Dicas

Como fazer uma alimentação saudável e barata

Fazer uma alimentação saudável e barata é possível. Planeie a ementa, compre apenas aquilo de que necessita e prefira produtos frescos. Veja os menus que preparámos para si, a cerca de um euro e meio por refeição.

Editor:
08 setembro 2022
Duas tigelas de sopa e pão

iStock

"A comida saudável é cara” é a resposta que a maioria de nós dá, sempre que nos propõem mudar os hábitos alimentares para fazer uma alimentação saudável. E, à primeira vista, até pode parecer que sim. 

Um passeio por lojas e supermercados de calculadora na mão ajuda a confirmar a ideia. Nas prateleiras, coexistem produtos saudáveis (frescos ou minimamente processados) com outros de composição nutricional pobre, mas a um preço muito mais atrativo. No entanto, é possível aplicar os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada sem ultrapassar o orçamento. Para lá chegar, há hábitos que têm de ser alterados. 

Conhecer o Guia Mãe, quero mais brócolos!

Planear a ementa da semana e comprar apenas aquilo de que realmente se necessita são apenas os primeiros passos.

É possível ter uma alimentação saudável de baixo custo?

Hoje em dia, quando olhamos para o conteúdo do nosso prato, fica claro que muito mudou nos últimos 50 anos. 

Os nossos avós teriam dificuldade em entender a escolha de certos produtos, mesmo com a desculpa de que o ritmo de vida assim obriga. As empresas agroalimentares presenteiam os consumidores com uma infinidade de produtos processados, a um preço acessível, que prometem simplificar o dia-a-dia. Mas nem sempre esta oferta é saudável. Refrigerantes, bolachas, batatas fritas e algumas refeições prontas são disso exemplo. 

O preço dos bens alimentares saudáveis pode funcionar como entrave à mudança de hábitos, mas é possível seguir uma dieta equilibrada a custos suportáveis. A ementa semanal que a DECO PROTESTE propõe prova que as opções em tempo de crise podem ser boas e baratas.

Como fazer uma alimentação equilibrada

É essencial seguir as recomendações da roda dos alimentos, em particular no que diz respeito às porções a ter em conta. Muitos erros alimentares devem-se à falta de conhecimento, o que conduz ao consumo excessivo de alguns produtos. 

A água é vital e está no centro da roda. Um adulto deve consumir, em média, 2,5 litros de líquidos por dia. Uma vez que a alimentação sólida fornece cerca de um litro, sobram, pelo menos, mais 1,5 litros de líquidos que é necessário ingerir diariamente. Se tem dificuldade em beber água, alterne com chás ou sumos. 

Incorpore em todas as refeições uma porção de cereais ou derivados e tubérculos. Este grupo inclui pão, batata, massa, arroz, cereais e seus derivados. Prefira produtos integrais, já que também fornecem fibras alimentares, vitaminas e minerais.

Dê preferência a produtos da época. O segundo maior setor da roda dos alimentos inclui produtos hortícolas frescos e congelados. Consuma a mesma quantidade de hortaliças cruas e cozidas. Não esqueça a sopa.

Em relação à fruta e às leguminosas, é possível recorrer a produtos congelados e enlatados (neste caso, cuidado com o sal e com o açúcar adicionados). Além de estarem disponíveis todo o ano, apresentam um valor nutricional idêntico ao dos frescos.

Alimentação pesa nas despesas familiares

O preço do cabaz de bens alimentares essenciais tem aumentado semanalmente, desde 23 de fevereiro, quando a DECO PROTESTE arrancou com a análise de preços. Produtos alimentares e bebidas, habitação, água e energia representam mais de um terço dos gastos das famílias europeias, segundo dados do Eurostat 2022. 

Mantendo o pressuposto de uma alimentação equilibrada, os cálculos da DECO PROTESTE apontam para um gasto mínimo de 480 euros por mês. Contas feitas para um agregado familiar tradicional, isto é, composto por pai, mãe e dois filhos.

Alimentação saudável: refeições por cerca de 1,5€

Económicas, leves e fáceis de preparar são os principais atributos das refeições que a DECO PROTESTE preparou para si. Em baixo, encontra a indicação do preço por refeição e por pessoa.

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar