MacBook Pro M3 da Apple é demasiado caro para o que oferece
A DECO PROteste testou o novo MacBook Pro M3, de 14 polegadas, e surgiu a dúvida: qual é o público-alvo da Apple para este computador portátil? Para os utilizadores comuns, é um portátil demasiado potente; para quem procura uma máquina de alto desempenho, tem uma clara limitação. Conheça os resultados da análise.

O teste da DECO PROteste ao novo MacBook Pro M3, de 14 polegadas, levantou a dúvida sobre qual poderá ser o público-alvo para este portátil da Apple. Por um lado, por ser um computador demasiado potente para um utilizador comum; por outro lado, porque os 8 GB de RAM do modelo-base são insuficientes para quem procura uma máquina de alto desempenho. Pode sempre optar por uma máquina com 16 GB de RAM, mas requer um custo adicional de quase 500 euros.
MacBook Pro M3: características e preços
O novo modelo-base do MacBook Pro M3 dispõe de 512 GB de armazenamento SSD e 8 GB de RAM "unificada" ou central. Ou seja, a CPU (central processing unit, processador de 8 núcleos) e a GPU (graphics processing unit, processador gráfico de 10 núcleos) partilham a RAM, o que permite que a CPU do computador aceda à memória mais rapidamente. Mas isto também pode resultar numa sobrecarga da RAM quando a CPU e a GPU estão a ser fortemente solicitadas ao mesmo tempo.
O MacBook Pro M3 também possui um ecrã Liquid Retina XDR, de 14 polegadas, um trackpad Force Touch e várias portas e ligações: duas portas Thunderbolt/USB 4, uma porta HDMI, um slot para cartão SDXC, uma entrada mini-jack e uma porta MagSafe 3. O carregamento é feito com um adaptador USB-C de 70 W.
No que respeita aos preços, a Apple oferece a versão-base de 14 polegadas do MacBook Pro M3 na sua loja online pelo preço de 2049 euros. No comparador da DECO PROteste encontra-o a partir de 1800 euros.
Estão disponíveis várias atualizações para o MacBook Pro M3, incluindo modelos com um chip M3 Pro ou M3 Max, mais espaço de armazenamento, mais memória RAM e um ecrã maior (16 polegadas). No entanto, paga-se muito mais por cada um destes suplementos.
Opinião dos especialistas sobre o novo MacBook Pro M3
Acesso a conteúdos exclusivos!
Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.
Não tem conta? Criar conta gratuita
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
Exclusivo
Para continuar, deve entrar no site ou criar uma conta .Para os especialistas da DECO PROteste, além de ser demasiado potente para o utilizador comum, pois está equipado com o chip M3, o MacBook Pro M3 não é adequado para gamers.
Pelo preço de cerca de 2 mil euros, esperava-se algo melhor como, por exemplo, 16 GB de memória RAM em vez dos 8 GB fornecidos. Pode aumentar a memória, mas, como já foi referido, terá de pagar.
Para aumentar o espaço de armazenamento, também será necessário gastar mais. Se quiser 1 TB de armazenamento, em vez dos 512 GB fornecidos, terá de desembolsar mais 230 euros. Acaba por sair mais barato comprar um disco rígido com esse armazenamento extra.
O novo MacBook não é mais potente do que as gerações anteriores. Em comparação com o MacBook M2 Pro de 10 núcleos, apresenta um desempenho inferior em 5% no teste de stress do GPU e em 10% no teste de stress da CPU.
O MacBook Pro M3 é silencioso durante cargas pesadas, mas aquece um pouco na parte traseira do teclado, junto ao ecrã. O computador é adequado para todas as atividades, exceto para os jogos mais exigentes.
Autonomia continua a ser muito boa
A autonomia da bateria do MacBook Pro M3 é muito boa, mas não tanto quanto a Apple promete. A empresa afirma que é possível assistir até 22 horas de Apple TV e navegar até 15 horas. Os testes da DECO PROteste mediram, aproximadamente, 14,15 horas de streaming de vídeo e 10,65 horas de navegação.
O dispositivo carrega completamente (de 0% a 100%) em 109 minutos. Após meia hora, a carga chega a 41 por cento.
Qualidade da imagem, som e webcam
O novo MacBook Pro está equipado com um ecrã excelente. A versão de 14 polegadas possui um ecrã de 3024 x 1964, com cores sólidas, profundidade e clareza. O texto é exibido com nitidez, e o ecrã tem uma tonalidade bastante fria.
A luminosidade máxima é impressionante, de 619 nits. A gama de cores sRGB é coberta a 99,2 por cento. Sendo o ecrã bastante brilhante, observam-se alguns reflexos em certas condições, mas felizmente não muito significativos. A qualidade da imagem não é perfeita em todos os ângulos.
Os altifalantes também não desiludem. O som é muito detalhado, com bons graves e uma profundidade razoável, equilibrado e bem distribuído. As vozes são claras.
A webcam também é muito boa. Os detalhes são nítidos, as cores são bem representadas, e o som é claro e sincronizado com a imagem.
Ergonomia e design
O MacBook Pro M3 é um dispositivo bem construído, com um chassis robusto de alumínio. O ecrã abre-se facilmente com uma única mão, notando-se apenas uma flexão mínima.
O teclado apresenta o layout típico da Apple, com um trackpad central de grande dimensão. A tecla de espaço é um pouco pequena, e as próprias teclas são bastante grandes e próximas umas das outras. O trackpad funciona sem problemas, com quatro pontos de contacto, o que é útil para gestos.
O MacBook Pro M3 apresenta vários pontos positivos, nomeadamente a qualidade do ecrã e a autonomia da bateria. Além disso, é um computador silencioso, com uma construção robusta e um trackpad bastante intuitivo.
Como desvantagens, este portátil tem apenas 8 GB de RAM no modelo-base, com um preço elevado para pouca capacidade, e pouco potente para operações mais pesadas. Pode adicionar extras, mas o custo adicional é significativo.
Comparação com outros portáteis da Apple
Tendo em conta os resultados dos testes realizados nos modelos anteriores, sobretudo o MacBook Pro M2 (13 polegadas), de 2022, a comparação é rápida.
Este novo modelo obtém melhores resultados nos testes de stress da CPU do que o MacBook Pro M2, mas piores nos testes de stress da GPU. Mas há outras diferenças.
- A autonomia é inferior: o MacBook Pro M2 dura duas horas a mais.
- O ecrã do Pro M3 é ligeiramente mais brilhante, mas a diferença é mínima.
- O ecrã é maior do que o do MacBook Pro M2, e a sua resolução é mais alta.
- O novo modelo tem mais portas: HDMI, leitor de cartão SD e porta de carregamento separada.
- O áudio é ligeiramente melhor.
Os portáteis da Apple não são apenas conhecidos pela sua qualidade e impressionantes desempenhos, como comprovam os testes a computadores da DECO PROteste, mas também pelo seu preço elevado em comparação com outras marcas que apresentam especificações semelhantes. No entanto, a maioria dos utilizadores da Apple é extremamente leal à marca e está perfeitamente disposta a gastar esse dinheiro.
De qualquer forma, antes de optar por um computador da Apple, faz sentido comparar as especificações de outras marcas com a sua lista de requisitos. Muitas vezes é possível pagar muito menos por um modelo semelhante.
Se estiver interessado num dispositivo Apple, considere comprar um modelo mais antigo. As performances não diferem muito, mas pode facilmente poupar mil euros ao não escolher automaticamente o modelo mais recente.
Como se conclui, mesmo o modelo-base deste Macbook Pro M3 é muito caro para o que oferece. Dado que os MacBook Air M2 e MacBook Air M3 são quase tão eficazes, os especialistas da DECO PROteste consideram que é melhor optar por um destes modelos de gama inferior, mas consideravelmente mais baratos. Em comparação, o novo MacBook Pro M3 oferece pouca vantagem.