Dicas

Como escolher tinteiros e toners para a impressora

Quando compra uma impressora também deve ter em conta outros custos, como os toners ou tinteiros. Sejam da marca, compatíveis ou recarregáveis, há várias opções para cada caso. Saiba como escolher.

06 maio 2022
Tinteiros na impressora

iStock

Os tinteiros para as impressoras podem sair caros, sobretudo se forem de marca. Dependendo das impressoras, um conjunto de tinteiros originais para um modelo básico de impressora multifuncional pode custar tanto, ou até mais, do que o próprio aparelho. Ao longo do tempo, a tinta ou toner são certamente o custo que prevalece sobre todos os outros. Por esta razão, faz sentido escolher uma impressora com base neste custo, nomeadamente o custo de impressão por página, que calculamos para todas as impressoras e divulgamos no nosso comparador.

Para conhecer a Escolha Acertada e as impressoras com melhor qualidade e os custos de impressão mais baixos, veja os resultados do nosso comparador de impressoras.

Ver teste a impressoras

Sabe como reduzir os custos a imprimir? Ajudamos a responder a algumas dúvidas.

Tipos de tinteiros

Há vários tipos de tinteiros, com preços e qualidade distintos. A escolha de uns ou de outros depende dos resultados pretendidos.

Tinteiros separados

Algumas impressoras multifuncionais têm um único tinteiro para as três cores básicas. A grande desvantagem é ter de substituir o tinteiro todo assim que uma única cor estiver vazia. Com tinteiros coloridos separados, não enfrenta esse problema. Além disso, algumas impressoras trazem tinteiros adicionais para melhorar a qualidade das fotografias.

Tinteiros de grande capacidade

Para algumas impressoras, é possível escolher entre tinteiros normais e de grande capacidade ou XL. Os tinteiros de capacidade normal, por terem um custo de aquisição mais baixo (cerca de 30%), poderão ser mais interessantes para quem imprime pouco, e também reduzem o risco de problemas de secagem da tinta ao longo do tempo. Por outro lado, os tinteiros de grande capacidade são vantajosos para quem imprime muito, pois permitem imprimir a um custo inferior, duram mais tempo e produzem menos resíduos.

Tinteiros compatíveis

Com tinteiros compatíveis, especialmente os XL, pode poupar bastante dinheiro. Alguns custam metade do preço de um tinteiro original, apesar de a qualidade de impressão ser normalmente inferior à dos originais, sobretudo para fotografias e documentos impressos em alta resolução. Nos testes que temos vindo a fazer, quase todas as marcas compatíveis oferecem boa qualidade de impressão de texto e de gráficos. A qualidade às vezes é quase tão boa como a dos tinteiros originais da marca. O mesmo não acontece se quiser imprimir fotografias de boa qualidade: apenas algumas marcas conseguem aproximar-se da qualidade dos tinteiros de tinta originais da Canon e HP, por exemplo. A maioria, no entanto, oferece qualidade de impressão de fotos muito razoável. Os problemas com tinteiros compatíveis variam muito, dependendo da marca da impressora. 

As impressoras de tanque que não utilizam tinteiros são uma boa opção?

Imprimir com tanque é 20 vezes mais barato. Nos nossos testes a impressoras, comparámos os custos de impressão da nossa Escolha Acertada com os da impressora de tanque com boa qualidade e menor preço de aquisição: a Epson EcoTank ET-2750. Os custos de impressão desta última são 17 a 27 vezes inferiores. Mas o preço de aquisição dos modelos com tanque é elevado: ronda os 280 euros. Só compensam para quem imprime muito. Os modelos com tanque de tinta são em tudo idênticos aos multifunções a jato de tinta, mas, em vez de usarem cartuchos, incluem reservatórios que se enchem com recargas vendidas em frascos de grande capacidade. Se tiver um perfil de utilização típico de um utilizador doméstico (impressão de cerca de 300 a 400 páginas por ano), não compensa optar por uma impressora de tanque, por ser cara. Já para utilizadores que imprimem mais de 1000 páginas por ano, alguns destes aparelhos mais baratos poderão ser uma boa escolha.

Como reduzir os custos com a impressora

Há algumas práticas possíveis de adotar para poupar no papel e na tinta e reduzir os custos a médio e longo prazo com a impressora.

  • Escolha o tipo de letra. Por incrível que pareça, o tipo de letra nos textos também influencia o consumo de tinta. Algumas fontes são menos eficientes do que outras: Times New Roman, Calibri ou Century Gothic consomem energia em comparação com Arial, Tahoma ou Verdana.
  • Selecione a resolução da impressora. Algumas impressoras permitem fazer este ajuste, medido em dpi (pontos por polegada). Se a impressão de texto não exigir alta qualidade, também poderá economizar tinta diminuindo o número de dpi nas configurações.
  • Poupe no papel. Para economizar papel, pode imprimir frente e verso e ajustar as margens do seu documento. Também pode usar softwares ecológicos, como o Green Print ou as funções do Edge, Firefox, Chrome ou Windows que adaptam o tamanho, filtram as páginas antes de imprimir e excluem as páginas em branco e as que levam apenas cabeçalho ou rodapé, entre outros.
  • Imprima em modo rascunho. Para poupar tinta, imprima no modo “rascunho” ou “impressão rápida” para textos e alguns gráficos. Assim usa metade da tinta e economiza tempo.
  • Imprima a preto e branco. Sempre que possível, imprima a preto e branco. Em média, os tinteiros de cor são 3 a 5 vezes mais caros do que os de tinta preta.
  • Substitua o tinteiro só quando não imprimir. Quando a impressora avisa que está com pouca tinta, é aconselhável comprar um novo tinteiro, mas não o substitua logo. Ainda é possível imprimir algumas dezenas de páginas desde o primeiro aviso até que a substituição do tinteiro se torne inevitável. O número aumenta consideravelmente nas impressoras a laser.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.