Como escolher a impressora
Ajudamos a escolher o melhor modelo para si.
Por menos de 100 euros, encontra bons modelos para imprimir, digitalizar e copiar. Em função do seu perfil de utilizador, revelamos se deve comprar uma impressora a laser ou a jato de tinta. Descubra as dicas da DECO PROteste para poupar tinta e papel.
Principais características
Antes de escolher, importa decidir as características principais pretendidas para a nova impressora.
Impressão monocromática ou a cores: preto é suficiente ou também pretende imprimir a cores? Aparelho simples ou multifunções: basta imprimir ou também será necessário copiar e digitalizar?
Se quer imprimir a cores e é um utilizador esporádico (menos de 400 páginas por ano), um modelo multifunções a jato de tinta que utilize cartuchos é o aparelho mais adequado. Mesmo que não necessite de copiar e digitalizar, as multifunções desta tecnologia não encarecem o equipamento, nem têm inconvenientes face às impressoras simples. Além disso, a oferta é muito mais vasta.
Já se deseja imprimir a cores e é um utilizador moderado ou frequente (até mil páginas por ano, ou seja, duas resmas), as multifunções a jato de tinta também são as mais indicadas. Incluem-se aqui os modelos que usam tanques, abastecidos por meio de recargas, que custam até cerca de 20 vezes menos do que a tinta em cartuchos. Mas o preço de compra é mais elevado: conte com, pelo menos, 170 euros.
Para imprimir a cores, segundo um ritmo intensivo (mais de mil páginas por ano, ou seja, pelo menos, duas resmas), a solução tanto pode passar por uma jato de tinta com tanques, como por um modelo a laser. As razões? A elevada velocidade e a melhor qualidade na impressão de texto. Apesar de serem aparelhos dispendiosos na compra, sobretudo as multifunções a cores, com preços a partir de 230 euros, têm custos de impressão mais baixos do que as impressoras a jato de tinta que utilizam cartuchos.
Se a impressão a preto é suficiente, para uma utilização esporádica ou moderada (menos de uma resma de papel), os aparelhos simples ou multifunções a jato de tinta, apesar de também imprimirem a cores, são ainda a opção mais adequada em termos de custos.
Finalmente, para uma utilização frequente ou intensiva a preto (mais de uma resma de papel), as impressoras a laser monocromáticas simples ou multifunções são a escolha mais acertada. Têm um preço de aquisição moderado, o custo de utilização é baixo, são muito mais rápidas e apresentam a melhor qualidade de impressão de texto.
Rapidez e qualidade de impressão
Privilegia a rapidez ou a qualidade de impressão?
A escolha deverá recair no tipo de impressora que oferece as características mais ajustadas à tarefa.
- As impressoras a laser são a melhor opção quando a rapidez é indispensável.
- Os modelos a jato de tinta são mais indicados para imprimir fotos com melhor qualidade.
Pretende imprimir a partir do smartphone ou do tablet?
Para dispensar a ligação física do computador ou de outro equipamento (tablet ou smartphone, por exemplo) à impressora, escolha um modelo com ligação wi-fi. A grande maioria dos aparelhos dispõe desta funcionalidade, sendo, geralmente, compatíveis com as tecnologias Apple AirPrint e Google Cloud Print, que facilitam a impressão sem fios.
Em alternativa, alguns modelos incluem a tecnologia Near Field Communication (NFC), que permite estabelecer a comunicação entre o smartphone e a impressora de modo automático, sem fios, mesmo se o wi-fi falhar.
Poupar tinta e papel
Optando pelas Escolhas Acertadas e pelas lojas mais baratas, pode poupar bastante na compra da impressora. A forma como imprime também influi nos custos de utilização. Procure reduzir os gastos de tinta e de papel com alguns conselhos práticos.
- Comece por avaliar se precisa mesmo de imprimir. Para consultar um documento mais tarde, existe uma alternativa: clique em “Imprimir”, abra a janela que permite selecionar a impressora e escolha “Imprimir em PDF” (portable document format). Pode, assim, gravar o documento numa pasta do computador, para abrir mais tarde ou enviar por e-mail, por exemplo.
- Quando possível, imprima em modo de rascunho e frente e verso, e condense o texto. Também conhecido por “rápido” ou de “resolução reduzida” (em inglês, draft, fast, faster printing ou reduced resolution), o modo de rascunho é mais rápido, além de oferecer qualidade de impressão aceitável e usar menos tinta.
- As cores saem mais caras do que o preto e têm um impacto ambiental muito maior. Se forem dispensáveis, selecione a opção “escala de cinzento” (em inglês, printing grayscale ou black ink only).
- Ao surgir o aviso de pouca tinta, não substitua logo o tinteiro. Na maioria dos modelos, este aviso aparece muito antes de a tinta se esgotar. Continue a usar a impressora até que falhe.
- Use os dois lados da folha. Se a impressora não dispuser da função para imprimir frente e verso, reutilize o lado não impresso.
- Nas impressões de PowerPoint, selecione, pelo menos, dois slides por página. Proceda da mesma forma para gráficos e imagens, se ficarem perfeitamente legíveis numa só página. Faça uma pré-visualização, para ter a certeza de que imprime só o que precisa.
- Para páginas web, na pré-visualização do browser, adapte as configurações para imprimir só o necessário, optar pelo frente e verso, eliminar imagens em segundo plano, etc.
Custos com tinta e toner
O teste a impressoras da DECO PROTeste abrange desde modelos mais básicos de jato de tinta, para quem só faz impressões ocasionalmente, a modelos a laser, adequados para uma utilização mais intensiva, que privilegia a velocidade e os custos de utilização. O preço de compra varia consideravelmente, entre cerca de 30 euros e mais de 400 euros. Mas, ao contrário de outros produtos informáticos, há que ter em conta os custos de utilização elevados, dependentes do preço da tinta.
Na verdade, o custo da tinta ou do toner ultrapassa largamente o preço de compra ao longo da vida da impressora. E, obviamente, quanto mais páginas imprimir, maior será. No entanto, pode ser menor ou maior consoante o tipo de impressora: embora os modelos a laser e a jato de tinta que utilizam tanques sejam mais caros na compra, apresentam custos de utilização mais baixos face aos modelos de jato de tinta que utilizam cartuchos. Além disso, dentro do mesmo tipo de impressora, a diferença de custo da tinta ou do toner também pode ser muito grande em função do modelo escolhido.
Daí que, além dos resultados técnicos, os testes realizados pela DECO PROTeste considerem os custos reais de utilização, obtidos através do teste de consumo. Para o orientar na escolha, confira as características mais importantes para si e decida com a ajuda do comparador de impressoras.
Questões frequentes
Respondemos às principais dúvidas sobre impressoras.
Sai mais barato imprimir com tanques de tinta?
Os modelos multifunções com tanque são, em tudo, idênticos aos jato de tinta. Mas, em vez de usarem cartuchos, incluem reservatórios, que são abastecidos com recargas vendidas em frascos de grande capacidade. E é aqui que reside a grande poupança: estes aparelhos têm custos de impressão até cerca de 20 vezes inferiores aos dos equipamentos com cartucho. Contudo, só compensam para quem imprime muito, já que são mais caros. Começam nos 170 euros, mas a média ronda os 280 euros.
Existem modelos que imprimem folhas A3?
Sim. A maioria dos aparelhos testados aceita, no máximo, o formato A4 (210 x 297 mm), mas alguns têm capacidade para folhas A3 (297 x 420 mm) ou A3+ (329 x 483 mm).
Qual o melhor modelo para imprimir a partir de um smartphone?
O telemóvel é o dispositivo mais usado para fotografar, e começa também a generalizar-se a impressão através deste equipamento. Se pretende imprimir fotos a partir do smartphone, privilegie um modelo de jato de tinta que ofereça ligação wi-fi: nesta função, obterá um melhor desempenho do que com um aparelho a laser.
São poucas as impressoras que incluem leitor de cartões ou entrada USB com tecnologia PictBridge, para imprimir ficheiros ou fotos a partir de um cartão de memória, de uma pen-USB ou de uma máquina fotográfica.