Dicas

Anemia: o que é e como prevenir

A anemia pode ter várias causas e, como tal, não existe um só tipo. Conheça cinco das anemias mais comuns e saiba quando ir ao médico e como prevenir a doença.

Especialista:
27 março 2024
Mulher sentindo-se anémica, deitada

iStock

A anemia é uma doença em que o conteúdo de hemoglobina ou o número de glóbulos vermelhos (eritrócitos) são inferiores ao normal. 

Quando as pessoas têm poucos ou anormais glóbulos vermelhos, ou hemoglobina insuficiente, há uma diminuição da capacidade do sangue para transportar oxigénio para os tecidos do corpo. E, como tal, entre os principais sintomas estão a fadiga, a fraqueza, as tonturas e a falta de ar.

Voltar ao topo

O que causa a anemia?

Apesar de muitas partes do corpo ajudarem a produzir glóbulos vermelhos (eritrócitos), a maior parte é produzida na medula óssea. Os eritrócitos saudáveis duram entre 90 e 120 dias. Depois de "mortos", são removidos, e a hormona eritropoieina (produzida nos rins) avisa a medula de que é necessário produzir mais.

No entanto, quando algo neste processo não corre bem, há a probabilidade de se desenvolver anemia. Esta surge basicamente devido a três causas:

  • perda de sangue, que leva, por sua vez, à perda de demasiados glóbulos vermelhos, e à consequente descida, por exemplo, dos níveis de ferro (mineral responsável pela produção de glóbulos vermelhos);
  • aumento da destruição dos glóbulos antes que estes atinjam o fim natural da sua vida. É bastante comum quando a pessoa já tem outras doenças ou infeções;
  • diminuição da produção de glóbulos vermelhos, devido à falta de ferro e de algumas vitaminas. Uma dieta pobre em vitaminas e minerais pode ser a causa desta situação.

Como resultado destas três causas, existem vários tipos de anemia. Cinco das mais comuns ocorrem por deficiências de ferro, de vitamina B12 ou de folato, pela destruição prematura de glóbulos vermelhos (anemia hemolítica) ou derivada de uma doença crónica.

Voltar ao topo

A partir de que valores é considerado anemia?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os homens adultos têm anemia quando os valores da hemoglobina são inferiores a 13 gramas por decilitro (g/dl).

Já em mulheres grávidas e não grávidas, para ser considerada anemia, os valores têm de ser inferiores a 11 e a 12 g/dl, respetivamente.

Por sua vez, as crianças, entre os seis meses e os seis anos, são consideradas anémicas com níveis de hemoglobina inferiores a 11 g/dl. Em crianças a partir dos seis anos, os valores têm de estar abaixo dos 11,5 gramas por decilitro de sangue para ser considerada anemia.

Voltar ao topo

Quando devo ir ao médico?

Apesar de ser, muitas vezes, assintomática, a anemia tem fatores de risco e sinais aos quais deve estar atento. Assim, consulte um profissional de saúde se:

  • tiver fadiga, falta de ar, batimentos cardíacos acelerados ou pele pálida;
  • fizer uma alimentação inadequada, pobre em vitaminas e minerais, pois pode ser um fator de risco para a anemia;
  • perder muito sangue durante a menstruação;
  • tiver sintomas ou condições gastrointestinais tais como úlceras, gastrite, hemorroidas, fezes com sangue ou cancro colorretal;
  • esteve num ambiente onde foi exposto à presença de chumbo.
Voltar ao topo

Acesso a conteúdos exclusivos!

Crie uma conta grátis e explore uma seleção de conteúdos para Simpatizantes.

Entrar

Não tem conta? Criar conta gratuita

 

O conteúdo deste artigo pode ser reproduzido para fins não-comerciais com o consentimento expresso da DECO PROTeste, com indicação da fonte e ligação para esta página. Ver Termos e Condições.

Temas que lhe podem interessar