Leite inteiro vs. leite gordo: o que é mais correto?
Já viu à venda "leite inteiro" em vez de "leite gordo"? Serão leites com características diferentes? Veja se há algo que distinga as duas denominações.

Há quem se surpreenda ao ver, à venda, leite com a designação "leite inteiro". Será um novo tipo de leite? De acordo com a legislação, “leite gordo” ou “leite inteiro” são denominações equivalentes. Portanto, não se trata de um leite novo, mas de um termo diferente, legítimo perante a lei, de denominar o mesmo leite.
Como se definem os diferentes tipos de leite?
- Leite cru: que não tenha sido aquecido a mais de 40°C, nem tenha sido submetido a qualquer tratamento com efeito equivalente.
- Leite gordo ou leite inteiro: com um teor mínimo de matéria gorda de 3,50% (estandardizado); ou cujo teor de matéria gorda não tenha sido modificado desde a fase da ordenha, por adição ou eliminação de matéria gorda láctea, ou por mistura com leite cujo teor natural de matéria gorda tenha sido modificado (não estandardizado).
- Leite parcialmente desnatado ou meio-gordo: com o teor de matéria gorda reduzido para um valor compreendido entre um mínimo de 1,50% e um máximo de 1,80 por cento.
- Leite desnatado ou magro: o teor de matéria gorda reduzido para um valor não superior a 0,50 por cento.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |