Routers Wi-Fi 6: sinal não chega com força a toda a casa
A DECO PROteste voltou a testar os routers Wi-Fi 6 da NOS, da MEO e da Vodafone, mas agora com mais velocidade contratada. Um destacou-se da concorrência, embora por pouco. Saiba qual.
Paredes espessas, azulejos, espelhos, objetos metálicos, aparelhos eletrónicos e redes wi-fi vizinhas são os grandes inimigos de um sinal de internet forte em toda a casa. Têm tanto impacto que, ao ar livre, sem obstáculos nem interferências, qualquer rede wi-fi pode ser usada, em boas condições, por aparelhos a mais de uma centena de metros. No interior de uma casa, pode não ser possível alcançar cinco metros de modo satisfatório.
O router tem um papel central na qualidade da rede. Quanto mais recente for a norma wi-fi que usa, maiores serão, tendencialmente, a velocidade, a cobertura e a capacidade de conectar-se a mais dispositivos. Mas também pode haver diferenças em routers com a mesma norma. Daí a DECO PROteste ter voltado a testar os routers Wi-FI 6 fornecidos pelos principais operadores no âmbito dos serviços de televisão, net fixa e telefone fixo, ou também telemóvel (3P e 4P), mas agora com velocidades contratadas superiores: 500 Mbps no download e 100 Mbps no upload.
Em confronto, estiveram o MEO FiberGateway Wi-Fi 6, o NOS Giga Router Wi-Fi 6 e o Vodafone Smart Router Wi-Fi 6, que foram instalados numa vivenda isolada, sem aparelhos eletrónicos nem redes wi-fi vizinhas, no mesmo local e com a mesma orientação. Cada router foi testado à vez, para evitar interferências.
A DECO PROteste mediu a intensidade do sinal e a velocidade de download e upload em dez locais, no interior e no jardim. Consoante as opções oferecidas por cada router, e a análise de algumas medições preliminares (mapa de calor para cada banda de frequência), foi determinado o modo de operação a escolher para o teste.
Existem duas grandes opções: modo de redes separadas, ou seja, quando o router fornece duas redes em simultâneo, nas bandas de 2,4 e 5 GHz, com nomes distintos; e modo concorrente, isto é, quando as duas redes têm o mesmo nome e é o router a decidir, em cada situação e local, a banda a usar.
Conclusões? Nenhum router conseguiu levar um sinal forte a todas as divisões da casa. Mesmo assim, um deles destacou-se ligeiramente da concorrência.
DECO PROteste pôs à prova routers de banda dupla
Os routers testados, de banda dupla, recorrem às frequências de 2,4 e 5 GHz. Os routers da MEO e da Vodafone trazem, por defeito, a configuração no modo concorrente, que combina as duas bandas. O router liga os dispositivos, de forma automática, a uma ou outra frequência, para obterem o melhor desempenho possível. Ao contrário dos routers da NOS e da Vodafone, o aparelho da MEO não permite alterar esta configuração para o modo de frequências separadas.
A banda de 2,4 GHz está, em regra, muito congestionada, face ao grande número de redes e aparelhos que a ela recorrem: no geral, sofrem mais interferências, que tornam a ligação mais lenta e instável.
A banda dos 5 GHz, além de estar menos congestionada, tem mais, e mais espaçados, canais de transmissão, que não se sobrepõem. Logo, sofre menos interferências e tem mais capacidade para transmitir dados. Mas, por ter comprimento de onda inferior, tende a apresentar mais fraco alcance e menor capacidade para transpor obstáculos.
Descubra o router Wi-Fi 6 com maior velocidade e sinal mais forte
A DECO PROteste começou por medir, em dez pontos da vivenda, as velocidades de download e upload, assim como as velocidades da rede wi-fi junto aos equipamentos e por ligação com cabo de rede. Depois, calculou, por um lado, o rácio entre a média das velocidades registadas e a velocidade contratada e, por outro, a relação entre aquele primeiro valor e a velocidade medida junto ao router.
As primeiras conclusões? Junto ao router, o cabo não melhora assim tanto o desempenho, comparando com as velocidades permitidas pela rede wi-fi.
Nos pontos mais favoráveis, todos os routers entregam velocidades um pouco superiores aos valores contratados. A ilustração mostra que é nas localizações 3, 4, 5 e 6, mais próximas do router e com menos obstáculos, que são recolhidas as melhores velocidades. Dentro da casa, a posição mais difícil é a 8, num recanto e nas proximidades de superfícies refletoras.
O rácio entre a média das velocidades medidas e a velocidade junto ao router, que é o indicador de desempenho mais fidedigno, diz-nos que o router da NOS entrega as velocidades mais elevadas. Mesmo assim, no download, a média dos valores medidos é de 47% daquilo que é possível obter perto do router e, no upload, de 77 por cento. As diferenças para a concorrência são, porém, pouco significativas. A Vodafone também conseguiu um rácio de 47% no download, mas teve 73% no upload. Em terceiro, a curta distância, ficou a MEO, com 45% em download e 65% em upload.
A DECO PROteste mediu depois a intensidade do sinal em múltiplas localizações, e concluiu que, surpreendentemente, a cobertura dos 5 GHz, no geral, foi superior.
O router da NOS mostrou o melhor desempenho, cobrindo bem as divisões do lado esquerdo (cozinha e salas) e de modo razoável as da secção direita (quartos e escritório). A frequência de 2,4 GHz teve resultados aceitáveis, sobretudo no lado esquerdo. O mais favorável é, assim, operar na banda de 5 GHz.
O segundo lugar foi para a MEO, que, nos 5 GHz, revelou um sinal bastante forte numa área por debaixo do router, e razoável no lado esquerdo da casa. Nos 2,4 GHz, o sinal foi aceitável em quase toda a vivenda. Aqui, não há escolha: só o modo concorrente está disponível.
O router da Vodafone tem menor alcance nos 5 GHz. Nos 2,4 GHz, chega a todas as partes da casa de modo aceitável. O modo de operação mais favorável é o concorrente.
Para completar o estudo, foi medido o consumo dos routers, que estão ligados em permanência, e todos registaram um gasto que poderia ser mais baixo. O pódio ficou com a seguinte configuração: MEO, com 10,37 W; NOS, com 11,27 W; e, logo atrás, Vodafone, com 11,72 W.
Pesados os resultados, o router da NOS mostrou-se superior, sobretudo pela melhor cobertura em 5 GHz. Daí ter recebido o selo de Melhor do Teste. Mas não foi capaz de descolar grandemente da concorrência.
|
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |
