Dicas

Como evitar enjoos durante as viagens

06 agosto 2015
evitar enjoos

06 agosto 2015

Colocar uma aspirina dentro do umbigo ou tapá-lo com fita-cola são mezinhas para não enjoar nas viagens. Esqueça estes e outros mitos e aposte nos medicamentos para enjoo, porque resultam mesmo.

Andar de carro e começar a sentir o estômago embrulhado ou a cabeça às voltas... Quem nunca passou por esta situação? Os enjoos de movimento acontecem quando há um conflito sensorial, ou seja, a nossa visão indica movimento mas o corpo está parado. Os primeiros sintomas são sensação de cansaço, falta de ar, tonturas e dor de cabeça. Depois surgem náuseas, que podem ser acompanhadas de palidez, suores e vómitos, nalguns casos.

São várias as mezinhas para evitar o problema, como tapar o umbigo com fita adesiva ou colocar um comprimido de aspirina dentro do umbigo. Mas não existem estudos científicos que demonstrem a eficácia destes truques, nem há relação biológica e credível entre tapar o umbigo e prevenir os sintomas.

Existem pulseiras para enjoo que fazem pressão no ponto de acupunctura dos pulsos. Alegam funcionar poucos minutos depois de colocadas. Mas poucas foram submetidas a ensaios clínicos controlados e ainda menos foram testadas cientificamente, especialmente em crianças.

Os medicamentos são o método com resultados comprovados. Alguns anti-histamínicos ajudam a prevenir o enjoo de movimento. Um dos mais eficazes é o dimenidrinato, um medicamento não sujeito a receita médica. Encontra-o à venda como Draminal, Enjomim, Viabom e Vomidrine.

O dimenidrinato deve ser tomado 30 minutos a 2 horas antes de começar a viagem. Pode provocar reações adversas nalgumas pessoas. A mais frequente é a sonolência. Reações mais raras são boca seca, taquicardia, visão turva, movimentos anormais involuntários faciais e alucinações.

O medicamento é contraindicado para grávidas e doentes com glaucoma de ângulo fechado ou com hipertrofia da próstata. Pessoas com insuficiência renal ou insuficiência hepática grave devem consultar o médico e reduzir a dose de dimenidrinato. Quem toma antidepressivos deve evitá-lo, pois podem ocorrer interações entre as diferentes substâncias.

Cuidados simples durante a viagem

  • Evite movimentos bruscos da cabeça. Se possível, mantenha-a imóvel e encostada ao apoio da cadeira.
  • Não se sente de costas para a direção do movimento. Isto é válido para comboios com lugares que estão frente a frente, por exemplo.
  • Esqueça as bebidas alcoólicas antes ou durante a viagem.
  • Abra a janela para apanhar ar fresco ou ligue o ar condicionado.
  • Aproveite a viagem para fazer jogos de memória. Atividades que ajudem a distrair podem ajudar, principalmente se está a viajar com crianças.