Medicamentos antigripais com pseudoefedrina: quem deve evitá-los?
Para minimizar os riscos de doenças raras que podem envolver a diminuição do fornecimento de sangue ao cérebro, alguns doentes não devem utilizar medicamentos que contêm pseudoefedrina, indicada no alívio de congestão nasal. Saiba quais.

A síndrome de encefalopatia posterior reversível (SEPR) e a síndrome de vasoconstrição cerebral reversível (SVCR) são doenças raras que podem diminuir o fornecimento de sangue ao cérebro e causar complicações graves e potencialmente fatais. O aparecimento de casos em doentes a tomar medicamentos com pseudoefedrina e outros dados levaram as autoridades a rever o Resumo das Características do Medicamento e o Folheto Informativo para desaconselhá-los a quem tem hipertensão arterial grave ou não controlada, com doença crónica ou aguda grave renal ou com insuficiência renal.
A maioria dos casos notificados resolveu-se após parar a toma do medicamento e com tratamento apropriado, e nenhum caso teve um desfecho fatal. Conheça abaixo os medicamentos que contêm pseudoefedrina e que não devem ser utilizados naqueles pacientes.
Medicamentos com pseudoefedrina comercializados
Isolada ou combinada com outras substâncias, a pseudoefedrina está autorizada para o alívio a curto prazo da congestão nasal ou sinusal causada por constipação ou rinite alérgica ou vasomotora. Trata-se de medicamentos sujeitos a receita médica (MNSRM) ou, não exigindo receita, medicamentos de dispensa exclusiva em farmácia (MNSRM-EF), condicionada à intervenção do farmacêutico e segundo protocolos de dispensa.
Medicamentos para rinite alérgica sazonal, sujeitos a receita médica
- Actifed, xarope, Pseudoefedrina + Triprolidina, 6 mg/ml + 0,25 mg/ml
- Aerinaze, comprimido de libertação modificada, Desloratadina + Pseudoefedrina, 2,5 mg + 120 mg
- Claridon, comprimido de libertação modificada, Loratadina + Pseudoefedrina, 5 mg + 120 mg
Medicamentos para estados gripais, constipações e/ou rinite alérgica, não sujeitos a receita médica (dispensa exclusiva em farmácia)
- Actifed, comprimido, Pseudoefedrina + Triprolidina, 60 mg + 2,5 mg
- Aspirina Complex, granulado para suspensão oral, Ácido acetilsalicílico + Pseudoefedrina, 500 mg + 30 mg
- Cegrinaso, comprimido revestido por película, Ibuprofeno + Pseudoefedrina, 200 mg + 30 mg
- Dinaxil, comprimido, Pseudoefedrina + Triprolidina, 60 mg + 2,5 mg
- Grinhals, comprimido revestido por película, Ibuprofeno + Pseudoefedrina, 200 mg + 30 mg
- Sinutab II, comprimido, Paracetamol + Pseudoefedrina, 500 mg + 30 mg
O que é a SERP e a SVCR?
A síndrome de encefalopatia posterior reversível (SERP) pode manifestar-se com cefaleia, alteração do estado mental, convulsões, distúrbios visuais e/ou défices neurológicos focais. É frequente os sintomas surgirem de forma súbita e rápida. Geralmente, passam após vários dias ou semanas, com a redução da pressão arterial e a suspensão dos medicamentos em causa.
A síndrome de vasoconstrição cerebral reversível (SVCR) geralmente manifesta-se com dor de cabeça tipo trovão (dor intensa com pico em segundos), tipicamente bilateral, seguida de dor difusa frequentemente acompanhada de náuseas, vómito, fotofobia e fonofobia. Défices focais transitórios podem estar presentes em alguns doentes. O acidente vascular cerebral (AVC) isquémico e hemorrágico são as principais complicações desta síndrome.
Os medicamentos vão sair do mercado?
Não. Após uma revisão ao nível da União Europeia dos casos notificados e de outros dados disponíveis, concluiu-se que a pseudoefedrina está associada a riscos de SERP e de SVCR. O Resumo das Características do Medicamento e o Folheto Informativo devem ser atualizados para incluir informações sobre estas reações adversas e medidas para reduzir os riscos.
Devo deixar de tomar estes medicamentos?
Não tome medicamentos com pseudoefedrina se tiver tensão arterial elevada grave ou não controlada (não tratada ou resistente ao tratamento), doença renal aguda grave (súbita) ou doença crónica renal (de longa duração) ou insuficiência renal, uma vez que estes são fatores de risco para o desenvolvimento de SEPR ou SVCR.
Pare imediatamente de utilizar medicamentos com pseudoefedrina e procure assistência médica urgente se desenvolver sintomas de SEPR ou SVCR, como dor de cabeça intensa de início súbito, sensação de enjoo, vómitos, confusão, convulsões e alterações da visão.
Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!
Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições. |