Notícias

Quais os melhores televisores para pessoas com problemas visuais?

Início

A DECO PROTESTE incluiu no teste a televisores um critério de acessibilidade para pessoas com problemas visuais. Descubra quais são os melhores televisores para cegos ou pessoas que veem mal.

30 janeiro 2023
Família a ver TV acessível a cegos

Foi a pensar na inclusão das pessoas com problemas visuais que a DECO PROTESTE incorporou no teste a televisores um critério de acessibilidade. Os resultados dos televisores testados têm em conta este critério.

Escolher um TV mais acessível

Um televisor acessível para pessoas com problemas de visão tem de:

  • permitir o controlo das suas funções básicas por voz;
  • garantir a vocalização dos menus;
  • permitir a ampliação do ecrã e do texto;
  • modificar o contraste de cores;
  • ter um comando remoto adaptado, através de marcas táteis e relevo das teclas, por exemplo.

As soluções de acessibilidade para pessoas com deficiência visual foram avaliadas pela DECO PROTESTE em 227 televisores. Os resultados para 153 aparelhos encontram-se publicados no comparador de televisores da DECO PROTESTE. Estas soluções são, regra geral, comuns a todos os televisores de um mesmo fabricante, desde que partilhem o sistema operativo. 

Apesar de serem critérios de extrema importância, não foram tidos em conta na avaliação global dos televisores da DECO PROTESTE, pois a sua relevância depende das necessidades de cada utilizador.

Consulte o comparador de televisores

Para verificar se as opções analisadas facilitam, de facto, a experiência de utilização de quem não vê ou vê mal, a DECO PROTESTE pediu também a uma consumidora com problemas visuais que usasse um dos televisores da marca com melhores resultados, durante algum tempo. Nestes casos, usufruir de algo tão visual como um programa de televisão passa, sobretudo, pela audição. Mas, para tal, o televisor tem de incluir funções destinadas a ajudar estes utilizadores.

A ter em conta em caso de deficiência visual

A definição da lista de critérios analisados, bem como a metodologia para o teste prático, foram estabelecidas em cooperação com um painel de pessoas com deficiência visual, do Royal National Institute of Blind People (Reino Unido). Depois, em laboratório, os técnicos avaliaram, em todos os televisores testados em 2022, os seguintes parâmetros:

  • a qualidade e o nível de detalhe da vocalização dos menus;
  • as opções de ampliação do ecrã e dos textos;
  • o nível de contraste dos menus e as soluções para os maximizar;
  • a facilidade de acesso às funcionalidades;
  • e a adaptação dos comandos a consumidores com problemas visuais.

Foram ainda verificadas a usabilidade e a utilidade destas funções.

Se gostou deste conteúdo, apoie a nossa missão

Somos a DECO PROTESTE, a maior organização de consumidores portuguesa, consigo há 30 anos. A nossa independência só é possível através da sustentabilidade económica da atividade que desenvolvemos. Para mantermos esta estrutura a funcionar e levarmos até si um serviço de qualidade, precisamos do seu apoio.

Conheça a nossa oferta e faça parte da comunidade de Simpatizantes. Basta registar-se gratuitamente no site. Se preferir, pode subscrever a qualquer momento.

 

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.