Notícias

Google ChromeOS Flex é boa opção para computadores antigos

Tem um computador guardado há anos, com pouco ou nenhum uso? É possível que o ChromeOS Flex o traga de novo à vida. Uma vez ressuscitado, será capaz de cumprir as exigências da maioria dos utilizadores, como gerir e-mails, navegar na net, participar em videoconferências, usar folhas de cálculo ou escrever textos.

Especialista:
Editor:
28 outubro 2022
Homem com computador portátil

iStock

Relegou para as catacumbas da memória um computador demasiado lento e com sistema operativo antigo, já sem atualizações do fabricante? Vá buscá-lo e tente uma derradeira manobra de reabilitação. Simplicidade, desempenho fluido, atualizações de segurança periódicas, consumo de poucos recursos e otimização da autonomia da bateria, mesmo em máquinas mais antigas e com especificações básicas, é o que oferece o ChromeOS Flex, sistema operativo semelhante ao ChromeOS, mas menos versátil do que os clássicos Windows ou MacOS.

Vantagem adicional: o ChromeOS Flex pode ser testado antes da instalação no disco rígido. Aliás, é mesmo uma recomendação da DECO PROTESTE. Teste o sistema e veja se tudo fica funcional e de acordo com as suas necessidades – por vezes, surgem erros no equipamento. Outra boa dica é fazer cópia dos dados antes da instalação definitiva, pois, nessa altura, todos os conteúdos serão apagados.

O que traz o ChromeOS Flex?

O computador torna-se operacional para gestão de e-mail, uso de redes sociais ou outra atividade relacionada com a navegação na net. Incluem-se aqui, entre outras, a leitura de notícias, a visualização de vídeos no YouTube, as compras online, o homebanking e as videoconferências.

Computador com chromeOS flex

O Chrome OS Flex converte um computador desatualizado numa máquina operacional para as principais tarefas que desempenha o comum dos utilizadores.

O equipamento renovado pode ser igualmente usado para trabalhar em documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações, com recurso às ferramentas online da Google. Já para documentos elaborados, como folhas de cálculo complexas, esta opção é bastante menos interessante do que, por exemplo, o Office. Se tiver o serviço Microsoft 365, pode, como é evidente, aceder a todas as ferramentas do Office online.

Jogar é outra opção permitida pelo ChromeOS Flex, sendo a oferta de jogos razoável, mas limitada sobretudo a títulos menos exigentes do ponto de vista gráfico.

Pode ainda adicionar programas ao ChromeOS Flex, a maioria deles executados a partir da cloud, o que retira alguma exigência ao computador em termos de processamento, mas cria uma forte dependência da ligação à internet. De qualquer modo, para as utilizações típicas da maioria dos utilizadores, essa dependência já existe, mesmo com outros sistemas operativos. Se tiver dúvidas quanto à velocidade da net fixa, use a ferramenta da DECO PROTESTE.

Teste a velocidade da rede fixa

O computador é compatível com o ChromeOS Flex?

A lista de computadores compatíveis é vasta, e está a crescer. Ainda assim, muitos não aceitam este sistema operativo ou, mesmo que o executem, podem apresentar problemas de funcionamento (por exemplo, algum hardware, como placas de rede, ligação bluetooth ou gestão de energia, não é reconhecido). Também existe hardware indicado pela Google como incompatível. É o caso de leitores de CD/DVD ou de impressões digitais.

A lista completa de computadores admitidos pode ser consultada no site da Google. Mas, mesmo que a sua máquina se encontre fora da lista, não desanime. Não significa necessariamente que esteja impedida de funcionar com este sistema operativo, apenas que não foi testado e certificado pela Google.

Google ChromeOS Flex

Os computadores compatíveis podem ser consultados no site da Google.  

Como testar o ChromeOS Flex antes da instalação definitiva?

Pode correr o sistema operativo a partir de uma pendisk ou de um cartão de memória, desde que tenha, pelo menos, 8 GB de armazenamento, e o processo é relativamente simples e rápido. Ao conectar a unidade de armazenamento ao computador, o teste ao ChromeOS Flex processa-se sem tocar no sistema operativo existente. Assim, se o computador tiver problemas ao correr o novo sistema, ou se este não corresponder às expectativas, pode ficar tudo como estava.

Apenas um aviso: no modo de teste, com o sistema operativo a ser executado a partir de uma pen ou de um cartão, o computador demora mais a arrancar e é um pouco menos fluido no funcionamento.

Findo o teste, se o ChromeOS Flex o convencer, já sabe, deve fazer um backup do conteúdo do computador, já que a instalação definitiva implica a perda de todos os ficheiros.

Como instalar o ChromeOS Flex?

Aceda ao site da Google e siga os passos indicados. O primeiro é instalar, através da Chrome Web Store, cujo link é referido, o utilitário de recuperação do Chromebook.

Em seguida, terá de correr essa extensão. Prepare então a unidade de armazenamento onde vai ser instalado o sistema operativo. Quando lhe pedirem para identificar o computador (Chromebook), devem ser inseridas, como marca e modelo, as informações relativas ao ChromeOS Flex. Ao terminar o processo, pode instalar o sistema operativo no computador ou testar primeiro.

Como adicionar programas e jogos?

No sistema operativo, vêm pré-instaladas duas lojas de apps: a Google Play Store e a Chrome Web Store, associada ao browser da Google. Apesar disso, a primeira não é compatível com este sistema operativo. Resta recorrer à Chrome Web Store, cuja oferta é satisfatória.

Chrome web store

A Chrome Web Store, única loja de apps que o sistema operativo admite, tem uma oferta razoável. 

Escolhidas e instaladas as aplicações, surgem no menu de pesquisa do ChromeOS Flex, onde podem ser arrumadas conforme as preferências do utilizador.

Quais as principais diferenças entre o ChromeOS Flex e o ChromeOS normal?

Os Chromebooks trazem o ChromeOS instalado de origem. Ao nível da segurança, existem algumas diferenças para o Flex. Os módulos trusted platform module (TPM) estão ausentes de alguns computadores que podem executar o ChromeOS Flex, o que impede a encriptação dos dados pela máquina (hardware). Nesses casos, a proteção dos dados terá de ser feita através de programas (software), o que é menos robusto.

Mas, claro, a principal diferença entre as duas versões é mesmo a incompatibilidade do ChromeOS Flex com as aplicações provenientes da popular Google Play Store.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar