Notícias

Telemóveis para seniores: boa escolha a partir de 30 euros

11 março 2016

11 março 2016

A maioria dos telemóveis para seniores satisfaz pouco. Descobrimos um modelo que se destaca pela facilidade de utilização. É uma boa solução e custa 30 a 35 euros.

Início

Estes telemóveis são escolhas interessantes para os seniores que, com o avançar da idade, começam a ter menos destreza nas mãos, falta de visão e, nalguns casos, de audição. Daí ser essencial escolher com mais cuidado um telemóvel que possa usar com facilidade. Veja o nosso teste a 150 telemóveis.

Os telemóveis para seniores são aparelhos simples, sobretudo para fazer chamadas ou enviar mensagens. Destacam-se por terem teclas e carateres de maiores dimensões, que permitem maior facilidade de uso, e pela função de emergência.

Entre outras funcionalidades, salientamos uma base de carregamento, presente em todos os aparelhos, útil para quem tem restrições de visão ou de movimentos. É mais fácil depositar o aparelho na base do que tentar ligar a pequena ficha do carregador ao telemóvel.

A marcação assistida por voz permite ouvir o número que está a ser marcado, evitando enganos. Quanto à lanterna, funciona com o telemóvel desligado e pode ser útil.

Estes equipamentos também apresentam funções extra, como a câmara fotográfica. Ainda que seja usada pelos fabricantes para seduzir o consumidor, esta função é tão má que, muitas vezes, se torna inútil.

Truques para configurar
Se já tem um telemóvel ou smartphone e quer adaptá-lo à medida de um utilizador sénior, o ideal é configurar o aparelho. É muito simples. Experimente estes truques. Em Definições > Acessibilidade, pode aumentar as fontes ou colocá-las em negrito (iPhone). Também pode alterar o contraste e a luminosidade.

Outra boa dica é definir a sensibilidade ao toque no ecrã. E inserir a opção de voz que pronuncia cada botão quando pressionado. A função de zoom amplia os textos de um modo simples e rápido. Já a função de cores negativas facilita a legibilidade das opções no ecrã.

Nalgumas marcas de smartphones, como a Samsung e a LG, há uma opção que simplifica o ecrã principal com as aplicações realmente importantes e ícones maiores.

Aumente o tamanho da fonte.
Aumente o tamanho da fonte.
Usar cor negativa facilita a legibilidade.
Usar cor negativa facilita a legibilidade.
Ecrã principal apenas com apps e ícones mais interessantes.
Ecrã principal apenas com apps e ícones mais interessantes.

A primeira vez com uma boa proposta
Testámos 4 telemóveis para seniores. Examinámos critérios como o som, a facilidade do uso, a durabilidade, a bateria e a função de emergência. A última é comum a todos os telemóveis testados. É um botão de grandes dimensões na parte traseira. Quando premido, inicia a ligação para uma lista de 5 contactos. Quando o primeiro não atende, liga para o número seguinte na lista e assim sucessivamente.

Alguns dos modelos testados param a ligação em cadeia quando uma das chamadas acede ao voicemail, o que é grave. A mensagem pode chegar tarde demais. O 112 não pode ser adicionado a esta lista de contactos para evitar “entupir” as linhas com manipulações erradas.