Notícias

Os melhores vinhos tintos do Dão até 5 euros

A nossa seleção do Dão é excelente. Destacamos três opções para abrilhantar a mesa do Natal, com uma Qualidade Global igual ou superior a 80 por cento. Pode levá-las para casa por menos de 5 euros.

  • Dossiê técnico
  • Nuno Lima Dias e Susana Costa Nunes
  • Texto
  • Nuno César
27 novembro 2020
  • Dossiê técnico
  • Nuno Lima Dias e Susana Costa Nunes
  • Texto
  • Nuno César
garrafa a servir copo de vinho tinto

iStock

Atualizámos o comparador com mais de 20 vinhos com Denominação de Origem Dão. Se seguir as nossas recomendações, pode comprar três boas garrafas pelo preço de uma. Use o nosso comparador de vinhos ou a app DECO Vinhos para encontrar o estabelecimento com o melhor preço.

Ver teste a vinhos

 

Please fill the source and the alt text 
Nuno Dias, responsável pelos testes a vinho, revela há quase duas décadas no Guia de Vinhos PROTESTE os resultados dos testes a 300 novos néctares, com os Melhores do Teste e as Escolhas Acertadas.

 

A fórmula secreta da excelência do vinho do Dão

O que tem de tão especial este vinho? A zona demarcada situa-se ao centro de Portugal, na metade sul da província da Beira Alta, ocupando a bacia do rio Mondego e do seu principal afluente, o Dão. Estende-se por 3900 quilómetros quadrados de 16 concelhos.

No Dão, é fácil encontrar monumentos megalíticos, caminhos romanos e mosteiros cistercienses. Mas poucos sabem da riqueza da vinha quando lá chegam. Muitas vezes, confunde-se com a restante paisagem ou está protegida por pinhais, muros e silvados. O contexto não é totalmente intencional. Muitos vinicultores limitaram-se a aproveitar os terrenos disponíveis. Mas a verdade é que, no inverno, os pinhais podem proteger as vinhas dos ventos e, no verão, mantêm a temperatura um pouco mais fresca. Os terrenos muito acidentados e os afloramentos rochosos são outro postal ilustrado da região, fatores que tiveram influência no modo como a cultura da vinha se desenvolveu.

Em muitas áreas, a preparação exigiu a extração de grandes quantidades de pedras. Noutras, foi necessário nivelar os terrenos. É desta paisagem única que saem os vinhos que recomendamos. Depois de brindar com as sugestões, pode estar na hora de subscrever o Guia de Vinhos PROTESTE.

Se já é nosso subscritor do Guia de Vinhos, faça login e veja a seleção de excelentes tintos do Dão. Custam menos de 5 euros. Se ainda não é subscritor, descubra esta e outras vantagens.

Tornar-me subscritor

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.