Dicas

Impressoras A3: impressão versátil em diferentes formatos

Para além de imprimirem ficheiros de grandes formatos, as impressoras A3 permitem também a impressão em formato A4 e dimensões menores.

Impressoras A3: impressão versátil em diferentes formatos

iStock

O tamanho mais comum para impressão é o formato A4. Mas para determinados trabalhos (por exemplo, que envolvam desenho técnico) pode precisar de imprimir documentos maiores. Para satisfazer essas necessidades, uma impressora A3 pode ser a solução, pois também imprime em formato A4 e noutros mais pequenos.

Estas impressoras não diferem muito das impressoras A4 a jato de tinta ou laser. Um dos fatores diferenciadores das impressoras A3 é a sua maior dimensão para acomodar o papel mais largo.

Quando precisa de imprimir uma grande quantidade de páginas de uma vez, uma impressora A3 também pode ser útil, pois consegue imprimir duas páginas A4 numa folha de papel A3.

Se imprime em formato A3 só de vez em quando e não precisa de impressões imediatas, talvez seja preferível fazer essas impressões num centro de cópias.

Quais as funcionalidades das impressoras A3?

Devido à sua bandeja de papel maior, as impressoras A3 requerem um design mais volumoso e necessita de mais espaço para a acomodar.

Em regra, as impressoras A3 a cores estão disponíveis como impressoras multifunções (All-in-One), mas também existem impressoras simples. Para além de imprimir, as impressoras multifunções conseguem fotocopiar, digitalizar e enviar fax em alguns modelos. Porém, considere que algumas impressoras com estas características conseguem apenas copiar e digitalizar documentos em formato A4. Verifique antes de comprar, caso pretenda copiar e digitalizar em A3.

Se pretende uma impressora A3 a jato de tinta, compare os modelos testados e preços

As impressoras A3 a laser são mais adequadas para profissionais, sobretudo pela rapidez superior. Conseguem imprimir texto com maior qualidade, mas o preço de aquisição tende a ser mais elevado, a partir de 959 euros.

Como escolher uma impressora A3?

A escolha da sua impressora deve depender sempre das suas necessidades de impressão. Saiba quais são os principais critérios a considerar.

Resolução da impressão

Se deseja imprimir apenas textos, não precisa de uma resolução de impressão muito alta. Para obter resultados satisfatórios, uma resolução de 600 x 600 dpi é o suficiente. Para a impressão de elementos gráficos complexos ou fotografias, a impressora A3 deve ter uma resolução de, pelo menos, 2400 x 1200 dpi.

Velocidade de impressão

Se valoriza uma impressão rápida, os modelos mais lentos imprimem cerca de 14,5 páginas por minuto, em formato A3 e a preto e branco, e os mais rápidos imprimem quase o dobro dessas páginas, no mesmo espaço de tempo.

Dimensões

Uma impressora A3, devido à sua grande dimensão, pode ser pouco prática para utilização doméstica quando o espaço disponível é limitado. Além de ser mais volumosa, as bandejas de papel requerem um espaço adicional significativo na parte frontal ou traseira da impressora.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.