Notícias

Seguros e planos dentários: quanto custam e como usar?

Os seguros e planos dentários permitem suavizar as despesas com os tratamentos, com descontos numa rede de clínicas e profissionais convencionados. Importa ter em conta, não apenas a anuidade, mas também o custo dos tratamentos e a dimensão da rede. Saiba qual o melhor.

Especialista:
Editor:
09 outubro 2025
dentista

iStock

A medicina dentária é uma das especialidades com maior carência de profissionais no Serviço Nacional de Saúde. De acordo com a Ordem dos Médicos Dentistas, no final de 2022, havia apenas 140 profissionais destes nos cuidados de saúde primários, em todo o território continental.

Em 2024, um inquérito da DECO PROteste revelou, sem surpresa, que a grande maioria dos inquiridos recorreram a consultórios ou clínicas privadas para obter cuidados de saúde oral, sendo que 27% indicaram ter um seguro ou um plano dentário, ou um seguro de saúde com estomatologia. Este tem coberturas de cuidados de saúde mais abrangentes e, claro, é mais caro do que os dois primeiros, que são direcionados para os cuidados da boca.

Descubra o melhor seguro de saúde para si

A DECO PROteste analisou 14 seguros e oito planos dentários. Uns e outros oferecem descontos em atos médicos, sem exclusões, numa rede de clínicas e profissionais convencionados.

No geral, as entidades apresentam, por exemplo, nos seus sites, uma tabela com os valores de referência a pagar pelo utente por cada tratamento, os chamados copagamentos. Contudo, avisam que podem variar, pelo que convém confirmar a informação junto do prestador, na altura de marcar a consulta.

Como funcionam os planos e os seguros dentários?

Os planos são produtos simples e, em geral, contemplam apenas descontos em tratamentos dentários na rede de clínicas e consultórios convencionados.

Os seguros também funcionam com redes. Entre os produtos analisados, só a Mudum permite o acesso a profissionais de fora, com comparticipação de 50%, mas os limites de capital são irrisórios: 50 euros na primeira anuidade, 75, na segunda, e 100, na terceira.

A maioria dos seguros aproveita as redes montadas para os seguros de saúde e oferecem consultas à distância, por regra, de clínica geral e pediatria, bem como a possibilidade de chamar um médico a casa.

O desconto na rede de bem-estar, que pode incluir a frequência de ginásios e consultas de nutrição, psicologia e acupunctura, é outra das "vantagens" promovidas. Menos frequente, e, talvez, também menos útil, é a cobertura de estética facial, presente nos seguros da ASISA e da Allianz e no plano Portinsurance, que contempla, por exemplo, a aplicação de botox e de ácido hialurónico. 

Quem está abrangido?

Além do titular, alguns produtos incluem filhos e outros elementos do agregado familiar pelo mesmo preço. Os planos dos CTT e da Master Dental são os mais generosos, abarcando quatro elementos. Já a ASISA, além do seguro indicado no quadro, dispõe de um para a família, cujo preço ronda 280 euros. Nos restantes, é comum haver descontos, em função do número de aderentes.

Qual o seguro e plano com a melhor rede?

Acesso exclusivo a subscritores!

Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Como subscritor, dispõe de um call center com 50 juristas preparados para responder às suas questões, descontos exclusivos através do cartão DECO PROteste Descontos, e acesso a estudos independentes.

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar