Notícias

Caldos de galinha com aditivos enganadores

Caldos há muitos... e aqueles que dispensam ingredientes duvidosos, como alguns aditivos, são mais dignos de confiança. Mas são a minoria. Entre 14 caldos de galinha, só um demitiu, de uma só vez, sal e aditivos.

Sopa de cor amarela

iStock

Cubos de sabor lançados a sopas, arrozes, massas, assados, estufados e o que mais lhe aprouver. Tornam redundantes os temperos unidos em forma desidratada e concentrada: sal, gordura, aromas, resquícios de carnes e intensificadores de sabor... Poderíamos continuar, mas paremos no último, para atentar no que a DECO PROTESTE comprovou ao passar a pente fino a lista de ingredientes e a declaração nutricional de 14 caldos de galinha: a inclusão de aditivos é trivial. A banalização dos aditivos (substâncias naturais ou artificiais adicionadas a um produto alimentar para influenciar características, como cor, consistência, sabor e durabilidade), todos eles permitidos, mas quase todos duvidosos, como atestam estudos científicos, aconselha prudência e crítica. 

Quais os aditivos seguros?

Por que razão usar aditivos, se há marcas que não lhes sentem a falta? Minoritários, mas, ainda assim, cinco caldos apresentam-se sem aditivos. Face aos restantes, mantenha-se atento.  

Caldos de galinha com um, dois, três ou quatro aditivos

Embora os aditivos observados nos rótulos tenham sido autorizados pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA), subsistem suspeitas quanto aos efeitos – e a convicção de que qualquer um é dispensável. 

O E621 (glutamato monossódico), intensificador de sabor, é o traço comum às nove marcas com aditivos. Acerca do E621, o simulador da DECO PROTESTE é assertivo: "Duvidoso. Estudos não conclusivos ou controversos sobre a segurança. Enganador. Inútil e/ou pode mascarar a qualidade do alimento." Três caldos apresentam unicamente o E621 na composição: Auchan, PorSi e Bom Tacho (Dia). Os restantes seis caldos juntam um, ou mais, aditivos. 

 

 
Knorr: único caldo sem aditivos e sem sal.

 

Três caldos contêm mais um aditivo, além do E621. A Hacendado inclui ainda o E635 – 5'-ribonucleótido dissódico, intensificador de sabor sem risco de alergia, mas que, tal como o E621, engana, podendo mascarar a qualidade do alimento. Igualmente ardiloso é o corante E100 – curcumina, presente na lista de ingredientes do Continente. A acrescer, o risco de sobredosagem, sobretudo nas crianças.  

Em cena entra o corante E150d – caramelo sulfítico de amónio, identificado nos ingredientes do produto baixo em sal da Auchan, e suscetível de causar alergia. Controversas ou inconclusivas são as investigações sobre a sua segurança. 

 

 
Quatro dos 14 caldos analisados não continham aditivos, mas incluíam sal.

 

Os caldos da Knorr e da Rustica (E.Leclerc) já pertencem ao lote daqueles que misturam três aditivos. Além do E621, o primeiro contém E627 – guanilato dissódico, sem potencial alergénico, mas um intensificador de sabor enganador. Acumula com o E631 – inosinato dissódico, também intensificador sem risco de alergia, mas que pode mascarar a verdadeira face do alimento. A adicionar ao E621, o caldo da Rustica compõe o trio com o E635 – 5'-ribonucleótido dissódico, já atrás descrito para o produto da Hacendado, e com o E101 – riboflavinas; i) riboflavina, ii) riboflavina-5'-fosfato. Não provoca alergias, igualando, de resto, a descrição de outros corantes. 

 

 
A maioria dos caldos (nove em 14) acrescentam sal e aditivos aos ingredientes.

 

Um quarteto de aditivos compõe o cubo da Maggi. Além do omnipresente E621, do E635 – 5'-ribonucleótido dissódico e do E101 – riboflavinas; i) riboflavina, ii) riboflavina-5'-fosfato, já apresentados, o E150a – caramelo simples dá o ar da sua graça. Como qualquer corante, engana. Único ponto positivo: sem risco de alergia.

Pitadas de sal a mais

Os caldos da Auchan (com baixo teor em sal) e da Knorr são os únicos sem açúcar. Em 14, são a exceção que confirma a regra. Todavia, a Knorr contém maltodextrina e xarope de caramelo, também açúcares. E só a Knorr tem cubos sem sal. Todos os outros, em maior ou menor quantidade, incluem este tempero, e logo à cabeça (exceto o Knorr Natura, com a água no topo da lista).

Nos valores energéticos por 100 gramas de caldo antes de ser diluído, destacam-se os 93 kcal da Knorr Natura, contra os 502 kcal da Knorr sem sal. Estes chegam a ter mais do dobro de calorias em comparação com o Auchan (186 kcal), o Rustica (210 kcal), o Auchan com teor de sal reduzido (226 kcal) e o PorSi (250 kcal). O Rustica, com 4,5 gramas por 100 gramas, tem o menor teor de gorduras totais. Do lado oposto, o caldo Knorr sem sal revela 27 gramas. O Rustica refere a redução de 30% de gordura face aos caldos de galinha tradicionais. O cálculo de menos 30% corresponde à verdade, com exceção do Auchan baixo em sal.

Já quando se fala de gorduras saturadas, o Auchan (baixo em sal) restringe-se a 0,9 gramas por 100 gramas, nos antípodas do Knorr Vitalie, com 15 gramas. A maior variação, contudo, está no teor de sal. O Knorr sem sal contém 0,32 gramas por 100 gramas, enquanto o Auchan atinge os 58 gramas.

A diluição de um cubo em 500 ml de água, como a generalidade das marcas aconselha, reduz os valores. Mesmo assim, não são de ignorar. Por porção, definiu-se 100 ml de água para um quinto de cubo. O sal varia entre o zero da Knorr sem sal e os 1,2 gramas de quatro marcas. O Auchan anuncia pouco sal, mas os cálculos mostram que, por dose, tem mais do que outras marcas sem tal alegação. Uma porção de Rustica, Hacendado, Knorr, Pingo Doce, Auchan, Knorr Natura, Bom Tacho (Dia) e PorSi basta para atingir entre 20% e 25% do sal recomendado diariamente. 

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

JUNTE-SE A NÓS

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.