Dicas

Como limpar a impressora

Quando se usa a impressora, nada é mais irritante do que ter papel encravado, impressões com falhas de tinta ou um equipamento que não funciona rapidamente. Veja as nossas dicas para limpar e manter a impressora a funcionar sem problemas.

04 maio 2022
Homem com luvas a limpar impressora

iStock

Para que uma impressora seja eficiente e corresponda quando precisamos dela com urgência para trabalhar, é importante que esteja limpa e a funcionar corretamente. Bastam 5 dicas para conseguir imprimir sem problemas.

1. Verificar o papel na impressora

Evite que o papel fique muito húmido ou seque demasiado, pois isso pode estar na origem do papel encravado na impressora. Mantenha o papel dentro da embalagem original. Caso o papel esteja na bandeja da impressora há algum tempo e ficou húmido, troque-o por papel mais seco ou coloque-no na embalagem original, protegido.

Nunca coloque mais papel do que o indicado na bandeja da impressora. Papel em excesso também pode levar a que a impressora encrave. Sempre que possível, use o tipo de papel e a gramagem indicados nas especificações detalhadas da impressora no site do fabricante.

Há uma folha presa na impressora? Tente retirá-la com as duas mãos, no sentido oposto da impressão. Se a página se rasgar, tente encontrar e remover o bocado de papel que ficou preso. Caso não consiga, desligue a impressora e siga as instruções no manual do utilizador.

2. Evitar o entupimento das cabeças de impressão

As cabeças de impressão podem estar a falhar porque estão entupidas com tinta. Quando a impressora não é muito utilizada, a tinta tem tempo de secar e este problema é mais frequente. Uma forma de evitar que as cabeças de impressão fiquem entupidas é imprimir, pelo menos, uma página com alguma frequência, por exemplo, todos os meses.

Imprima uma página de teste. Se perceber que a impressão tem erros, consulte o manual para saber o que fazer. Recomenda-se um ciclo de limpeza completo, apesar de consumir muita tinta.

Se não usa a impressora com frequência, é melhor evitar comprar os cartuchos de tinta de grande capacidade. Podem ser mais baratos por ml de tinta, mas são mais propensos a secar as cabeças de impressão.

3. Alinhar as cabeças de impressão

Já completou um ciclo de limpeza, mas a impressão ainda não está boa? Tente alinhar as cabeças de impressão. Siga os passos do manual de instruções. Muitas vezes, basta imprimir uma página de teste específica e, de seguida, ajustar manualmente as configurações ou fazer com que a sua impressora digitalize a página de teste.

4. Como verificar o toner da impressora a laser

Quando a impressora a laser imprime com cada vez menos qualidade, poderá ser porque o modo eco ou rascunho estão ativados. Depois desta verificação, veja se há tinta suficiente (use luvas se necessário). Remova o toner da impressora, agite-o levemente e reinstale-o. No caso de não funcionar, tente ajustar a densidade de impressão.

No computador, vá a "Iniciar" > "Definições" > "Dispositivos > “Impressoras e scanners”, selecione a impressora e clique em “Gerir” > “Preferências de impressão” > "Avançado", aumente a qualidade e  pressione "OK".

5. A impressora não quer imprimir

Por vezes, uma atualização do Windows impede que se continue a imprimir ou a impressão não sai como é habitual. Se asssim for, imprima uma página de teste diretamente da impressora, sem passar pelo computador. Se esta impressão estiver bem, o problema é das configurações do computador. 

À partida, o Windows faz a gestão dos drivers automaticamente, mas também poderá atualizá-los manualmente. Neste caso, vá a "Iniciar">"Definições" > "Atualização e segurança" e no Windows Update selecione "Procurar atualizações".

Também pode encontrar os drivers nos sites dos fabricantes. Para evitar malware, nunca faça o download de outro site. Para instalar o driver, basta clicar duas vezes no arquivo ".exe".

Algumas vezes, é necessário reinstalar a impressora depois de instalar novos drivers. Faça-o em "Iniciar" > "Definições" > "Dispositivos" > "Impressoras e scanners". Escolha a impressora e selecione “Remover dispositivo”. Reinstale depois a impressora clicando em "Adicionar uma impressora ou um scanner". Aguarde até que o seu computador encontre a impressora. Selecione-a e escolha "Adicionar dispositivo".

Comparar resultados e preços de impressoras

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.