Dicas

Quais os benefícios de treinar com personal trainer e como escolher?

Antes de contratar um personal trainer, saiba como avaliar o profissional. Quem já o fez destaca a empatia e a disponibilidade como as características que mais pesam na escolha.

Especialista:
Editor:
09 setembro 2024
rapariga a usufruir dos benefícios de treinar com um personal trainer

iStock

Ter um plano de treino adaptado e contar com alguém ao lado para motivar e corrigir os exercícios são as principais vantagens que os praticantes de exercício físico veem no personal trainer. Esta figura, também conhecida por PT, assume cada vez maior relevância na área da saúde e do bem-estar. Com adeptos de todas as idades, este tipo de acompanhamento ajuda a manter o foco nos objetivos, permite fazer corretamente os exercícios e, sobretudo, incentiva o praticante a não desistir

Personal trainer online: uma boa alternativa

Além dos treinos presenciais, são muitos os personal trainers disponíveis para fazerem sessões de treino online. As propostas apresentadas pelos PT online servem todos os gostos, e os treinos podem ser individualizados (para uma só pessoa) ou para grupos.

Além de vídeos ou diretos nas redes sociais, há, também, plataformas com sessões em direto, individuais ou em grupo. Estas apresentam aulas acompanhadas por profissionais, que permitem praticar exercício físico em qualquer lugar e a qualquer hora. Se optar por uma destas plataformas para treinar, tente saber de que material pode necessitar (tapete, halteres, etc.) e tenha atenção ao calçado escolhido, que se deve adequar ao local do treino.  

Como escolher o personal trainer adequado?

Se vai contratar um personal trainer (PT), convém perceber se este tem habilitação para o exercício da profissão e se a sua forma de estar e trabalhar lhe agradam. A lista de questões que se seguem pode ajudá-lo a conhecer melhor o profissional.

  1. quanto tempo trabalha como personal trainer?
  2. Que qualificações tem?
  3. Que tipo de pessoas acompanha?
  4. Como ajuda a obter resultados?
  5. Qual é sua disponibilidade? – Não se contente com uma resposta: “Estou disponível de acordo com as suas necessidades”.
  6. Faz avaliação prévia? Quanto custa?
  7. Que tipo de exercícios propõe? Onde são feitos os treinos?
  8. Quanto custa cada sessão? Há um preço especial por pacote? Qual a duração? – Há personal trainers que aceitam acompanhar sessões de treino conjuntas, oferecendo preços por sessão mais baixos nestes casos.
  9. Se o treino for feito num ginásio, pergunte o valor da inscrição e da mensalidade.

Desconfie se o profissional tiver uma das seguintes atitudes:

  • não mostrar as qualificações quando solicitadas, não der referências e não conhecer ninguém que tenha recorrido aos seus serviços;
  • insistir para que compre um pacote de sessões antes de experimentar o serviço ou, no decorrer das aulas, para que adquira suplementos alimentares;
  • prescrever dietas. O PT pode fazer acompanhamento nutricional, mas o plano alimentar deve ser elaborado por um nutricionista ou um dietista.

Gostou deste conteúdo? Junte-se à nossa missão!

Na DECO PROteste, defendemos os consumidores desde 1991. A nossa independência é a chave para garantir a qualidade da informação que disponibilizamos gratuitamente. 
 
Adira ao plano Subscritor para aceder a conteúdos exclusivos e a todos os serviços. Com o seu apoio, conseguimos continuar a disponibilizar mais conteúdos de valor.

Subscreva já e faça parte da mudança. Saber é poder!
 

 

SUBSCREVER

Temas que lhe podem interessar