Windows 10 obsoleto a partir de outubro: o que fazer?
A partir de outubro, o Windows 10 deixa de receber atualizações gratuitas de software. Se ainda tem este sistema operativo, saiba o que fazer.

É já a partir de 14 de outubro de 2025 que o Windows 10 fica obsoleto e deixa de receber atualizações gratuitas de software.
O problema é que nem todos os computadores podem fazer a atualização para o Windows 11. Se for o caso do seu, tem de pagar um ano suplementar de atualizações de software no Windows 10 ou escolher um novo sistema operativo. Saiba o que fazer.
Fazer a atualização para o Windows 11 ou pagar pelo Windows 10?
Para poder fazer a atualização para o Windows 11, o seu modelo tem de ter um processador (CPU) que remonte no máximo a 2018. A DECO PROteste realizou um inquérito alargado que revelou que 26,8% dos inquiridos têm um computador de 2017 ou anterior, e 78,5% dessas pessoas utilizam o Windows. Por outras palavras, 21,2% dos inquiridos não poderão fazer a atualização para o Windows 11.
O estudo indicou também que quase metade dos utilizadores (39,8%) com um sistema operativo Windows de 2017, ou anterior, não pondera comprar um novo computador, mesmo deixando de poder atualizá-lo e que o desempenho seja afetado.
Como fazer a atualização gratuita para o Windows 11?
O procedimento descrito abaixo aplica-se apenas a pessoas que possam efetuar a atualização.
Clique em Iniciar > Definições > Windows Update
Se o seu dispositivo for compatível, a atualização será automaticamente disponibilizada neste local. Se isso não acontecer, atualize primeiro o seu sistema operativo. Verifique também se cumpre todos os requisitos aplicáveis.
- Processador (CPU) Intel de 8.ª geração (ou mais recente).
- Processador (CPU) AMD de 3.ª geração (ou mais recente).
- Mínimo de 4 GB de memória RAM.
- Mínimo de 64 GB de armazenamento.
- Ecrã de 720p.
- TPM 2.0.
Ainda não conseguiu descobrir se o seu computador é elegível para a atualização para o Windows 11? Pode fazer uma verificação do estado de funcionamento do PC para descobrir, descarregando a aplicação.
Pagar para prolongar o Windows 10 no seu dispositivo durante um ano
Por enquanto, as informações sobre a assinatura paga para prolongar o Windows 10 estão apenas disponíveis no site norte-americano da empresa. O texto afirma que o utilizador terá que pagar 30 dólares a título particular para estender o sistema por um ano. No caso das empresas, é possível prolongar o Windows 10 por vários anos a um custo de 61 dólares no primeiro ano, com duplicação do valor em cada ano seguinte.
É possível continuar com o Windows 10 sem novas atualizações?
A DECO PROteste aconselha a não continuar a utilizar o Windows 10 sem as novas atualizações. Quanto mais esperar para atualizar o seu dispositivo, mais fragilidades de segurança este apresentará. Os testes da DECO PROteste a antivírus mostram que a maioria do malware existente tem o Windows como alvo. Há muito mais malware direcionado para o Windows do que o para macOS. No entanto, se utilizar o seu computador sem ligação à Internet, pode continuar a usar o Windows 10.
A Microsoft também permite forçar a instalação do Windows 11, mesmo em computadores não compatíveis, mas não recomenda esta prática.
Quais são as consequências da obsolescência do Windows 10?
A principal consequência da obsolescência do Windows 10 é a pegada ambiental de milhões de computadores que deixarão de ter atualizações ao seu sistema operativo, apesar de ainda estar em condições de funcionamento. O inquérito realizado pela DECO PROteste em 2025 mostrava que 21% dos utilizadores utilizam um computador anterior a 2018. Estes dispositivos deixarão de receber atualizações do Windows. Os dispositivos comprados depois de 2017 que disponham de um processador antigo terão o mesmo problema. O mesmo inquérito revelou ainda que quase metade das pessoas afetadas não planeia comprar um novo computador portátil, mesmo que o seu desempenho seja afetado.
Se decidir comprar um computador novo, terá de gastar várias centenas de euros. Há vários computadores de baixo custo, com preços entre 500 euros e 800 euros, que oferecem bons desempenhos. Nos últimos anos, assistimos a melhorias significativas no desempenho e na autonomia da bateria neste segmento. Mas tudo depende da forma como utiliza o computador e das suas necessidades.
Também pode optar por um computador recondicionado. Estes dispositivos não são novos, mas foram verificados por técnicos de reparação. Tenha atenção e escolha um que seja suficientemente recente para instalar o Windows 11. Ainda que os modelos recondicionados possam ter algum desgaste visível, são uma boa opção para prolongar a vida útil do computador e comprar um dispositivo novo a um preço mais atrativo.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |