Notícias

PlayStation 5 Pro chega no inverno para um nicho

A PlayStation 5 Pro deve chegar às lojas neste inverno. O preço elevado e o tipo de utilizadores a que se dirige podem tornar esta consola interessante apenas para um nicho. Conheça as características da PS 5 Pro.

Especialista:
Editor:
11 outubro 2024
playstation 5 pro

iStock

A Sony anunciou, para este inverno, o lançamento da PlayStation 5 Pro. Como na geração anterior, a consola doméstica mais vendida da Sony vai ter uma atualização de meia-idade. A PlayStation 5 Pro não vem substituir a Playstation 5, até porque terá um preço elevado (799,99 euros). É direcionada ao segmento de jogadores que querem a melhor experiência de jogo sem terem de usar um computador para jogos topo de gama.

A PlayStation 5 Pro não tem uma unidade Blu-ray integrada para jogos e/ou vídeos. Pode comprar, em separado, um leitor de discos Blu-ray, por cerca de 119 euros, como acontece com a PlayStation 5 “Slim”. O modelo Pro conta, ainda, com mais espaço de armazenamento, estando equipado com um disco SSD de 2 TB, em vez dos 1 TB da PlayStation 5 atual.

Processador gráfico da PS5 Pro

Segundo dados da Sony, o processador gráfico da PS5 Pro tem mais 67% de unidades de processamento no seu interior do que a PS5 atual, além de memória 28% mais rápida. No geral, este aumento permite uma renderização até 45% mais rápida para o jogo. Este acréscimo de potência gráfica vai, certamente, permitir uma renderização dos jogos mais rápida e jogos mais detalhados e com jogabilidade mais fluida.

A PlayStation 5 padrão tem um processador gráfico comparável a uma placa de vídeo de PC de gama média baixa, enquanto o da PlayStation 5 Pro é comparável a uma placa de vídeo de PC de gama média/alta.

Tecnologia ray tracing

O ray tracing é uma tecnologia de rastreamento redesenhada para dar mais dinamismo ao reflexo e à refração de luz.

A técnica de ray tracing é usada, por exemplo, na indústria cinematográfica para efeitos especiais e em filmes de animação. Até há uns anos não era possível usar esta técnica para jogos de computador, mas a última geração de processadores gráficos veio permitir essa utilização.

A PlayStation 5 original também tem esta capacidade. No entanto, tem um desempenho muito inferior em comparação com uma placa de vídeo de PC moderna. A diferença atenua-se com a nova PS 5 Pro.

Upscaling orientado por inteligência artificial

Os jogos mais elaborados graficamente são tão exigentes do ponto de vista gráfico que, mesmo uma placa gráfica recente, de bom desempenho, vê-se forçada a ter de representar as imagens com uma resolução mais baixa para poder manter uma boa fluidez das mesmas. Nestes casos, depois é necessário fazer o upscaling das imagens para coincidir com a resolução do monitor/TV (por exemplo, o 4K).

Este tipo de upscaling usado na PS5 Pro diz recorrer a inteligência artificial (IA), que permitirá que a adaptação da resolução acrescente mesmo algum detalhe às imagens, analisando as imagens e identificando que detalhes podem estar em falta.

Vale a pena apostar na PS5 Pro?

Existe algum burburinho em relação ao preço da PS5 Pro, considerado demasiado elevado. Mas há dois fatores importantes a considerar.

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar