Notícias

Néctares e sumos 100% com excesso de açúcar

Fruta espremida ou a partir de concentrado? Com ou sem aditivos? Na grande maioria dos 84 néctares e 27 sumos estudados, e para embalagens de 200 ml, a quantidade de açúcares, entre naturais e adicionados, pode chegar aos 28 gramas.

Especialista:
Editor:
29 fevereiro 2024
2 embalagens plásticas transparentes com sumo cor de laranja vivo e tampa preta, sobre uma mesa de madeira escura; folhas verde escuras por baixo das garrafas

iStock

Nenhum dos 84 néctares ou dos 27 sumos 100% analisados pela DECO PROteste está perto de substituir o conjunto nutricional de uma simples peça de fruta. A maioria das 111 embalagens individuais testadas, quase todas de 200 ml, falha em alcançar uma qualidade aceitável.  

Qual a importância destes produtos para a alimentação? Pouca. A base para tal conclusão são as informações do rótulo, que permitem apreciar a composição nutricional. Começando pela lista de ingredientes e pela declaração nutricional, a partir das quais se empreende o cálculo do Nutri-Score, do qual a DECO PROteste se socorre. 

Entre néctares e sumos 100%, a diferença reside no teor mínimo de fruta. Nos primeiros, a quantidade oscila entre 25% e 85%; nos segundos, é de 100 por cento. Mas, se não ler atentamente o rótulo, a nuance pode passar despercebida. Só os teores maiores ou iguais a 40% são valorizados pelo Nutri-Score. 

Os teores em fibra, gorduras saturadas e sal são baixos. Já os açúcares variam, em média, entre 9%, nos néctares, e 11%, nos sumos 100%, ou seja, na simbologia do Nutri-Score, entre C (aceitável) e mau (E), passando pelo medíocre (D). 

Néctares e sumos: até 30 gramas de açúcar por embalagem

Se, entre os sumos 100%, a porção se fixa em 200 ml, nos néctares, varia entre 200, 250 e 330 mililitros. Olhando para os açúcares ingeridos, constata-se que a fasquia é sempre elevada. Só por 100 ml, nos sumos 100%, os açúcares totais, coincidentes com os naturais (provenientes da frutose, o açúcar da fruta), variam entre 8,3 e 12,5 gramas. E, nos néctares, entre 3,6 e 14,1 gramas, já a contar com o açúcar adicionado. Duplicando ou triplicando os valores anteriores, para adequar à real capacidade das embalagens, chega-se a mais de 20 ou 30 gramas de açúcar. Sejam naturais ou adicionados, o efeito na saúde é o mesmo. Para consumir com moderação, recomenda a Organização Mundial da Saúde.

Consoante a fruta que os compõe, em média, o sumo 100% fornece cerca de 50 kcal por 100 ml, e o néctar à volta de 40 kcal. A quase totalidade das calorias deve-se aos açúcares da fruta, mas os adicionados também nos néctares.

Muitos aditivos nos néctares

Entre os ingredientes listados, constam aditivos? Se sim, quais? São seguros? O simulador da DECO PROteste identifica cada um pelo seu nível de perigosidade. Apenas cinco sumos 100% contêm aditivos aceitáveis e toleráveis, como é o caso da vitamina C e do ácido cítrico, usados como antioxidantes e reguladores de acidez, respetivamente. Os néctares, pelo contrário, estão pejados de aditivos. A atenuante é que grande parte são aceitáveis e toleráveis. Ainda assim, entre 84, há 16 néctares com aditivos pouco recomendáveis, como os edulcorantes (acessulfame K e sucralose).

Néctares e sumos pouco processados

Concentrados que originam sumos, aromas, xaropes de glicose, edulcorantes e outras substâncias que denunciam o grau de transformação dos produtos, estiveram na mira do estudo. Mas são exceções, após a avaliação dos ingredientes ultraprocessados presentes, seguindo o sistema de classificação NOVA, que ordena os alimentos em quatro categorias, pelo grau de transformação a que foram submetidos.

Os melhores néctares

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar