório?

Não, apenas os veículos e bicicletas a motor estão obrigados a circular com seguro. Os seguros para bicicletas foram lançados por algumas companhias de seguros para integrar, num só pacote, coberturas de acidentes pessoais, de responsabilidade civil, de assistência em viagem e de transporte.

A cobertura de acidentes pessoais permite-lhe assegurar uma indemnização para suportar eventuais despesas de tratamento e, em casos graves, para compensar situações de invalidez ou morte. Já as coberturas de responsabilidade civil respondem por danos materiais ou corporais causados a terceiros. Algumas apólices incluem o serviço de assistência em viagem e/ou a reparação de danos na bicicleta durante o seu transporte.

Que documentos deve o ciclista trazer consigo?

Sempre que circula na via pública, o ciclista deve levar consigo um documento de identificação pessoal, como o cartão de cidadão ou passaporte, por exemplo. A infração desta regra dá origem a uma coima de € 60 a € 300, que desce para metade se apresentar o documento às autoridades no prazo de oito dias.


As bicicletas precisam de ter matrícula para circular na estrada?

Não. A obrigatoriedade de circular com matrícula aplica-se apenas a veículos a motor e seus reboques. Nem as bicicletas elétricas estão abrangidas por esta obrigação.


O uso de capacete é obrigatório?

Não. Apenas os condutores de velocípedes e trotinetas com motor estão sujeitos a essa obrigação, tal como os condutores e passageiros de ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos. Ainda assim, aconselhamos sempre o seu uso.


É preciso ter carta ou licença de condução para bicicleta?

Não. Mas é recomendável que conheça as regras de circulação de velocípedes e os principais sinais de trânsito.

Como devo transportar a bicicleta num automóvel?

A bicicleta deve estar acondicionada de modo a não reduzir a visibilidade do condutor e a não prejudicar a identificação dos dispositivos de sinalização, de iluminação e da matrícula. Também não pode ultrapassar os contornos do veículo, nem exceder a altura de 4 metros.

Imprimir Enviar por e-mail