Dicas

Telemóveis resistentes: o que são e como escolher?

Se trabalha ao ar livre, faz exercício físico com frequência ou costuma enfrentar climas extremos, talvez precise de um telemóvel à prova de condições extremas, choque, quedas, pó e água. Saiba quais as características dos smartphones resistentes e como escolher um adequado às suas necessidades.

18 julho 2022
telemóvel resistente

iStock

Mais robustos do que os smartphones comuns, os smartphones resistentes são construídos para “sobreviver” a condições adversas, como ambientes húmidos e empoeirados, temperaturas extremas, choques e quedas. Mas quais são as principais diferenças entre estes telemóveis e um simples smartphone? Quanto custam? Resistem mesmo a tudo? Respondemos às principais dúvidas.

Telemóveis resistentes: o que são e quais as características?

Ao longo dos anos, os telemóveis tornaram-se cada vez mais robustos. Atualmente, alguns já podem ser imersos em água durante algum tempo e muitos suportam jatos de água e têm ecrãs mais resistentes que saem ilesos de quedas ou choques, embora o resultado dependa muito do ângulo de queda e do tipo de superfície onde o equipamento cai. Não são indestrutíveis, mas se precisa de usar frequentemente o telemóvel em ambientes mais adversos, por exemplo, em locais de obras, os smartphones resistentes podem ser uma boa solução: tem proteções que os tornam mais volumosos e pesados e, por isso, têm menor probabilidade de serem danificados por quedas ou pancadas. Alguns podem contar com recursos que alguns profissionais valorizam, como endoscópio, câmara fotográfica térmica ou telémetro laser para medir distâncias. Contudo, o seu desempenho geral e estética podem deixar a desejar em comparação com outros smartphones.

Como interpretar o índice de proteção IP

A maioria dos smartphones resistentes tem classificação de proteção (índice de proteção IP) contra a intrusão de água e poeira. Esta é uma norma internacional da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) que classifica e avalia o grau de proteção de produtos eletrónicos. O objetivo desta classificação é que os consumidores saibam exatamente o que podem esperar do desempenho dos telemóveis em contacto com este tipo de “agressões”.

Por exemplo, um smartphone à prova de poeira e à prova de água pode ter uma classificação IP68. O primeiro dígito indica se está protegido contra a entrada de partículas sólidas, numa escala de 0 (nenhuma proteção) a 6 (à prova de poeira). O segundo dígito indica se o telemóvel está protegido contra líquidos, numa escala de 0 (nenhuma proteção) a 9 (elevada proteção). Se um X substituir um dos dígitos, não há dados disponíveis para os critérios específicos (por exemplo, IP6X).

O que é a certificação MIL-STD-810H?

A certificação MIL-STD-810H é uma certificação militar dos Estados Unidos da América (EUA) que garante um nível de durabilidade para um dispositivo tecnológico. O equipamento deve passar por uma série de testes, executados em ambientes específicos, para analisar critérios como resistência a temperatura (incluindo mudanças repentinas), a choque, a radiação solar, a chuva, a fungos, a vibração, etc. No entanto, lembre-se de que a presença desta certificação num telemóvel não é uma garantia de que o dispositivo é” à prova de bala”. Algumas marcas usam esta expressão nos seus materiais publicitários, mas tal não passa de uma alegação de marketing.

O que torna o ecrã de alguns telemóveis tão resistente?

Alguns dos melhores smartphones, resistentes ou não, já incorporam algum tipo de vidro temperado no ecrã. Este tipo de vidro é projetado para ser mais duro do que a maioria dos objetos e, por isso, pode resistir melhor a agressões de materiais como ferro, aço e níquel.

A Apple, por exemplo, usa o vidro Ceramic Shield nos seus dispositivos, um material que promete melhor resistência a quedas ou arranhões e um bom desempenho ótico. Os pequenos cristais cerâmicos que são incorporados no vidro passam por um processo de cristalização a elevadas temperaturas e é isso que lhe confere maior robustez. O Corning Gorila Glass, um material já integrado em vários equipamentos, como o Samsung Z Fold 3, por sua vez, alega fornecer resistência a danos provocados por arranhões, choques e quedas. 

Preciso de um smartphone resistente?

Estes smartphones raramente são usados como telemóvel pessoal, mas sim como telemóvel de trabalho, principalmente por pessoas que precisam de os utilizar em locais de obras, fábricas empoeiradas ou atividades que envolvam contacto com água, onde o risco de serem danificados é maior. São também populares junto dos mais aventureiros ou por quem faz atividades físicas intensas ao ar livre, como vela, canoagem, alpinismo, ciclismo, etc.

Ao escolher um telemóvel resistente, não olhe apenas ao material do ecrã. Avalie os restantes materiais usados na sua construção e tente saber se funciona ou não com luvas, se permite ler o ecrã em condições de luz intensa, qual a resistência da bateria (nomeadamente a temperaturas elevadas ou a mudanças repentinas de temperatura), se sobrevive a jatos de água, se suporta uma breve queda em água ou submersão mais prolongada e se é resistente a produtos químicos.

Há marcas especializadas nestes smartphones? Onde os posso comprar?

Existem marcas específicas especializadas em telefones resistentes, embora a Samsung, Nokia e Motorola também apresentem alguns modelos deste tipo. As mais conhecidas são a Crosscall, CAT e a Blackview, mas há outras marcas presentes no mercado europeu, sobretudo através do e-commerce, tais como a Ulefone, a Oukitel, a Hammer e a Doogee. Geralmente, estes smartphones posicionam-se no segmento médio do mercado de smartphones e o seu preço pode variar entre 120 e 700 euros, mas são as características que determinam o preço final do dispositivo. Ainda que estejamos a falar de um nicho de mercado, os canais de compra são os mesmos dos smartphones normais. Pode encontrá-los em retalhistas especializados em tecnologia, tanto em lojas físicas como online.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.