Dossiês

Deixar de fumar com medicamentos e outras estratégias

02 novembro 2017
Fumar

02 novembro 2017
Se está relutante em deixar o vício do tabaco, há várias estratégias para ser bem-sucedido. Exercício físico, uma alimentação equilibrada e algum autocontrolo são algumas das chaves para o sucesso.

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O tabagismo reduz a esperança média de vida em sete anos e meio. Além do risco associado ao cancro do pulmão, o tabaco aumenta o risco de outros cancros (boca, laringe, etc.), doenças cardiovasculares, úlcera, aborto espontâneo e bebés prematuros.

Só quem nunca fumou pode pensar que para deixar de o fazer, "basta querer". Mesmo quem tem uma motivação forte dificilmente consegue deixar de fumar à primeira tentativa. A maioria começa a fumar para imitar os amigos, por provocação, para satisfazer a curiosidade. É muito fácil transformar-se em fumador regular e ficar dependente da nicotina

  • A maioria dos fumadores prefere o corte radical, de uma só vez, em vez de tentar reduzir progressivamente o consumo.
  • Escolha bem o momento: uma viagem de férias ou um período de trabalho menos intenso. É mais fácil livrar-se do tabaco, quando está calmo. Datas especiais ou festivas devem ser evitadas, pois são boas desculpas para deslizes.
  • Anuncie a sua decisão a quem o rodeia (colegas, amigos, etc.): reforça o compromisso e permite que sejam solidários consigo. Se vive com um fumador, convença-o a deixar de fumar ao mesmo tempo. A dois, podem partilhar-se experiências e um pode ajudar o outro em momentos de "fraqueza".
  • Elimine todos os objetos ligado ao consumo de tabaco (cigarros, isqueiros e cinzeiros).
  • Reduza ou elimine comportamentos associados ao consumo de tabaco, como beber café e álcool. Evite utilizar alimentos calóricos como substitutos.
  • Encontre pequenos truques para utilizar quando lhe apetecer fumar (beber água, exercício de respiração, objeto semelhante a um cigarro para manusear, se necessário).
  • Inicie uma atividade física, para aliviar o stresse e controlar um eventual aumento de peso.

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