Dossiês

Deixar de fumar com medicamentos e outras estratégias

17 novembro 2020
deixar fumar

Exercício físico, alimentação equilibrada e autocontrolo são algumas das chaves para conseguir deixar de fumar. Mas há medicamentos que podem ajudar. Conheça as estratégias para ser bem-sucedido.

Início

O tabagismo reduz a esperança média de vida. Existe uma relação direta entre o número de cigarros fumados e o aumento do risco de doença e de mortalidade. Quanto mais se fuma, maior o perigo.

Além do risco associado ao cancro do pulmão, o tabaco aumenta o risco de outros cancros (boca, laringe, etc.), doenças cardiovasculares, úlcera, aborto espontâneo e bebés prematuros.

Só quem nunca fumou pode pensar que para deixar de o fazer, "basta querer". Mesmo quem tem uma motivação forte dificilmente consegue deixar de fumar à primeira tentativa. Por vezes, necessita de medicação para conseguir parar com o vício. A maioria começa a fumar para imitar os amigos, por provocação, para satisfazer a curiosidade. É muito fácil transformar-se em fumador regular e ficar dependente da nicotina

ENCOMENDAR GUIA DEIXAR DE FUMAR

  • A maioria dos fumadores prefere o corte radical, de uma só vez, em vez de tentar reduzir progressivamente o consumo.
  • Escolha bem o momento: uma viagem de férias ou um período de trabalho menos intenso. É mais fácil livrar-se do tabaco quando está calmo. Datas especiais ou festivas devem ser evitadas, pois são boas desculpas para deslizes.
  • Anuncie a sua decisão a quem o rodeia (colegas, amigos, etc.): reforça o compromisso e permite que sejam solidários consigo. Se vive com um fumador, convença-o a deixar de fumar ao mesmo tempo. A dois, podem partilhar-se experiências, e um pode ajudar o outro em momentos de "fraqueza".
  • Elimine todos os objetos ligado ao consumo de tabaco (cigarros, isqueiros e cinzeiros).
  • Reduza ou elimine comportamentos associados ao consumo de tabaco, como beber café e álcool. Evite utilizar alimentos calóricos como substitutos.
  • Encontre pequenos truques para utilizar quando lhe apetecer fumar (beber água, exercício de respiração, objeto semelhante a um cigarro para manusear, se necessário).
  • Inicie uma atividade física, para aliviar o stresse e controlar um eventual aumento de peso.

Junte-se à maior organização de consumidores portuguesa

Num Mundo complexo e com informação por vezes contraditória, a DECO PROTESTE é o sítio certo para refletir e agir.

  • A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. 
  • Testamos e analisamos uma grande variedade de produtos para garantir que a escolha dos consumidores se baseia em informação rigorosa. 
  • Tornamos o dia-a-dia dos consumidores mais fácil e seguro. Desde uma simples viagem de elevador ou um desconto que usamos todos os dias até decisões tão importantes como a compra de casa.
  • Lutamos por práticas de mercado mais justas. Muitas vezes, o País muda com o trabalho que fazemos junto das autoridades e das empresas. 
  • Queremos consumidores mais informados, participativos e exigentes, através da informação que publicamos ou de um contacto personalizado com o nosso serviço de apoio.

A independência da DECO PROTESTE é garantida pela sustentabilidade económica da sua atividade. Manter esta estrutura profissional a funcionar para levar até si um serviço de qualidade exige uma vasta equipa especializada.

Faça parte desta comunidade.

Registe-se para conhecer todas as vantagens, sem compromisso. Subscreva a qualquer momento.

Junte-se a nós