Dicas

Como usar o Street View no Google Maps?

Os mapas da Google permitem uma orientação rua a rua. Mas pode levantar algumas questões de privacidade. Saiba como tirar melhor partido do Street View.

Especialista:
Editor:
21 janeiro 2025
Pesquisa no Google maps no portátil

iStock

Nas cidades, ou fora delas, já se cruzou, com certeza, com um carro em marcha lenta, com um dispositivo futurista no tejadilho. Ou, a pé, com um transeunte que seria um vulgar mochileiro, não fosse a mochila estar também adornada com um aparelho semelhante... Estes "gadgets" mais não são do que câmaras que captam a vista das ruas a 360º. As imagens são depois agrupadas para que se tenha uma ideia do todo das vistas de rua que procuramos. E assim se desenvolve a funcionalidade do Google Maps. 

Mas as fotografias das ruas pelas quais poderemos passear virtualmente não são só colhidas por equipas daquele gigante tecnológico norte-americano. Além deles, há que contar com as contribuições voluntárias de utilizadores. É possível distinguir, facilmente, quem é o autor das imagens que estamos a ver: as captadas pela Google são creditadas como " Google Street View"; rostos e matrículas são desfocados automaticamente. Já o conteúdo que resulta da contribuição dos utilizadores é acompanhado de um nome de conta clicável e, em alguns casos, por uma foto de perfil.

O Street View do Google Maps, passo a passo 

E como podemos chegar lá? Aceda ao Google Maps, e, no canto inferior direito, selecione o símbolo “Procurar imagens do Street View”. Podemos ver, no mapa, os locais onde esta funcionalidade está disponível, marcados a azul. Basta clicar no local que queremos “visitar”. Avançamos a partir desse ponto de partida para um "passeio virtual" pelas ruas circundantes. E, quase como num passeio real, podemos parar e observar algo mais em detalhe. E fazer zoom, e rodar em todas as direções.

Resolver problemas de privacidade 

A primeira dúvida a surgir é evidente. Se os carros ou os mochileiros da Google percorrem à vontade as ruas e fotografam, e se qualquer utilizador – virtualmente, qualquer ser humano que habite o planeta – também o pode fazer, quem garante a privacidade? Já vimos que, se as imagens forem colhidas por funcionários do gigante tecnológico, os dados sensíveis – rostos, matrículas de automóvel, por exemplo – são automaticamente desfocados. Mas, no caso dos utilizadores anónimos, não.

Além da identificação de rostos e matrículas, a segurança de edifícios e, em geral, a propriedade privada ficam postos em causa. É difícil o balanço entre a possibilidade de mostrar espaço público e a inevitabilidade de se captar espaços privados no caminho. 

Mas há formas de minimizar o problema, e a própria Google pô-los à disposição de qualquer utilizador: a possibilidade de denunciar determinada imagem, desde que captada pela Google, assinalando nela o ponto sensível e pedir para a desfocar. Ou, no caso de fotos carregadas por utilizadores, a Google poderá, pura e simplesmente, retirar a imagem, se julgar o pedido válido. Siga, mais em detalhe, as instruções abaixo.

Problemas de privacidade: como resolver?

As pessoas que surgem na fotografia podem não ter qualquer relação com o fotógrafo, nem saber que a sua imagem foi capturada para este efeito. O utilizador podia então solicitar à Google para remover a foto. No caso das fotografias carregadas por utilizadores, também é possível reportar problemas. Mas não se pode indicar a área específica da foto que se pretende desfocar. A Google pode decidir pela eventual remoção da foto.

 

Como proteger-se dos problemas de privacidade

Introduza o endereço da sua casa no Google Maps. No mapa, os pontos com imagem surgem a azul. Aceda à imagem. Clique no local onde pretende fazer a desfocagem (assinalado a vermelho, neste exemplo). Carregue nos três pontos verticais que estão na caixa com a indicação da morada. Selecione a opção "Comunicar um problema". Centre a entrada da casa no quadrado vermelho. E indique em "O que quer que desfoquemos"; "A minha casa". No caso de a imagem ser carregada por um utilizador, não é possível pedir a desfocagem. Neste caso, teria de fazer um pedido de remoção. Selecione o motivo pelo qual pretende que a imagem seja removida: a Google disponibiliza uma série de razões para justificar a retirada da fotografia. Neste caso, selecione "Problema de privacidade".

Como contribuir com imagens

 

Verifique se a câmara do telemóvel permite a captura de fotos 360º ou esféricas. Caso contrário, procure, na Google Play Store ou na App Store, por "photo sphere", por exemplo. Existem diversas opções de apps que podem ser usadas, muitas gratuitas (embora com publicidade e chamadas frequentes para a versão premium, paga). Abra a página do Google Maps no browser. Escolha o local onde quer adicionar a foto. Puxe o separador com a descrição do local), aceda a "Fotos – Adicionar uma foto". Escolha a foto esférica (360º) e selecione "Publicar".

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar