Notícias

Esquece-se das passwords? Há serviços que ajudam

Início

Se é daquelas pessoas que passam a vida a esquecer-se das palavras-passe, temos a solução: um programa que as cria e guarda, e que garante acesso seguro aos sites. Testámos 17 e revelamos qual escolher.

30 junho 2022
Ecrã de computador com imagem para inserir password

iStock

Um inquérito feito pelo Eurobarómetro da União Europeia, no final de 2019, revelou que apenas 20% dos portugueses e 29% dos europeus utilizam diferentes palavras-passe consoante os sites a que acedem. Por outro lado, só 15% dos cidadãos nacionais indicaram definir combinações mais complexas do que no passado.

A segurança de muita informação pessoal que está online depende da definição de passwords complexas. Optar pela data de nascimento ou pelo nome dos filhos ou de animais de estimação pode não ser suficiente para manter os seus dados longe de curiosos. Além de a combinação dever ser forte, é importante definir uma para cada site, o que se pode tornar uma tarefa muito complicada. Para facilitar, existem serviços de gestão de passwords e ajudamos a escolher entre os 17 que testámos.

Não puxe mais pela memória

Os programas testados funcionam em vários aparelhos e com diferentes sistemas operativos, incluindo Android e iOS, e podem criar ou guardar palavras-passe das contas online. Aquelas são geradas de modo automático, o que as torna únicas, complexas e fortes. O melhor: não tem de decorá-las. Aliás, só tem de memorizar uma – a mestra –, que dá acesso ao cofre onde ficam guardadas as passwords. Por esta razão, deve ser longa e complexa, mas, como referido, é só uma.

Muitos gestores de palavras-passe permitem ainda guardar ficheiros importantes, como e-mails ou fotos, ou informação pessoal, como códigos PIN ou números de cartões de crédito, encriptando-os e guardando-os num espaço seguro.

Um bom gestor de palavras-passe compara aquelas que cria com as que já foram usadas e pirateadas, e lança o alerta. Também avisa quando o site tem problemas de segurança. Estes serviços ajudam a evitar a definição de uma combinação fraca, obsoleta ou já usada.

Embora a maioria dos navegadores – Chrome, Edge, Firefox ou Brave – inclua uma funcionalidade básica de gestão de palavras-passe, a mesma não é tão completa quanto um gestor de passwords e nem sempre garante a sincronização entre dispositivos. Por esta razão, é preferível optar por um programa que o faça.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTESTE, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.