Espumante: bem escolher e servir

Compre o espumante apenas se prevê consumi-lo em breve e sirva-o frio, mas não gelado, num copo alto e estreito. Siga as nossas sugestões para escolher um bom vinho espumante e veja qual a melhor forma de o servir.
Muitos chamam champagne ao espumante. No entanto, esta designação só é autorizada para vinho espumante originário da região francesa com o mesmo nome: Champagne. Devido ao seu sucesso, outros países lançaram-se também no fabrico de espumante. Em Espanha, o mais famoso é o Cava.
Veja quais os melhores espumantes para brindar ao Ano Novo no nosso teste.
Bruto ou seco? Açúcar define categoria
Após a abertura da garrafa para retirar os depósitos junto ao gargalo, para compensar o líquido perdido, o produtor adiciona o chamado "licor de expedição". Em função da doçura pretendida, este licor pode ter açúcares e vinho ou apenas vinho. A categoria depende do teor de açúcares residuais:- bruto natural tem menos de três gramas por litro (sem adição de açúcar após a segunda fermentação);
- extra bruto tem até seis gramas por litro;
- bruto tem menos de 12 gramas por litro;
- extra seco tem entre 12 e 17 gramas por litro;
- seco tem entre 17 e 32 gramas por litro;
- meio seco tem entre 32 e 50 gramas por litro;
- doce tem mais de 50 gramas por litro.
Os valores de algumas categorias sobrepõem-se. Nestes casos, cabe ao produtor escolher a categoria a inserir o vinho espumante.
Guia de compras de espumante
- Prefira estabelecimentos com uma climatização adequada, onde as garrafas estejam deitadas e ao abrigo da luz.
- Observe o estado da garrafa. O nível de líquido não deve estar abaixo do normal.
- Leia o rótulo para ter a certeza do que está a comprar. Por exemplo, pode procurar um espumante rosé e estar a levar um branco ou preferir um bruto e comprar um doce.
- Denominações como Vinho espumante, Vinho espumante de qualidade ou VEQPRD nem sempre estão associadas a uma melhor qualidade. Não devem, por isso, ser um critério de escolha.
- De nada serve guardar garrafas em casa, pois o espumante não melhora com a idade. Mas, se prefere ter algumas de reserva, guarde as garrafas deitadas em local seco e ao abrigo da luz, com uma temperatura a rondar os 12 a 14ºC (por exemplo, numa cave).
- Se não tem onde guardar as garrafas nas condições adequadas, compre apenas as que prevê consumir em breve. É preferível do que guardá-las no frigorífico durante meses.
- Antes de comprar, compare preços entre estabelecimentos, pois as diferenças são significativas.
Festa dos sentidos: como servir?
- O vinho espumante deve servir-se frio (entre 6 e 8ºC). Coloque a garrafa num recipiente com água e gelo durante 15 a 20 minutos ou no frigorífico três a quatro horas antes de o servir. Nunca coloque a garrafa no congelador: em caso de esquecimento, pode rebentar.
- Para abrir a garrafa, incline-a ligeiramente e distorça a argola da armação que segura a rolha. Retire a película que envolve a rolha e a armação. Se a rolha começar a sair logo, é mais prudente retirar tudo de uma vez.
- Pegue na garrafa com uma mão e segure a rolha com a outra. Rode a garrafa (e não a rolha, para esta não se partir). A rolha deve sair lentamente com pouco ruído. Cuidado ao abrir a garrafa, sobretudo com os olhos. A sobrepressão dos espumantes pode atingir 7 bares, enquanto a dos pneus de um carro ronda os 2 bares.
- Sirva em copos de vidro altos e estreitos, que permitam observar melhor a corrida das bolhas frescas e efervescentes. Com estes copos, perde menos gás ao servir. Para a espuma não transbordar, encha os copos até pouco mais de meio.
Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa
A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.
Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.