Notícias

Granola: quais os benefícios para a saúde?

A granola é uma escolha popular para o pequeno-almoço ou para o lanche. Mas será que estas misturas de cereais torrados, sementes e frutos secos são realmente benéficas para a saúde? Saiba tudo sobre este alimento.

Especialista:
Editor:
18 abril 2024
taça de vidro e taça de loiça com granola em cima de uma mesa, com uma colher ao lado

iStock

As granolas podem ter uma composição saudável e, nesse caso, são consideradas boas opções para pequenos-almoços ou lanches. Os ingredientes básicos são flocos de aveia, frutos secos (como nozes ou avelãs), sementes e outros cereais (por exemplo, de arroz, de trigo, de milho, de centeio ou de espelta).

Os flocos de aveia são cereais integrais ricos em fibras, que contribuem para a sensação de saciedade e para a regulação dos níveis de açúcar do corpo. Já os frutos secos e as sementes presentes na granola contêm gorduras saudáveis (como ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados) e nutrientes essenciais (como vitaminas e minerais).

Além destes ingredientes, existem granolas que incluem chocolate ou caramelo para fazer o gosto de quem tem boca doce. Para obter um efeito estaladiço, os fabricantes podem também adicionar açúcares e gorduras. Mas será que isso prejudica o valor nutricional da granola?

Granola rica em calorias, mas também em fibras

A adição de açúcar, ou mel, e gorduras para garantir a crocância tornam a granola mais calórica do que o muesli. Verifique atentamente os rótulos dos alimentos para apurar a composição nutricional do produto, com destaque para os ácidos gordos, o teor de açúcar e a fibra.

A granola é, por outro lado, uma boa fonte de fibras. Uma porção de 100 gramas de granola, com frutos secos e sementes, contém cerca de 9,9 gramas de fibras. Este valor representa mais do triplo que constitui os clássicos flocos de milho, com 3 gramas de fibra por 100 gramas.

A fibra também ajuda a saciar a fome ao absorver e aumentar a humidade durante a digestão, ocupando mais volume no estômago. Quem começa o dia com uma taça de granola fica, por isso, saciado durante mais tempo do que quem opta por cereais com pouca fibra. Além disso, o elevado teor de fibras beneficia o trânsito intestinal e combate a obstipação.

Muito açúcar compromete benefícios da granola

O teor de açúcar da granola tem um impacto no nível de açúcar no sangue (glicemia). Mas o índice glicémico dos alimentos também determina a sensação de saciedade.

Os alimentos com um índice glicémico elevado promovem a secreção de insulina. Após um grande pico, os níveis de açúcar baixam subitamente, o que resulta na sensação de fome poucas horas depois da refeição. É o caso dos cereais açucarados com pouca fibra.

A granola sem açúcar, pelo contrário, não provoca um pico significativo nos níveis de açúcar, pelo que a sensação de fome só se instala muito mais tarde.

Valor nutricional varia consoante a granola

Uma granola convencional tem valores nutricionais diferentes, por exemplo, de uma versão com frutos secos ou de uma versão com chocolate ou caramelo. 

A granola de fruta contém açúcares naturais para além dos açúcares adicionados. Já a granola com chocolate é composta geralmente por mais ácidos gordos saturados e mais açúcares, sejam do chocolate ou adicionados. A granola com frutos secos integra mais gorduras, cuja qualidade varia mediante o tipo de frutos secos utilizados. 

O valor nutricional da granola é determinado pela quantidade de açúcar, gordura e ingredientes adicionais, como o chocolate ou o caramelo. As diferenças de valor nutricional dos produtos podem aumentar consoante as variedades e as marcas.

O Nutri-Score é uma ferramenta eficaz para informar sobre a qualidade nutricional dos produtos alimentares. A pontuação tem em conta parâmetros como fibras, proteínas, frutas, legumes, e leguminosas. Considera, ainda, o valor energético, os ácidos gordos saturados, os açúcares e o sal

Quanta granola posso comer ao pequeno-almoço?

As porções recomendadas pelos fabricantes variam entre 30 e 50 gramas. Mas o mais comum é a ingestão de quantidades superiores, que oscilam entre 60 e 90 gramas. A porção ideal depende sempre das suas necessidades energéticas individuais, que são determinadas pela idade, pelo peso, pela altura e pela atividade física.

Os nutricionistas recomendam, pelo menos, 125 gramas de cereais integrais e entre 15 e 25 gramas de frutos secos. Uma mão-cheia de frutos secos equivale a cerca de 30 gramas. Uma vez que a granola pode conter nozes, avelãs, amêndoas ou sementes, este alimento é uma solução conveniente para seguir estas recomendações. 

No âmbito de uma alimentação saudável e equilibrada, uma criança de seis anos pode ingerir uma dose média de 30 gramas de granola. Já os adultos e os adolescentes com maiores necessidades energéticas podem consumir uma dose de cerca de 45 gramas.

Combinar a granola com um produto lácteo magro ou meio-gordo, uma peça de fruta e água ou uma bebida à base de água (como chá de ervas ou café) mantê-lo-á saciado durante toda a manhã.

Quais as diferenças entre muesli e granola?

O muesli mistura flocos de aveia com frutos secos e desidratados, sementes e/ou chocolate, mas não é cozinhado. Já a granola é uma variante crocante do muesli, à qual se adiciona frequentemente açúcares, mel, xarope de agave, xarope de ácer, xarope de glicose, além de óleos, antes de ser cozinhada no forno.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar