Notícias

Como ter internet na casa toda?

Os repetidores wi-fi permitem levar o sinal de internet às zonas mais afastadas do router, de modo a manter uma velocidade aceitável em toda a habitação.

Especialista:
Editor:
27 março 2025
repetidores wi-fi

iStock

Tem internet fixa e nota que a velocidade não é a mesma em todos os espaços da habitação? Acontece a muitos consumidores, e nem sempre é um problema relacionado com a qualidade do sinal que entra em casa, pois pode depender da propagação do sinal wi‑fi pelo espaço, pois há vários fatores que o podem afetar. É o caso dos obstáculos encontrados pelas ondas eletromagnéticas no percurso até aos dispositivos, como paredes, revestimentos refletivos (espelhos, vidros ou cerâmica) e grandes objetos metálicos. Mas também das interferências causadas por certos equipamentos eletrónicos e por redes wi‑fi vizinhas.

Há cuidados que se podem seguir para ajudar a melhorar o sinal em casa. Se não resultarem, resta optar por aparelhos que permitem aumentar a potência do sinal nos locais onde estiver mais fraco. A DECO PROteste testou seis repetidores (também chamados "extensores") wi‑fi e revela os que têm melhor desempenho.

Como saber se precisa de um repetidor?

Se a velocidade da internet é mais fraca em certos pontos da casa, ou não permite a estabilidade necessária para estar em videoconferência ou executar certos trabalhos, verifique se o valor corresponde ao contratado. Embora possa medir por wi‑fi, desde que esteja junto ao router, o ideal é usar o cabo Ethernet e um computador recente, para o efeito. Basta ligar o cabo ao router e ao computador e abrir um programa de medição no navegador de internet, como o Speedtest. Repita o processo em vários momentos do dia ou, até, em dias diferentes.

Caso obtenha diversas medições de velocidade inferiores a 80% do valor contratado, comunique os resultados das medições ao fornecedor, para que resolva o problema. No caso de não obter uma resposta positiva, reclame no site da DECO PROteste ou junto do regulador (Anacom).

Se a velocidade está em linha com o valor contratado, já segue todos os cuidados com o router e as configurações da rede, mas a intensidade do sinal diminui em certos pontos da casa, talvez seja melhor investir num repetidor. Estes aparelhos podem ser instalados em qualquer habitação, com e sem tomadas de rede.

Aparelhos testados em vários pontos de uma moradia

O desempenho dos repetidores foi analisado numa moradia isolada, com várias divisões e com um ambiente controlado: livre de redes wi‑fi vizinhas ou interferências de fontes interiores ou exteriores. O router (um modelo Wi‑Fi 6 recente) foi instalado no sótão, com uma ligação de 500 Mbps, e mediu‑se a velocidade de download e de upload que o mesmo fornecia.

De seguida, ligou‑se um repetidor de cada vez e mediu‑se a velocidade de download e de upload em três pontos da casa: junto ao router, localizado no sótão, e, na parte de baixo da moradia, numa sala ampla, embora com uma parede pelo meio, e numa casa de banho, por ser um espaço mais afastado do sótão, com mais obstáculos e com superfícies refletivas. Os repetidores dos operadores MEO e Vodafone foram testados com o router fornecido pelo operador. Um destes serviu também para analisar o desempenho dos restantes repetidores.

Os equipamentos foram instalados em tomadas normais e configurados segundo as instruções. A ligação à rede wi‑fi doméstica pode ser feita através do botão WPS do router e do repetidor ou via aplicação. Usar o botão WPS é a forma mais simples.

Como instalar um repetidor wi-fi

O aparelho deve ficar instalado numa tomada a meio caminho entre o router e o local (ou locais) onde se regista um sinal wi‑fi mais fraco. Algumas aplicações, como a WiFi Analyser, ajudam a escolhê-lo em função da intensidade do sinal.

Configuração com o botão WPS

  • Pressione o botão WPS do router. Irá ver uma luz a piscar. O router vai identificar aparelhos que estejam no mesmo modo (WPS), e adicioná‑los à lista de dispositivos. Tem alguns minutos para ligar o repetidor.
  • Pressione o botão WPS do repetidor. O router irá detetar o repetidor e ligá‑lo à rede wi‑fi. Os LED do repetidor irão assinalar a conclusão da ligação.
  • A rede criada é um clone da original. O nome da rede wi‑fi do repetidor e a palavra‑passe serão os mesmos dos do router. Também as bandas de frequência definidas no router (2,4 e 5 GHz ou modo concorrente) se irão manter na rede criada no repetidor. Os aparelhos em casa ligam‑se à rede que tiver melhor intensidade e qualidade, consoante o local onde estão (o mesmo sucede com a banda de frequência).

Configuração com a app

  • Saiba que aplicação deverá instalar no telemóvel. Para tal, consulte a caixa do aparelho, o manual de instruções ou, em alguns casos, leia com o telemóvel o código QR existente no próprio repetidor.
  • No telemóvel, ligue‑se à rede criada pelo repetidor. Na lista de redes wi‑fi, escolha a do repetidor. Trata‑se de uma rede Wi‑Fi Direct, com a qual os aparelhos criam uma rede temporária para a instalação inicial.
  • Finalize a instalação do repetidor na aplicação. Inicie a app do fabricante e selecione Adicionar novo dispositivo. Poderá ter de identificar de que tipo de dispositivo se trata. Depois, na app, indique a que rede wi‑fi o repetidor se vai ligar e introduza a respetiva palavra‑passe. De seguida, o repetidor liga‑se à rede e passa a replicar o sinal. A aplicação inclui outras opções, como a possibilidade de renomear a rede e escolher as bandas de frequência a usar.

Nem todos replicam uma boa velocidade

Junto ao router, como seria de esperar, não houve praticamente diferenças face ao uso do router isolado. Mas, como ninguém investe num repetidor para o usar junto do router, mais importantes foram as medições realizadas na sala ampla e na casa de banho.

Alguns repetidores conseguiram manter, na sala, quase as mesmas velocidades (download e upload) que tinham sido medidas junto ao router, apesar de se tratar de um local que distava alguns metros do sótão e com uma parede pelo meio. Destacaram‑se três modelos:

  • Huawei OptiXstar K562e (Vodafone), com 443 Mbps e 83 Mbps como velocidades de download e de upload;
  • TP‑Link RE700X (410 Mbps e 93 Mbps);
  • D‑link DAP‑X1860 (494 Mbps e 81 Mbps).

A zona mais desafiante – a casa de banho – deu uma ideia do desempenho do repetidor numa habitação com uma área maior e com mais divisões. Apenas dois modelos se mostraram à altura: Huawei OptiXstar K562e (Vodafone), com 262 Mbps de download e 88 Mbps de upload, e TP‑Link RE700X, com 266 Mbps e 83 Mbps, respetivamente. Em geral, estes dois modelos foram os que revelaram o melhor desempenho.

Sinais com boa intensidade

Além das velocidades, foi avaliada a intensidade do sinal. Quando esta é elevada, o repetidor tem maior capacidade para difundir o sinal a partir do local onde está instalado. A intensidade dos sinais das redes wi‑fi revelou‑se muito boa e não mostrou grandes variações. Como tal, a principal diferença entre os repetidores registou‑se, sobretudo, na sensibilidade e nas velocidades.

Por serem aparelhos ligados à rede elétrica, mediu‑se também o consumo. Os menos gastadores são o D‑Link DAP‑X1860 e o Asus RP‑AX58, com valores inferiores a 4 watts. Já o modelo Huawei OptiXstar K562e (Vodafone), consome quase 7 watts. Embora os valores sejam reduzidos, há que considerar que se trata de aparelhos que estão sempre ligados.

Aumente o wi‑fi em casa

Um dos aparelhos que se destacam pelo bom desempenho é o Huawei OptiXstar K562e, disponível para os clientes da Vodafone. Quem tiver fibra deste operador em casa paga 26 euros pela instalação, acrescidos de 2,49 euros mensais. É possível adicionar ao pacote até dois repetidores wi‑fi. Como o dispositivo é instalado a título de aluguer, terá de ser devolvido no final do contrato.

o TP‑Link RE700X pode ser comprado, com facilidade, por qualquer consumidor. Tem ainda a vantagem de poder ser adicionado a qualquer rede wi‑fi, independentemente do tipo de router existente em casa e do operador contratado. Siga as dicas para instalar estes equipamentos e usufrua de wi‑fi com maior rapidez em toda a habitação.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar